TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI - Equipamento De Proteção Individual

Pesquisas Acadêmicas: EPI - Equipamento De Proteção Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 5

EPI - Equipamento de Proteção Individual

O que são? Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Tipos de EPIs: Os EPIs podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger: Proteção da cabeça – capacete; Proteção auditiva - abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões; Proteção respiratória - máscaras; aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis por exemplo.

Proteção ocular e facial - óculos, viseiras e máscaras; proteção de mãos e braços - luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos. Proteção de pés e pernas: sapatos, botinas, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda. Proteção contra quedas - cintos de segurança, sistemas de pára-quedas.

Por que usar EPI? EPI’s são ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador que utiliza os Produtos Fitossanitários, reduzindo os riscos de intoxicações decorrentes da exposição. As vias de exposição são: Inalatória (Nariz) Oral (Boca) Ocular (Olhos) Dérmica (Pele).

A função básica do EPI é proteger o organismo de exposições ao produto tóxico. Intoxicação durante o manuseio ou a aplicação de produtos fitossanitários é considerado acidente de trabalho. O uso de EPI’s é uma exigência da legislação trabalhista brasileira através de suas Normas Regulamentadoras. O não cumprimento poderá acarretar em ações de responsabilidade cível e penal, além de multas aos infratores.

Responsabilidade do empregador: A legislação trabalhista prevê que: É obrigação do empregador: • fornecer os EPI’s adequados ao trabalho • instruir e treinar quanto ao uso dos EPI’s • fiscalizar e exigir o uso dos EPI’s • repor os EPI’s danificados.

A legislação trabalhista prevê que: É obrigação do trabalhador: •usar e conservar os EPI’s Quem falhar nestas obrigações poderá ser responsabilizado • O empregador poderá responder na área criminal ou cível, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho. • O funcionário está sujeito a sanções trabalhistas podendo até ser demitido por justa causa.

Registro de EPIS: É recomendado que o fornecimento de EPI’s, bem como treinamentos ministrados, sejam registrado através de documentação apropriada para eventuais esclarecimentos em causas trabalhistas. Os responsáveis pela manipulação devem ler e seguir as informações contidas nos rótulos, bulas e das Fichas de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ) fornecidas pelas indústrias, quais são os EPI’s que devem ser utilizados para cada produto. O papel do Engenheiro ou do Técnico de Segurança é fundamental para indicar os EPI’s adequados, pois além das características do produto, como a toxicidade, a formulação e a embalagem, o profissional deve considerar os equipamentos disponíveis para as etapas da manipulação e as condições da lavoura, como o porte, a topografia do terreno, etc.

Lavagem e manutenção: Os EPI’s devem ser lavados e guardados corretamente para assegurar maior vida útil e eficiência. Os EPI’s devem ser lavados e guardados separados das roupas comuns. A lavagem das vestimentas de proteção devem ser abundantemente enxaguadas com água corrente para diluir e remover os resíduos dos componentes químicos utilizados nas Linhas de produção ou da calda de pulverização, utilizada no campo.

A lavagem deve ser feita de forma cuidadosa, preferencialmente com sabão neutro (sabão de coco). As vestimentas não devem ficar de molho. Em seguida as peças devem ser bem enxaguadas para remover todo o sabão. O uso de alvejantes não é recomendado, pois poderá danificar a resistência das vestimentas. As vestimentas devem ser secas à sombra, para usar máquinas de lavar ou secar, consulte as recomendações do fabricante. As botas, as luvas, os óculos e a viseira devem ser enxaguados com água abundante após cada uso. É importante que o óculos e a viseira não sejam esfregadas, pois isto poderá arranhá-las, diminuindo a transparência.

Os respiradores ou máscaras devem ser mantidos conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com