TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps anatomia

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  1.249 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FISIOTERAPIA

2° SEMESTRE

DISCIPLINA DE ANATOMIA

PROPRIEDADES ANATOMICAS E FUNCIONAIS DA ATM COM APLICABILIDADE NO TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO

        BAURU 2013

A articulação temporomandibular ( ATM) é uma articulação bilateral e merece cuidados especiais por suas características fisiológicas e morfológicas. A ATM e responsável pelos movimentos de abrir e fechar da boca executado pela mandíbula, ela participa do processo de mastigação, do movimento da Fala, e da deglutição ( ato de engolir os alimentos). Essa articulação devido a estar em movimentos constantes e muito exigida.

As estruturas crânio-cervicais se relacionam entre si e juntas formam um complexo que integra as estruturas do corpo. A ATM é uma articulação que esta em frente as orelhas; os músculos inseridos na mandíbula tem relação direta e indireta com os músculos cervicais e toráxicos, os componentes da ATM estão presos por ligamentos, chamado de processo ligamentar. A mandíbula é o maior osso da face, qualquer dano nessa área resulta no deslocamento do disco articular da mandíbula. Os músculos temporal e masseter, são os dois músculos que ligam os ossos mandibulares. Existe uma dificuldade muito grande em manter o equilíbrio fisiológico desta juntura. Quando há comprometimento nesse equilíbrio também há comprometimento na ATM. A oclusão dentaria (contato da mandíbula com a maxila) é responsável por manter a ATM estável. Os problemas que prejudicam essa articulação com freqüência são: artrites, traumas, deslocamentos do disco, travamento mandibular, entre outros. Os fatores etiológicos que mais ocasionam disfunção temporomandibular são os traumatismos, alterações na coluna cervical, excessiva abertura na boca, má oclusão dentaria e lassidão ligamentar ( ligamentos frouxos).

As desordens temporomandibular (DTM) são distúrbios nas articulações e músculos da região Orofacial, e a característica da DTM são ruídos nas articulações, dores, e a função da mandíbula prejudicada.

A ATM tem tratamento neuromuscular e seus pacientes são encaminhados para fisioterapeutas e o objetivo da fisioterapia nesse paciente é tratar da musculatura prejudicada, tonificar e restabelecer sua real condição, dar flexibilidade e fazer com que esse paciente diminua esse processo inflamatório e álgico.

Segundo HOPPENFELD, a ATM representa preocupação grande nas varias especialidades medico-odontologicos e clinico-cirurgicas. Eles procuram compreender o comportamento das articulações biomecânicas ( Fala, bocejo, deglutição, entre outros milhares de movimentos diários).

Estudando a anatomia da face, vemos que tais estruturas são muito importantes, pois a ATM faz com que os profissionais da Fisioterapia e Odontologia  se interajam e o paciente se reabilite com maior eficiência.

ESTRUTURA DA ATM

Existem vários tipos de articulações, mais a que esta presente na ATM e a sinovial. A característica de articulações sinoviais e que são mais flexíveis, livremente móvel. Esse movimento e limitado por ligamentos, músculos e tendões.

Alem da ATM ser uma juntura sinovial, ela e bicondilar, pois envolve os ossos temporal e mandibular. A ATM tem características próprias e que a diferncia das outras. Existem duas características muito importantes:

  1. Funciona como unidade única, apesar de ser bilateral.
  2. Apresenta um ponto rígido de fechamento terminal (superfície da oclusão dentaria).

O termo Má Oclusão-Dentaria é quando o encaixe dos dentes esta errado. Um encaixe errado acaba prejudicando a articulação e assim gerando problemas na ATM. Especula-se que a ATM  e uma articulação bicondilar e biaxial, pois sua superfície é levemente côncava e a outra ligeiramente convexa, assim acontece o movimento em dois planos perpendiculares entre si. A ATM e especializada, pois interligada pela mandíbula ela articula-se em ambos os lados em proporções postero-superior, com a região medial da base externa do crânio na face inferior do osso temporal com o processo condilar da mandíbula.

A ATM esta na base do crânio e é constitui pela fossa mandibular do osso temporal e pelo processo condilar da mandíbula. O músculo pterigóide lateral é o único músculo que desloca o côndilo para adiante no process de abertura e fechamento da boca, e atua como depressor da mandíbula. A superfície da ATM e recoberta por tecido fibroso avascular, tem ceculas cartilagenosas e fibrocartilagem.

As partes ósseas da ATM são a cabeça da mandíbula, eminência articular e fossa mandibular do osso temporal. A superfície d côndilo (cabeça da mandíbula) dirige-se para cima e anteriormente, e possui duas vertentes. A face mesolateral do processo condilar e duas vezes o tamanho da face Antero-posterior sendo o pólo medial geralmente mais proeminente que o lateral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com