TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CINESIOTERAPIA TEÓRICA

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 9

CINESIOTERAPIA TEORICA

  • ALONGAMENTO

Definições:

- Mobilidade: é a nossa capacidade de movimentar o seguimento que eu quero (braço, perna, joelho) pra realizar de forma ATIVA as minhas atividades de vida diária.

Depende de uma boa integridade articular, ou seja, a articulação deve estar perfeita, se eu não tiver, consequentemente o movimento não vai ser o mais adequado. Tenho que ter uma boa flexibilidade ou também chamado extensibilidade dos tecidos moles (que são músculos, tendões, ligamentos, capsulas).

Porem a mobilidade não depende da ADM completa, ou seja, eu não preciso ter 180º de flexão do ombro pra desempenhar minhas atividades do dia a dia.

- Hipomobilidade: diminuição da mobilidade.

Vários fatores podem atrapalhar minha mobilidade, por exemplo o processo de envelhecimento, um senhor não terá a mesma ADM que ele tinha quando era jovem, então o simples fato de processo de envelhecimento já perde a mobilidade. Outro fator bem comum, por exemplo, eu tenho uma fratura de trato ílio tibiais, estou na fase de reabilitação, quando estou nessa fase eu não tenho a ADM completa, tenho uma hipomobilidade devido a uma lesão.

- Alongamento: é sinônimo de aumento de comprimento, agente alonga com o intuito de aumentar a amplitude de um movimento. O alongamento não é necessariamente  só para musculo, quando estou alongando um musculo, eu alongo outras estruturas também.

- Flexibilidade: é um pouco mais do que o alongamento, muitas vezes se tem frouxidão ligamentar  relacionada ao desenvolvimento, muito disso você ganha através de treino e alongamentos enquanto ainda se estão na fase de crescimento, onde todas as estruturas musculares, ligamentares ainda não estão totalmente formadas.

Você consegue a flexibilidade fazendo muito alongamento. Ex: Se vai alongar alguém limitado você vai ate o limite, na flexibilidade você vai além desse limite, muitas vezes causar dor para treinar a flexibilidade. (todo alongamento não deveria causar dor, apenas um leve desconforto ao paciente. É muito errado algum educador físico querer forçar, ir além do limite que esse paciente consegue).

Se tem flexibilidade dinâmica e passiva.

- Extensibilidade: baseia se na habilidade das unidades musculotendineas, relaxarem e cederem ao alongamento. Pega na junção do musculo com o tendão, ele vai relaxar e ceder ao alongamento, então quando se falar que tem extensibilidade, é porque a minha junção entre o musculo com o tendão relaxou.

- Contratura: é um encurtamento muscular.

*contratura miotática – comum, fácil de ser eliminada através de exercícios de alongamentos, não há uma patologia. As vezes uma postura errada, uma maneira de você dormir acaba tendo, e é normal de mecanismo de defesa do corpo ai o musculo encurta e gera essa contratura.

*contratura retração – é um pouco mais leve, é um encurtamento do musculo, mas não um encurtamento muito grave, um exemplo mais ou menos de quando a contratura esta no final, quando o musculo já não esta tanto encurtado.

*contratura pseudomiotática – são as patologias que na verdade a origem do problema não é ali onde se esta vendo, ela vem de uma lesão neurológica, ex uma paralisia, é um problema do SNC.  Os músculos permanecem em constante estado de contração, oferecendo uma resistência excessiva ao alongamento passivo.

*contraturas artrogênicas e periarticulares – contraturas na articulação por qualquer problema, por exemplo a nível articular, eu posso ter uma contratura de capsula, ela envolve a articulação, não tá dentro da articulação mas esta ao redor dela. Posso também ter uma formação de osteófitos ali dentro da articulação, não esta nas estruturas ósseas onde já não tenho mais cartilagem e eu crio os osteofitos. Esses problemas que posso ter dentro da articulação ou ao redor dela podem gerar uma contratura nessa articulação, onde ela vai ficar rígida e perder a mobilidade.

*contratura fibrótica e contratura irreversível – se não for feito uma cirurgia eu não consigo liberar a contratura, no caso de contratura sendo geradas por fibrose tendo uma cicatrização não adequada.

Habilidade do corpo de mover se livremente durante as atividades de vida diária (AVDs) depende: da mobilidade dos tecidos moles e articular; do controle neuromuscular ativo.

Tecidos que podem alterar a mobilidade: músculos – elementos contrátil e não contrátil; tecidos conjuntivos (fáscias, tendões, ligamentos, cartilagem articular, capsula, pele).

Propriedades dos tecidos moles (contrateis, não contrateis e tecidos conjuntivos)

*Elasticidade- capacidade do tecido mole de retornar ao seu comprimento de repouso após o alongamento passivo.

*Plasticidade- tendência do tecido mole de assumir um novo comprimento (maior) após o alongamento.

Quando alongamos, queremos que o tecido mole tenha uma plasticidade. Se vou alongar soltar e o musculo voltar ao tamanho que ele era, pra que vou fazer o alongamento então, não terei um beneficio.

Características mecânicas dos tecidos conjuntivos

*Tecido não contrátil (conjuntivo) – (todos os tecidos moles que tenho no corpo sem ser  musculo). Tendem ao desenvolvimento de aderências e contraturas, diminuindo a ADM. Podem ser causas dos pela imobilização, inatividade, idade, corticoesteroides, lesões. Qualquer um desses fatores acabam alterando a integridade desses tecidos moles, posso trabalhar com massagens para evitar aderências ou para liberar aderência , não só para um alongamento mas para a liberação miofacial.

Propriedades mecânicas do tecido contrátil

O musculo tem a parte contrátil dele que é o sarcomero, e quem são os sarcômeros é a unidade de banda da actina e miosina que são as proteínas contrateis do musculo. Só que tenho o epimisio (reveste todo o musculo), perimísio (reveste fascículo) e endomísio (reveste cada feixe de fibras) que são elementos não contrateis mas fazem parte do musculo.

O que acontece com o elemento contrátil com a actina e miosina durante o alongamento?

Quando o musculo é alongado, as forças de alongamento é transmitida as fibras musculares através do endomísio e perimísio, então quando se alonga o musculo, essa força de alongamento vai ser transmitida para unidades não contrateis do musculo, depois do alongamento os sarcomeros eles voltam ao comprimento de repouso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com