TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equipamentos de Produção Individual

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

FISIOTERAPIA NA SAÚDE FUNCIONAL DO ADULTO E IDOSO III

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

2016

A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI’S) NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

Débora Moreira de Sousa

  1. Universidade de Fortaleza – Aluno discente - Curso de Fisioterapia.
  2. Universidade de Fortaleza – Docente – Curso de Fisioterapia.

Debora_moreira27@hotmail.com

Palavras-chave: FISIOTERAPIA, EPI’S, UTI.

Resumo

Objetivo:O objetivo de estudo foi realizar uma pesquisa sobre  a Importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual na Unidade de Terapia Intensiva.Metodologia: Durante o estagio da cadeira de fisioterapia na saúde funcional de adulto e idoso III na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde tivemos à pratica assistida no período de agosto à novembro de 2016 no turno da manhã, surgiu o interesse de pesquisar a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) na UTI em sites, artigos periódicos e bases de dados. Resultados e Discussão: As condições de trabalho do ambiente hospitalar não são sempre adequadas e não especificam os riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais, que ali atuam desencadeados por fatores biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e ambientais. Durante o estágio, na unidade de terapia intensiva do Hospital Antônio Prudente, pudemos entender a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, mesmo diante disso, alguns profissionais não utilizavam todos os EPIS necessários para a sua segurança. No decorrer do atendimento os profissionais tem contato com fluidos que podem estar contaminados, podendo haver prejuízos à saúde do trabalhador. Conclusão: Este estudo possibilitou identificar aos riscos ocupacionais que a equipe de saúde está exposta em uma unidade de terapia intensiva, deixando notória a importância do uso dos equipamentos de proteção individual para os profissionais e para os pacientes.

Introdução

A Biossegurança designa um campo de conhecimento e um conjunto de praticas e ações técnicas, com preocupações sociais e ambientais, destinados a conhecer e controlar os risco que o trabalho pode oferecer ao ambiente e a vida. Pode ser definida como um conjunto de procedimentos, técnicas, equipamentos e dispositivo capazes de eliminar ou minimizar risco inerentes à produção, prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, do ambiente ou a qualidades dos trabalhos envolvidos (VALGOI, 2012).

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual que é utilizado pelo trabalhador. Seu uso destina-se à proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde do indivíduo que utiliza este equipamento. A Norma Regulamentadora Número 6 diz que a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco que o funcionário corre. O EPI deve estar em perfeito estado de conservação e funcionamento. Todo o profissional de saúde que presta assistência ao paciente deve utilizar Equipamentos de Proteção Individual, sendo eles: Luvas de procedimento, Máscara de proteção respiratória, Protetores faciais ou óculos, Avental, Gorro (SINDISAÚDE VALE DOS SINOS, 2012).

O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho (PANTALEÃO, 2012).

Os Equipamentos de Proteção Individual foram criados para prevenir que o profissional da saúde que exponha ou prejudique a sua saúde durante a execução de suas funções profissionais. Por isso, disponibilize sempre equipamentos de qualidade comprovada, que atendam a todos os requisitos técnicos de segurança e que estejam em boas condições de uso e funcionamento conforme determina a legislação competente (TUIUTI, 2013).

O objetivo de estudo foi realizar uma pesquisa sobre a Importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual na Unidade de Terapia Intensiva.

Metodologia

Durante o estagio da cadeira de fisioterapia na saúde funcional de adulto e idoso III na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde tivemos à pratica assistida no período de agosto à novembro de 2016 no turno da manhã, surgiu o interesse de pesquisar a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) na UTI em sites, artigos periódicos e bases de dados.

Resultados e Discussão

As condições de trabalho do ambiente hospitalar não são sempre adequadas e não especificam os riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais, que ali atuam desencadeados por fatores biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e ambientais. São os fatores biológicos: exposição a fluidos e secreções corpóreas, sangue e materiais contaminados, fluídos orgânicos. Os fatores relacionados aos riscos físicos: exposição à radiação, temperaturas elevadas, ruídos sonoros, manipulação de equipamentos como autoclaves, secadoras e termodesinfestadora. Fatores ergonômicos: sobrecargas de peso durante transporte de equipamentos, materiais e pacientes, postura inadequada e flexão de coluna como agravante para lesões durante organização de materiais. Relacionados aos fatores químicos: uso prolongado das luvas de procedimento, contato com detergentes e substâncias como aldeído, formol, vapores e gazes nocivos em grande quantidade. Finalizando, os fatores relacionados aos riscos ambientais: Escadas, pisos irregulares e escorregadios, e temperatura ambiente inadequada (VASCONCELOS; REIS, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (766.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com