TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio de Gasometria

Por:   •  15/4/2015  •  Seminário  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  2.810 Visualizações

Página 1 de 3

Os exercícios a baixo podem ser utilizados para uma melhor compreensão da matéria. Faça as questões de acordo com o seu aprendizado, pode conter assuntos que ainda não foram abordados em aula, neste caso espere para resolver tais questões.

Exercícios sobre água, pH e tampões

  1. Quais as principais biomoléculas que encontramos na formação das células?
  2. Explique por que as substâncias polares se dissolvem na água enquanto substâncias apolares não se dissolvem.
  3. O que significa efeito hidrofóbico.
  4. Por que as substâncias anfipáticas se misturam a água e ao óleo?
  5. Cite alguns itens que fazem da água fundamental ao ser vivo.
  6. É fundamental ao organismo o equilíbrio hídrico. De que se trata esse equilíbrio e como conseguimos mantê-lo?
  7. Em uma solução foi adicionado gotas de uma nova solução. O pH anteriormente em 7 indicava uma substância ___________. Depois dessa adição o que houve com a concentração de H+, aumentou ou diminui sendo que o pH se alterou para 5? A solução agora é ácida ou básica?
  8. O que significa solução ácida e básica?
  9. Indique 03 motivos para o controle de H+ do organismo.
  10. Defina sistema tampão.
  11. Cite um exemplo de solução tampão encontrada? Onde atua?
  12. Fale sobre o bicarbonato. Porque ele é o mais eficiente?
  13. A diabetes altera o pH. Como isto ocorre e o que deve ser feito de imediato assim que um paciente é diagnosticado com alteração de pH?
  14. Quais os demais mecanismos que o organismo possui para a manutenção do equilíbrio ácido-base? De que formas agem?
  15. Conceitue hipoventilação e hiperventilação.

Exercícios de gasometria

CASO 1. Paciente de 30 anos chega ao Setor de Emergência em estado de coma, apenas respondendo aos estímulos dolorosos. Sua respiração é superficial e com frequência normal. Familiares encontraram diversas caixas de tranquilizantes vazias. Gasometria arterial: pH= 7,18; PCO2= 75mmHg; BR= 24 mM/L. Qual o distúrbio ácido-básico apresentado? Para a compensação, como irá agir o sistema tampão, respiratório e renal?

CASO 2. Após 24 horas de tratamento no CTI, a paciente do caso 1 ainda se encontra torporosa e submetida a ventilação artificial. Gasometria arterial: pH= 7,49; PCO2= 24 mmHg; BR= 25,6 mM/L. Qual o distúrbio ácido-básico apresentado? Para a compensação, como irá agir o sistema tampão, respiratório e renal?

CASO 3. Paciente jovem chega ao Centro Cirúrgico com traumatismo abdominal há duas horas. No local do acidente foi encontrado lúcido, hipocorado e com sinais de choque hipovolêmico. Foi reposto rapidamente com solução fisiológica, albumina humana e bicarbonato de sódio. Chegou à Emergência estável, o que permitiu avaliação adequada e pronta indicação cirúrgica. Gasometria arterial: pH= 7,56; PaCO2= 35 mmHg; BR= 33 mM/L. Qual o distúrbio ácido-básico apresentado? Para a compensação, como irá agir o sistema tampão, respiratório e renal?

CASO 4. Paciente de 70 anos em pós-operatório de cirurgia abdominal queixa-se de câimbras e prostração. Ao exame clínico minucioso observam-se abalos musculares e drenagem elevada pela sonda nasogástrica (2.000mL/24 h). Gasometria arterial: pH= 7,58; PCO2= 42 mmHg; BR= 38 mM/L. Qual o distúrbio ácido-básico apresentado? Para a compensação, como irá agir o sistema tampão, respiratório e renal?

CASO 5. Paciente de 80 anos com septicemia secundária a pneumonia de aspiração está sendo ventilada artificialmente. Ocorre queda súbita do nível de consciência sugestiva de acidente vascular cerebral. Gasometria arterial: pH= 7,42; PCO2= 36 mmHg; BR= 27,6 mM/L. Qual o distúrbio ácido-básico apresentado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com