TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia da coluna cervical

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  1.568 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

DISCIPLINA: CINESIOTERAPIA E EXERCICIO FISICO

FISIOLOGIA ARTICULAR DA COLUNA CERVICAL

                

        

MARABÁ

2016/1


[pic 2]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

DISCIPLINA: CINESIOTERAPIA E EXERCICIO FISICO

FISIOLOGIA ARTICULAR DA COLUNA CERVICAL

Acadêmica: Ana Paula N. Moura;

Andressa S. Silva;

Gislaine;

Lidiane;

Maytara de Jesus dos Santos

Orientador: Sting Ray G. Moura.

Turma: FISIO52

                

        

    MARABÁ

     2016/1


RESUMO 

    Objetivo deste trabalho e proporcionar conhecimento sobre as funções fisiológicas da coluna cervical   conhecer seu comportamento funcional anatômico, biomecânico e cinemático, conhecer todo processo que ocorrem para a realização de um movimento

Conhecer funções articulares, musculares e ligamentares e segmentos e divisões entre uma estrutura e outra. Uma vez que a coluna cervical e responsável pelo o maior número de movimentos dentro de todo segmento vertebral. Dessa forma pode ser reconhecer quando a coluna cervical começar a tornar -se disfuncional para executar atividades diárias.

     Palavras-Chaves: de 3 a 5.

1 INTRODUÇÃO

     Neste presente trabalho será abordado uma pesquisa sobre a fisiologia da coluna cervical onde abordaremos detalhes de conhecimentos adquiridos pelos os pesquisadores citados em literaturas e sites da internet. Demostrando por meios de fontes de pesquisas e informações as quais descreveram as principais partes da coluna cervical como sua anatomia, Cinesilogia e biomecânica.

 

     A coluna cervical e um dos segmentos mais móvel de toda coluna vertebral

A região que recebe os maiores números de peso, agressões, e pressões do cotidiano durante as realizações das AVD entre outras tarefas realizadas no dia a dia de uma pessoa como:  receber suporte de peso da cabeça, postura de trabalho e esforços ao nível MMSS. Sendo fundamental para manter o homem em posição ereta -formado o principal eixo do corpo humano.

         Coluna cervical e uma das bases essencial do corpo humano graças a sua excepcional anatomia que e altamente móvel permite a realização de diversos movimentos funcionais para o crânio, atuando também na proteção da medula espinhal.

        Segundo Vasconcelos (2004) A coluna cervical   está por baixo do crânio na região do pescoço entre a parte interna e superior do tronco a nível dos ombros fazendo parte do esqueleto axial. E comparado com haste firme e flexível ligados entre si através de articulações ligamentos e músculos.

   

         Na coluna cervical possui um conjunto de vertebras as quais são separadas uma da outra pelo o disco intercervical no seu centro possui uma substancia gelatinosa chamada núcleo pomposo cercado por dura camada externa chamada anel fibroso, o disco atua como amortecedor evitado fraturas por compreensões nas vertebras- ´permitida mobilidade a coluna realizado flexão dorso flexão.

 

 

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ANATOMIA

A coluna cervical e formada por sete vertebras as quais são classificadas como atípicas e típicas, as primeiras são as três cervicais, atlas (c1) axis (c2) e a sétima proeminente (c7) as típicas contém componentes estruturais que são comuns a todas as vertebras: corpo e arco vertebral, processos transverso, espinhoso e articular, laminas pedículos e forame vertebral (luiza,2010) atlas e axis - são diferenciadas das demais vertebras. As vertebras cervicais são formadas por tecido ósseo mais denso, em comparação com as vertebras de outras regiões da coluna vertebral, e ainda se comparada com as demais vertebras são as menores, exceto com as da região coccígea. A presença de forame transverso em cada processo transverso é o que diferencia as vertebras cervicais das demais vertebras da coluna. Por estes forames passam artérias e veias. (TOMITA; COSTA,2016)

A primeira vertebra a Atlas (C1) possui a forma de um anel, não apresenta corpo, se articula com a base do crânio por meio da articulação atlantooccipital e com a axis inferiormente, nesta acontece o movimento sagital da coluna cervical. (NATOUR,2004; COSTA et al,2016).

A vertebra atlas (C1) é basicamente formada por duas massas unidas pelos arcos anterior e posterior. O arco anterior é composto por um tubérculo anterior que serve para a fixação do ligamento longitudinal anterior; já o arco posterior é maior e possui um pequeno tubérculo. Esta vertebra em sua estrutura possui ainda duas faces articulares superiores que se articulam com o osso occipital. (NEUMANN, 2006)

A segunda vertebra cervical é denominada como Axis (C2) é formada por um corpo alto e grande, que serve como base para o dente que projeta na parte superior. Este dente favorece ao eixo de rotação dos atlas e da cabeça. (NEUMANN, 2006)

A vertebra axis (C2) é caracterizada por um corpo vertebral com face superior com o processo odontoide, por dois processos articulares superiores, por um par de pedículos, e por par de processos transversos curtos. Ainda possui um par de processos articulares inferiores, um processo espinhoso bífido que serve para a fixação de alguns músculos. (KAPANDJI, 2000; NEUMANN, 2006)

As vertebras cervicais de C3 a C6 é semelhante as demais vertebras da coluna vertebral, são formadas por um corpo vertebral, por um par de processos transversos, por forames transversos, por um forame vertebral, lâminas, arco vertebral, processo espinhoso, pedículo, um par de faces articulares do processo articular superior. (TORTORA, 2006; NEUMANN, 2006;)

A sétima cervical (C7) é nomeada de vertebra proeminente. Sua constituição é semelhante às vertebras típica, a mesma é diferenciada por possui um processo espinhoso proeminente que pode ser facilmente palpável na base da nuca quando se realiza a flexão de cabeça e esta vertebra ainda apresenta um forame maior que as demais vertebras cervicais. (COSTA et al, 2016; TORTORA, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (360.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com