TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Triglicerideos

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

Triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura, composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Os triglicérides são a principal forma de estocagem de energia dos animais.

Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. Os triglicérides quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citadas.

Níveis elevados de triglicérides na corrente sanguínea estão associados ao aparecimento de doenças coronarianas e por esse motivo todos devem ter com ciência do quanto é importante ter as taxas de triglicérides dentro do limite recomendado

As gorduras desempenham papéis importantes em nosso organismo, como fornecer energia ao corpo e proteger os nossos órgãos. A camada de gordura isola o organismo, preserva o calor do organismo e mantém a sua temperatura do mesmo. A gordura também auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K.

Triglicérides são a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular. Porém, o excesso de gordura na alimentação pode ser bastante prejudicial à saúde.

  1. Objetivos

Determinar os níveis de triglicérides e comprar com valor padrão para determinar se o paciente está ou não com hipertrigliceridemia.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e reagentes

Tubos de ensaio e estante

Espectrofotômetro

Banho-Maria

Micropipeta

solução de triglicéride (com concentração ainda não determinada)

Micropipetador

Água destilada

Solução padrão de triglicéride

Primeiramente foram separados três tubos de ensaio identificados com as letra T (teste) e P (padrão) e B, ao tubo T adicionou-se 2,0 mL de reagente de cor e 20 μL de triglicéride (o qual não se sabe a concentração), no tudo P adicionou-se 2,0 mL de reagente de cor e 20 μL da solução padrão (de triglicéride), e levados ao banho-maria por aproximadamente 10minutos. Em seguida os tubos foram colocados no espectrofotométrico (separadamente) para se efetuar as leituras, zerando com o tubo B. E os resultados obtidos anotados para realização do cálculo de concentração (regra de 3 simples).

Sendo o tubo [P] de 200 mg/dL determinando o tubo teste

  1. Resultados

 Os resultados foram obtidos através do cálculo abaixo, e o valor encontrado está dentro da faixa de especificação:

Aceitável..............................150 mg/dL

Elevado...................................>150 mg/dL

[p] = 200 mg/dL

Abs P= 0.244

[T]=?

Abs T=0.160

200            0.244

X               0.160

X= 131 mg/dL

4. DISCURSSÃO

Após dez minutos no banho-maria, foram retirados os tubos e observados, e notado que foi formado produto corado. Assim temos que o triglicéride sofreu a ação da lipoproteína lipase liberando ácido graxo e glicerol onde o glicerol se tornou glicerol 3 fosfato e ATP pela ação de uma quinase, assim a glicerol_3_P_oxidase agiu sobre glicerol_3_P e O2 formando a Dihidroxicetona e H202 que formou 4AAP, fenol e produto corado pela ação da peroxidase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com