TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela de Medicamentos para Asma

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

Fármaco

Posologia

Orientações

RECURSOS TERAPÊUTICOS PARA O TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO

Budesonida (Corticóide inalatório)

Noex, Busonid

Adultos e crianças a partir de 6 anos: recomenda-se iniciar com dose de 256 mcg/dia (2 aplicações de 64 mcg ou 4 aplicações de 32 mcg em cada narina). A dose pode ser administrada 1 vez ao dia, pela manhã, ou dividida em 2 administrações, manhã e noite. Para 50 mcg recomenda-se 2 aplicações em cada narina, pela manhã. Para 100 mcg recomenda-se uma aplicação em cada narina, pela manhã.
Quando o efeito clínico desejado for obtido, geralmente dentro de 1-2 semanas, a dose de manutenção deve ser reduzida à menor dose necessária ao controle dos sintomas.

*Pode ser usado descongestionante nasal, sob supervisão médica, nos primeiros 2 ou 3 dias de tratamento.

Principal classe de medicamento; reduz a frequência e gravidade das exacerbações melhora a função pulmonar e a hiperresponsividade brônquica, e diminui a broncoconstricção induzida pelo exercício.

Com doses elevadas: perda de massa óssea, inibição do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e déficit de crescimento, sem alteração da maturação da cartilagem de crescimento.

•Com qualquer dose: candidíase oral, disfonia e tosse crônica por irritação das vias aéreas superiores e são reduzidas com a higiene oral após o uso. 

 

II ...Antinlfamatorios não esteroidais tem náusea e vomito. (FORA)

CONTRA-INDICADOS PARA PACIENTES ASMÁTICOS

II.. IMUNOTERAPIA ESPECÍFICA COM ALÉRGENOS (FORA)

• Consiste na administração de doses progressivamente de alérgenos específicos em pacientes sensibilizados, não exacerbados, buscando a indução do estado de tolerância.

•via subcutânea.

Fuorato de Fluticasona

(Avamys)

27,5mcg Spray

 (Corticoide inalatório)

Adultos: dois jatos em cada narina uma vez ao dia. Após o controle adequado dos sintomas, pode-se obter manutenção eficaz reduzindo-se a dose para um jato em cada narina uma vez ao dia.

* Para obter total alívio dos sintomas, use-o regularmente. 

Propionato de Fluticasona

(Plurair) 50mcg/dose Suspensão Tópica

(Corticoide inalatório)

Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: duas aplicações por narina, uma vez ao dia (de preferência pela manhã) ou duas doses por narina, duas vezes ao dia. Crianças de 4 a 11 anos de idade: uma dose em cada narina, uma vez ao dia (de preferência pela manhã).

* O efeito máximo só é obtido após três ou quatro dias do início do tratamento. 

Beclometasona 50mcg Spray (Corticoide inalatório)

ADULTOS: Duas inalacões (100 mcg), três a quatro vezes ao dia. Em casos graves, a dose pode ser aumentada para 800 mcg por dia. CRIANÇAS: Uma a duas inalações (50-100 mcg), duas a quatro vezes ao dia. A dose máxima diária não deverá exceder de 500 mcg/dia em crianças menores de 12 anos.

*Não é eficaz nas crises de asma já instaladas.  No início, deve ser administrado mantendo-se a corticoterapia sistêmica. A seguir o tratamento deverá ser progressivamente reduzido, controlando-se o paciente em intervalos regulares.

Formoterol (BETA-AGONISTAS DE

AÇÃO PROLONGADA – via inalatória; monoterapia deve ser evitada)

Terapia de manutenção: Adultos-Inalação de 1 a 2 cáps (12-24 mcg), 2 v/dia. Crianças acima de 5 anos - Inalação de uma cápsula (12 mcg), 2v/dia. Profilaxia contra o broncoespasmo induzido por exercício ou antes de exposição inevitável a um alérgeno: Adultos - Uma cápsula (12 mcg) deve ser inalada,15 min de antes. Em pacientes com asma grave, a inalação de 2 cápsulas (24 mcg) pode ser necessária. Crianças acima de cinco anos - Uma cápsula (12 mcg) deve ser inalada, com aproximadamente 15 min de antes.

•Via oral: Pró-droga da terbutalina, possui ação broncodilatadora prolongada - administração uma vez ao dia. •É útil nos pacientes com asma noturna.

Salmeterol (BETA-AGONISTAS DE

AÇÃO PROLONGADA – via inalatória; monoterapia deve ser evitada)

Adulto: Tratamento da asma e bronquite crônica. Duas inalações (2 x 25mcg), 2vezes/dia. Em pacientes com obstrução grave das vias aéreas, recomendam-se 4 inalações (4 x 25mcg de salmeterol), 2 vezes/dia. Crianças acima dos 4 anos de idade: Duas inalações (2 x 25mcg de salmeterol), 2 vezes/dia.

*Os pacientes devem ser instruídos a não tomar doses adicionais para tratar os sintomas, mas sim, usar agonistas ß 2 de curta ação, por via inalatória.

Via oral: A comparação do bambuterol com salmeterol mostrou equivalência no controle dos sintomas da asma, sendo uma alternativa para crianças e idosos com dificuldades na utilização de dispositivos inalatórios (Deve ser administrado uma vez ao dia, preferencialmente ao deitar-se.)

Montelucaste (ANTAGONISTAS DE RECEPTORES DE LEUCOTRIENOS)

A dose para adultos e adolescentes com idade a partir de 15 anos para tratamento de asma e/ou rinite alérgica é de um comprimido de 10 mg diariamente.
Os pacientes com asma devem tomar diariamente, ao anoitecer.

*Não é indicado para o tratamento de crises agudas de asma. Sempre tenha medicamentos inalatórios de resgate para o caso de crises de asma.

Escolha para alguns pacientes com asma persistente, podendo ser úteis como medicação substitutiva aos beta-agonista de ação prolongada e adicional à associação entre beta-agonista de ação prolongada e CI.

Zafirlucaste (ANTAGONISTAS DE RECEPTORES DE LEUCOTRIENOS)

O tratamento deve ser iniciado com a dose de 20 mg duas vezes ao dia. A dose de manutenção habitual é de 20 mg duas vezes ao dia. O aumento da dose para um máximo de 40 mg duas vezes ao dia pode produzir benefícios adicionais. 

* Não deve ser ingerido com as refeições.

Teofilina (Xantinas

As cápsulas de Talofilina devem ser tomadas com bastante líquido. A posologia ideal para cada paciente deve ser determinada individualmente, seguindo-se as recomendações seguintes:Crianças até 30 kg: 8 a 11 mg/kg, cada 12 horas.
Crianças com mais de 30 kg e adultos: 300 mg, cada 12 horas.

É um broncodilatador, com ação anti-inflamatória. •Deve ser utilizada apenas como medicamento adicional aos CI, em pacientes não controlados. •Efeitos colaterais: sintomas gastrintestinais, manifestações neurológicas, arritmias cardíacas e parada cárdio-respiratória, em geral com doses acima de 10 mg/kg/dia. *Relaxa o espasmo da musculatura lisa, melhorando dessa forma a função pulmonar.

Cromoglicato de sódio (Cromonas)

Adultos e crianças: uma aplicação em cada narina, 2 a 4 vezes ao dia.
Deve ser utilizado regularmente para garantir o máximo controle dos sintomas. Recomenda-se que o tratamento seja contínuo durante o período de exposição ao alérgeno, mesmo na ausência de sintomas.

•O papel no tratamento em longo prazo da asma no adulto é limitado. •Sua eficácia tem sido descrita em pacientes com asma persistente leve e broncoespasmo induzido por exercício. • Seus efeitos antiinflamatórios são fracos e menores do que doses baixas de CI. •O efeitos adversos são tosse após inalação e dor de garganta.                                

RECURSOS TERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO RESGATE DE SINTOMAS AGUDOS

Salbutamol (BETA-2 AGONISTAS INALATÓRIOS DE CURTA DURAÇÃO)

Adultos e Crianças acima de 12 anos: 5 a 10mL da solução oral (2 a 4mg de salbutamol), três a quatro vezes ao dia. Pacientes idosos: Recomenda-se iniciar o tratamento com 5mL da solução oral (2mg de salbutamol), três ou quatro vezes ao dia.

A dificuldade na obtenção de broncodilatação sustentada após utilização dos beta-2 agonistas de curta duração indica a necessidade de inserção de corticosteróides orais.

•Medicamentos de escolha para alívio dos sintomas de broncoespasmo.

•O aumento da necessidade de beta-2 agonistas inalatórios de curta duração é um sinal de descontrole da asma.

 EFEITOS COLATERAIS

•Tremores de extremidades, arritmias cardíacas e hipocalemia.

 Fenoterol  (BETA-2 AGONISTAS INALATÓRIOS DE CURTA DURAÇÃO)

Crise: Adultos e crianças acima de 7 anos (³ 25kg): 1 dose do aerossol, que pode ser seguida de uma segunda dose após 10 minutos. Continuidade: Adultos e crianças acima de 7 anos: 1 dose do aerossol, 3 vezes ao dia. 

Para inalação:
a) Crises agudas de asma - Adultos (incluindo idosos) e adolescentes acima de 12 anos de idade: em muitos casos, 0,1 ml (2 gotas) são suficientes para o alívio imediato dos sintomas. Em casos severos em tratamento hospitalar, recomendam-se doses mais altas, de até 0,25 ml (5 gotas). Em casos particularmente severos, recomendam-se doses de até 0,4 ml (8 gotas), sob supervisão médica. 
- Crianças de 6 a 12 anos: 0,05-0,1 ml (1 a 2 gotas) são suficientes, em muitos casos, para o alívio imediato dos sintomas. Em casos severos, até 0,2 ml (4 gotas) podem ser necessários, podendo-se chegar até 0,3 ml (6 gotas) sob supervisão médica, em casos particularmente severos. 

Terbutalina ( BETA-2 AGONISTAS INALATÓRIOS DE CURTA DURAÇÃO)

Adultos: 0,5 a 1 ml por via subcutânea, até o máximo de quatro vezes ao dia. Crianças: ¼ a ½ da dose do adulto, a critério médico.

*  o efeito broncodilatador se inicia dentro de 5 minutos e o efeito máximo é alcançado dentro de 30 minutos. 

GLICOCORTICÓIDES ORAIS (FORA)

• Estão indicados no tratamento das exacerbações graves da asma. • Administrados a pacientes em tratamento com CI, durante a exacerbação, no momento da alta dos serviços de emergência e após exacerbação grave. •Efeitos adversos (após o uso prolongado e/ou doses elevadas): alterações no metabolismo da glicose, retenção de líquidos, osteoporose, ganho de peso, fácies arredondada, hipertensão arterial e necrose asséptica da cabeça do fêmur.

ANTI-INFLAMATÓRIOS ESTEROIDAIS (FORA)

•Ação intermediária: prednisona, prednisolona, metilprednisona. •Ação prolongada: dexametasona, betametasona. MUITOS EFEITOS COLATERAIS Náusea, vômito, imunossupressor (↓ imunidade do organismo), retenção de líquido, etc.)

Brometo de ipratrópio (ANTICOLINÉRGICOS INALATÓRIOS)

Adultos: 0,25 - 0,5mg /20 - 40gotas/1 - 2mL a cada 4 a 6 horas. Crianças acima de 5 anos: 0,125 - 0,25mg/10 - 20gotas/ 0,5 - 1mL a cada 4 a 6 horas. Crianças menores de 5 anos: a posologia deve ser adaptada a critério médico, sendo que os estudos realizados demonstram ser a dose adequada a de 0,05 - 0,125mg/ 4 - 10gotas/0,2 - 0,5mL a cada 4 a 6 horas.

Deve ser administrado via inalatória por nebulização da solução; diluída em 3-5mL de solução salina (NaCl 0,9%). A solução diluída deve ser nebulizada e inalada até ser totalmente consumida. A solução sempre deve ser diluída antes de cada utilização.

•Usado no tratamento das exacerbações graves de asma.

•associado ao beta-2 agonista de curta duração ou em sua substituição, no caso de efeitos adversos como taquicardia e arritmia cardíaca.

•Os anticolinérgicos inalatórios podem ser utilizados em pacientes que não suportam os tremores de extremidades causados pelos beta agonistas. •Efeitos adversos: secura da mucosa oral, glaucoma e retenção urinária.

TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO INICIAL BASEADO NA GRAVIDADE

Asma persistente moderada: beta-2 agonista de curta duração por via inalatória para alívio dos sintomas; CI em doses moderadas à altas; CI em doses baixas a moderadas, associado a beta-2 agonista de longa duração; alternativas - associar antileucotrienos ou teofilina a doses baixas a moderadas de CI; nas exacerbações graves pode ser necessária a utilização de corticosteroide oral.

 Asma persistente grave: CI em dose alta; CI em dose alta associado a beta-2 agonista de longa duração; •associar antileucotrieno ou teofilina; utilizar corticosteroide por via oral na menor dose necessária para controle dos sintomas e/ou nas exacerbações.

Asma intermitente: beta-2 agonista de curta duração por via inalatória para alívio dos sintomas.

Asma persistente leve: beta-2 agonista de curta duração por via inalatória para alívio dos sintomas; iniciar terapia anti-inflamatória de manutenção (CI, em dose baixa); são alternativas os antileucotrienos ou cromoglicato dissódico, especialmente em crianças.

 

Dispositivos inalatórios

FORA

CAUSAS ASSOCIADAS AO INSUCESSO DO TRATAMENTO

Ligadas ao paciente.

•1. Não adesão ao tratamento. •a. Suspensão do uso dos medicamentos quando ocorrem efeitos indesejáveis. •b. Interrupção da medicação na ausência de sintomas. •c. Conceito de que o remédio não apresenta os efeitos esperados, •ou prejudicam.  •d. Uso incorreto da medicação inalatória. •e. Complexidade dos esquemas terapêuticos.

•2. Exposição constante a fatores desencadeantes.

•3. Falha no reconhecimento da exacerbação dos sintomas.

•4. Desconhecimento das atitudes a tomar frente à exacerbação dos sintomas.

•5. Persistência da atividade da doença mesmo com medicação adequada.

AEROSSOL DOSIMETRADO

Spray

AEROSSOL DOSIMETRADO – Espaçador (para crianças)

[pic 1]

INALADORES DE PÓ

Aerolizer – utiliza cápsulas para inalação.

Turbuhaler: assemelha-se a um tubo.

Diskus: utiliza um aparelho de formato redondo, semelhante a um disco.

FORA

CAUSAS ASSOCIADAS AO INSUCESSO DO TRATAMENTO

Ligadas ao médico.

•1. Má identificação dos sintomas e dos agentes desencadeantes através de perguntas genéricas e não específicas.  •2. Indicação inadequada de broncodilatadores e falta de treinamento das técnicas inalatórias. •3. Falta de prescrição de medicamentos preventivos ou antiinflamatórios. •4. Diversidade nas formas de tratamento e ausência de tratamento individualizado. •5. Falta de conhecimento do consenso sobre o manejo da asma.

NEBULIZAÇAO

 (Fenoterol + Brometo de Ipatrópio)

Broncodilatadores (AGONISTA B2 + ANTAGONISTA MUSCARÍNICO)

Reação adversa: taquicardia

O tratamento sempre deve ser iniciado com a menor dose recomendada, diluída até um volume final de 3 - 4 ml de soro fisiológico e nebulizada e inalada até esgotar toda a solução. Não se recomenda diluir o produto com água destilada.

FORA

CAUSAS ASSOCIADAS AO INSUCESSO DO TRATAMENTO

Ligadas à estrutura do sistema de saúde.

•1. Falta de distribuição de medicamentos. •2. Falta de vínculo entre o paciente e a estrutura. •3. Falta de vínculo entre o paciente e o médico. •4. Falta de implantação de um plano nacional de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (643.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com