TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DO TEMA

Por:   •  29/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

A ergonomia é a adaptação de um objeto e/ou espaço para realizar seu manuseio. Tem como objetivo analisar os postos de trabalho e também sua produção diária, com finalidade de promover saúde, conforto, efetividade e prevenção de lesões. (IIDA, 2005).

As predisposições a doenças e danos à saúde pode estar correlacionado a má postura, manuseios incorretos e tempo excessivo em uma determinada posição. Nesses casos onde ocorre uma irregularidade seja por tempo de uso ou postural o organismo sofrerá estresse e poderá se manifestar através de dor corporal, tal dor é considerada como aviso ao corpo, pedindo pelo repouso. Se não respeitar este sinal o estresse poderá sofrer evolução para um caso crônico, posteriormente para incapacidades e perda de função. (RANNEY, 2000)

.

Se tratando das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), atual DORT – Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, as mesmas foram reconhecidas como doença ocupacional pela Previdência Social e atualmente são a 2º causa de afastamento do trabalho no Brasil (ABRANTES, 2004, p. 11).

A fisioterapia e a ergonomia poderá auxiliar no dia a dia dos seus colaboradores, realizando adequações necessárias, assim garantindo a preservação da saúde dos envolvidos.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O escritório SL- Advocacia Lourenço e Schmidt – Assessoria Jurídica, localizado na rua Francisco de Paula Pereira, centro, no município de Canoinhas.

Assessoria jurídica é a modalidade de atividade jurídica, privativa de advogado (art. 1º, II, da lei nº 8.906/94), prestada, habitual, continua e indiscriminadamente, ao empresário (individual, sociedade empresária, EIRELI ou Microempreendedor Individual), sugestivamente focada na prevenção dos riscos e percepção de benefícios legais. Desenvolve ferramentas e auxiliar a empresa ou pessoa física na execução das suas tarefas diárias, assumindo a responsabilidade por todos os procedimentos legais da mesma.

Equipe é constituída de 10 colaboradores, realiza em média 40 atendimentos diários presenciais.

3 OBJETIVOS DA ANÁLISE

Identificar possíveis situações de trabalho que causem danos na saúde do trabalhador seja ele mental ou físico.

- Adequação no posto de trabalho para maior conforto do trabalhador, buscando mais eficiência, produtividade e prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

4 METODOLOGIA APLICADA

Para a realização da analise no posto de trabalho aplicou-se o estudo ergonômico do ambiente, conforme:

• Descrição das tarefas executadas.

• Estudo da demanda do atendimento.

• Sugestões de melhorias no posto de trabalho bem como: Ambiente e Segurança.

4.1 MATERIAIS E MÉTODOS.

Para realizar a análise será utilizado a ferramenta RULA, e o Check-List de Couto (2014) para avaliação das condições ergonômicas em postos de trabalho e ambientes informatizados, ele permite avaliar a condição ergonômica de acordo com o percentual da soma dos pontos classificando-a em: excelente, boa, razoável, ruim e péssima.

5 CONCLUSÃO

O estudo foi concluído após ser realizado o check list (COUTO 2014) e da analise postural realizado no RULA. Baseado nas avaliações observou-se que a postura assumida de todos os colaboradores não é aceitável, pois, conforme Marques (2010) postura adequada é aquela que previne movimentos compensatórios, distribuindo adequadamente as cargas.

Considerando o resultado da análise, foi sugerido intervenções para minimizar as falhas encontradas no posto de trabalho, devido a inadequações do espaço físico e itens que compõem toda a estrutura do escritório.

REFERÊNCIAS

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.

RANNEY, D. Distúrbios osteomusculares crônicos relacionados ao trabalho. São Paulo: Roca, 2000

ABRANTES, A. F. Atualidades em ergonomia: logística, movimentação de materiais, engenharia industrial, escritórios. São Paulo: Imam, 2004.

COUTO, Hudson de Araújo. et al. Check-list para avaliação das condições ergonômicas em postos de trabalho e ambientes informatizados. Ergoltda, Brasil, 2014.

APÊNDICE A – CHECK LIST

Avaliação Da Cadeira

1 – Cadeira estofada – com espessura e maciez adequadas? Não (0) Sim (1)

2 – Tecido da cadeira permite transpiração? Não (0) Sim (1)

3 – Altura regulável e acionamento fácil do mecanismo de regulagem? Não (0) Sim (1)

4 – A altura máxima da cadeira é compatível com pessoas mais altas ou com pessoas baixas usando-a no nível mais elevado? Não (0) Sim (1)

5 – Largura da cadeira confortável? Não (0) Sim (1)

6 – Assento na horizontal ou discreta inclinação para trás? Não (0) Sim (1)

7 – Assento de forma plana? Não (0) Sim (1)

8 – Borda anterior do assento arredondada? Não (0) Sim (1)

9 – Apoio dorsal com regulagem da inclinação? Não (0) Sim (1)

10 – Apoio dorsal fornece um suporte firme? Não (0) Sim (1)

11 – Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? Não (0) Sim (1)

12 – Regulagem da altura do apoio dorsal: existe e é de fácil utilização? Não (0) Sim (1)

13 – Espaço para acomodação das nádegas? Não (0) Sim (1)

14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com