TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITUAÇÃO HUMANA E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Dissertações: CONCEITUAÇÃO HUMANA E SUAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem por objetivo a conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo.

Desconhecimento da Essência Humana

A busca pelo sentido de sua existência e a existência do mundo foi o que o ser humano sempre procurou entender. Sempre preocupado em entender percebe que ele faz parte do todo, e que não se pode entender o todo separadamente. Essa preocupação esteve presente em todas as épocas da história, quanto a sua origem e origem do mundo. A história revela que sempre existiu por parte de pensadores e filósofos o interesse sobre o estudo do homem.

O pensamento grego caracteriza o home como sendo sua própria essência e sua alma, na tradição grega o espírito tem superioridade sobre o corpo. N período cristão o homem está diretamente ligado à natureza, a Deus e aos homens. Depois de um período onde Deus era o centro de tudo baseado na fé, o homem passa a ser considerado o centro de tudo, baseado na razão. Chega a idade moderna, com o desenvolvimento técnico científico, com isso o homem passa a ser autônomo, pois a sociedade cria novas necessidades no campo material. Esse desenvolvimento passou a ser muito valorizado, dando a ilusão de que a vida tem mais sentido no “ter” do que o “ser”, portanto a modernidade estruturou-se com a valorização da razão. A evolução no campo científico e tecnológico faz o mundo modificar seu comportamento no relacionamento entre as pessoas. O individualismo é a garantia de sucesso, a competição deixa de considerar o outro como parceiro e sim como um adversário.

A história abre muitos caminhos para definir o homem, no passado o homem coloca Deus a frente e acima de tudo, no presente, na época moderna considera o homem como centro das preocupações. Com todas as mudanças ocorridas em cada momento histórico, o homem nunca foi tratado e considerado como devia, sempre predominou os interesses de alguns, visando vantagens a seu favor. Como o homem faz parte do todo, nãopode ser entendido separadamente, é um ser único constituído de dimensões biológicas, psicológicas, social e espiritual. Para entendermos quem é o homem e sua função neste mundo é necessário vê-lo em sua totalidade, percebe-se que o mudo de hoje vê o homem por partes. A modernidade dos dias atuais nos coloca num mundo social capitalista e material, o homem é impulsionado a supervalorização do corpo, a moda, os padrões de beleza, está tudo sempre vinculado a apreciação do corpo, toda essa influência também modifica o nosso jeito de pensar, de agir e de sentir, principalmente com relação ao outro. Reconhecer que fizemos parte de uma sociedade só será possível ao entendermos a importância de cada uma das dimensões, pois são elas que nos dão o comprometimento de nos conhecer abrindo espaço para que vejamos o outro de forma mais amorosa. O homem coloca-se no mundo através do corpo, na psique reconhece sua essência que é a alma, não vive isolado porque é um ser social, no espiritual estabelece uma relação consigo e principalmente com Deus. A pessoa que se percebe nessa totalidad3e, compreende seu sentido no mundo, se realiza como pessoa, porque tem consciência de si. Essa descoberta de si é importante para as relações sociais, conhecendo-se, aceitando-se, gostando-se, olhando-se de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com