TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanásia , Distanásia e Ortotanásia

Por:   •  25/4/2015  •  Seminário  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário de João Pessoa – Unipê

Curso de Fisioterapia – 4º Período

Disciplina: Deontologia, Ética e Bioética.

Professor: Risomar da Silva

Alunos: Beatriz Linhares

            Caroline Chaves

     Eliane Alves

         Janne Karolyne

         Taynah Ventura

     Thayna Maria

Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia.

João Pessoa 2015

Introdução

A eutanásia é o ato cometido para tirar a vida do ser humano, antecipando a morte a fim de aliviar a dor e o sofrimento. Distanásia é o prolongamento exagerado da vida de um paciente terminal ou tratamento inútil. Ortotanásia significa a morte em seu processo natural, neste caso o doente já está em seu processo natural de morte e recebe uma contribuição do médico para que este estado siga seu curso natural.

Eutanásia

A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida. Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento.

A eutanásia ativa acontece quando se apela a recursos que podem findar com a vida do doente (injeção letal, medicamentos em dose excessiva etc.).

Na eutanásia passiva, a morte do doente ocorre por falta de recursos necessários para manutenção das suas funções vitais (falta de água, alimentos, fármacos ou cuidados médicos).

A Eutanásia é ilegal no Brasil, Itália, Alemanha, França e Espanha. E é permitida na Bélgica e na Holanda.

Caso Real:

Vincent Humbert, um jovem de 20 anos, teve um grave acidente de automóvel em 2000, do qual resultou um coma que duraram nove meses. De seguido foi-lhe diagnosticado que se encontrava tetraplégico, cego e surdo, sendo o único movimento corporal o seu polegar direito, com o qual comunicava. Deste modo, solicitava aos médicos a prática da eutanásia. No entanto foi-lhe recusada, pois na França a eutanásia é ilegal. Vincent pede ajuda à mãe para matá-lo, com o auxílio do médico. Após a situação, a mãe de Vincent acaba por ser presa. Vincent escreve um livro com o seu polegar, de 188 páginas, intitulado “Eu peço-vos o direito de morrer”.

Distanásia

Ortotanásia

 A Ortotanásia é definida pelos médicos como morte natural, onde são evitados métodos extraordinário de suporte vida, como medicamentos e aparelhos, em pacientes irrecuperáveis.

Em 2006 o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou a Resolução 1.805/2006 que regulamenta a Ortotanásia. E essa Resolução dizia : Na fase terminal de enfermidades graves e incuráveis é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com