TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: HEMOGRAMA E SUAS AVALIAÇÕES

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAPIRA

TURMA FARMÁCIA – 6º Semestre

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TEMA: HEMOGRAMA E SUAS AVALIAÇÕES

2019


[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAPIRA

Fernanda

APS – HEMOGRAMA E SUAS AVALIAÇÕES

Atividade prática supervisionada: Hemograma e suas avaliações – apresentada como parte integrante para o processo de avaliação do 6º semestre do curso de graduação em Farmácia do Centro Universitário de Itapira – UNIESI, sob orientação da Professora Simone Leon

2019

Resumo

O meio mais comum utilizado pela clínica médica de se analisar, diagnosticar e acompanhar doenças, sejam elas de qualquer tipo, é através da avaliação do exame de hemograma. Neste exame, é possível avaliar quantitativamente e também qualitativamente todas as células sanguíneas, que são fracionadas em série vermelha, ou hemácias; série branca, ou leucócitos; e série plaquetária, ou plaquetas. O eritrograma, leucograma e plaquetograma, que formam o hemograma, são responsáveis por divulgar a contagens de células presentes nessas séries. A partir delas, é possível avaliar e comparar os índices de contagens com os valores padrões de acordo com o sexo e a faixa etária do paciente. Este exame deve ser elaborado com muita certeza e criteriosidade, pois dependendo da diferença e comparação entre os valores encontrados e os valores padrões de um hemograma, é possível diagnosticar déficits, infecções, inflamações e até doenças mais sérias, como o câncer, na avaliação criteriosa do leucograma. Além do sangue, também é comum realizar-se exame em amostras de urina, que juntamente com outros resultados, podem também diagnosticar algum problema. A principal causa de erro laboratorial para este exame é a coleta inadequada da amostra. Visto isso, é importante a seriedade e responsabilidade com que este exame deve ser elaborado e analisado.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVO        4

2.1 Objetivo Geral        4

3 METODOLOGIA        5

4 DESENVOLVIMENTO        5

4.1 Eritrograma - Análise série vermelha        5

4.2 Leucograma – Análise série branca        6

4.3 Plaquetograma – Análise série plaquetária        7

4.4 Outras análises        8

5 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

        O Hemograma é a semiologia das células do sangue, ou seja, é o meio de se examinar um doente, afim de verificar-se sinais e sintomas que possam ser traduzidos em algum diagnóstico médico, por isso, segundo Failace (2015), é o exame complementar mais requerido em consultas médicas, fazendo parte de todas as revisões de saúde. De acordo com Naoum (2008) a introdução do hemograma na prática medicinal se iniciou em 1925 devido a critérios estabelecidos por um alemão, com formação médica e farmacêutica.

Além de fazer parte da triagem da saúde humana/animal, o hemograma é indispensável no diagnóstico e no controle evolutivo de doenças do tipo infecciosas, emergências médicas, cirúrgicas ou traumatológicas e doenças crônicas em geral e também usado no acompanhamento de quimioterapia e radioterapia, tendo relação com toda a Patologia. Como Rosenfeld (2012) diz, o hemograma é um atestado de saúde em exames periódicos e no check-up e em concordância com Naoum (2008) não se admite erros ou conclusões duvidosas.

O hemograma compreende a contagem das células do sangue periférico (hemácias, leucócitos e plaquetas) e a contagem diferencial dos cinco tipos de leucocitários (neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos), além da quantidade de valores de hemoglobina e o hematócrito e ainda o do cálculo dos índices hematimétricos. Essa contagem tem se modernizado nos últimos anos com o avanço da tecnologia nos laboratórios (ROSENFELD, 2012). A maioria deles, realizada a contagem das células sanguíneas de forma automatizada, para maior rapidez e confiabilidade dos resultados, uma vez que as contagens de eritrócitos, leucócitos e plaquetas podem ser feita ao mesmo tempo. Existe ainda a forma não automatizada para a elaboração do hemograma, mas que é menos usual atualmente.

2 OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Conhecer a estrutura do Hemograma, as principais avaliações feitas, e a importância da veracidade e criteriosidade na elaboração deste exame.

3 METODOLOGIA

        Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica teórico e narrativo, e para isso, foi utilizado o levantamento de artigos científicos, teses de mestrado, e outros artigos periódicos mais recentes possível, que abordam vertentes do assunto para levantar dados e descrever a composição de um exame hemograma, seus índices, assim como suas principais avaliações para possíveis diagnósticos médicos.

4 DESENVOLVIMENTO

        

        O hemograma completo, hoje em dia, é um dos exames mais solicitados nos laboratórios de análises clínicas, porque é de grande importância na avaliação geral do paciente, no auxílio de diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças. Entre as principais alterações, pode-se citar as anemias por carência de nutrientes, anemias associadas a doenças crônicas, leucocitoses infecciosas e leucemias (RBAC, 2015).

        Atualmente este exame é realizado, para maior rapidez e confiabilidade, de forma automatizada, em equipamentos tecnológicos nos laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com