TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana Geral

Trabalho Universitário: Fisiologia Humana Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2012  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  3.664 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade

De acordo com o conteúdo estudado nas Unidades 4, 5, 6, 7 e 8, responda às questões a seguir:

1) Qual é a função do sistema cardiovascular e respiratório e como eles se relacionam?

R: A função do sistema cardiovascular e levar nutrientes e O2 e de retirar metabólitos de todos os tecidos do organismo por meio do sangue, além de manter a regulação da temperatura. Já o sistema respiratório tem função de realizar as trocas gasosas do organismo com o ambiente, sendo que, na maioria dos organismos, ocorre absorção de gás oxigênio e eliminação de gás carbônico. Esse processo é conhecido como hematose.

São sistemas indispensáveis à vida e um não trabalha sem o outro. Não adianta ter oxigênio sem circulação sanguínea, assim como não adianta ter circulação perfeita se não há passagem suficiente de oxigênio aos alvéolos. A circulação sanguínea é responsável por transmitir e transportar o oxigênio absorvido nos pulmões, levando-o para todo o corpo.

2) Qual é a relação existente entre o sistema respiratório e o urinário?

R: A relação entre o sistema respiratório e o urinário ocorre através da regulação do equilíbrio ácido-básico. Essa regulação envolve complexos mecanismos que atuam coordenadamente, realizados pelos rins, mecanismos de tamponamento ácido-básico envolvendo o sangue, as células e os pulmões, que são essenciais para a manutenção das concentrações normais dos íons hidrogênio nos líquidos extra e intracelular.

O valor do pH normal do sangue arterial é de 7,4, sendo que o do sangue venoso e líquidos intersticiais é igual a 7,35, pois existe a presença de dióxido de carbono que foi liberado dos tecidos para formar o ácido carbônico. O homem elimina diariamente cerca de 40 a 100 mEq (miliequivalência), de H+ e 13000 mEq de CO2 para o equilíbrio ácido-base. Quando o valor do pH cai abaixo de 7,4, o individuo apresenta acidose, enquanto, com o valor de Ph maior que 7,4, está em alcalose. São três os sistemas primários que regulam as concentrações de íons hidrogênio para evitar o desenvolvimento de acidose ou alcalose.

São eles:

 Sistemas químicos de tampões ácido-básicos dos líquidos corporais.

 O centro respiratório que regula a remoção de dióxido de carbono e, portanto, de ácido carbônico.

 O sistema renal, já que os rins que têm a capacidade de excretar urina ácida ou alcalina durante a acidose ou a alcalose.

3) Quais são os músculos respiratórios recrutados durante o repouso e na atividade física?

R: Durante o repouso, a inspiração ocorre basicamente pela contração do diafragma, que traciona as superfícies inferiores dos pulmões para baixo. A expiração ocorre pelo relaxamento passivo do diafragma, o que ocasiona a retração elástica dos pulmões, da parede torácica e das estruturas abdominais, comprimindo os pulmões.

Já durante a atividade física, é necessário haver a ação de diversos músculos para que ocorra a inspiração. Os mais importantes são os músculo que elevam a caixa torácica, os intercostais externos; entretanto, há outros músculos que também participam do processo: os músculos esternodeidomastoides, que elevam o esterno, os serráteis anteriores, que elevam muitas das costelas; e os escalenos, que elevam as duas primeiras costelas. Durante a expiração forçada, os músculos que participam desse processo são: os retos abdominais, que têm o poderoso efeito de tracionar as costelas inferiores para baixo, ao mesmo tempo em que, juntamente com os outros músculos abdominais, comprimem o conteúdo abdominal para cima, contra o diafragma, além dos intercostais internos.

4) Qual é a relação existente entre os sistemas endócrino, urinário e gastrintestinal?

R: A relação existente é através do transporte pelo sangue, dos hormônios esteróides e os da tireóide que precisam se ligar a proteínas plasmáticas. Um valor inferior a dez por cento desses hormônios encontram-se na forma livre no plasma. A difusão dos capilares só ocorre após a dissociação dessas proteínas, sendo, portanto, considerados inativos biologicamente até que isso ocorra. Após a dissociação, estes podem entrar em contato com suas células-alvo. Essa ligação entre hormônios e proteínas plasmáticas torna a remoção desses hormônios mais lenta.

A taxa de remoção ou depuração hormonal pode ocorrer de diferentes modos, incluído:

• Destruição metabólica pelos tecidos;

• Ligação com os tecidos;

• Excreção na bile pelo fígado e excreção pelos rins e urina.

As catecolaminas e os hormônios peptídeos, por circularem na forma livre, são geralmente degradados por enzimas no sangue e tecidos, sendo rapidamente excretados pelo fígado e rim. Dessa forma, sua permanência no sangue é curta, podendo chegar a uma meia-via inferior a 1 minuto, como é caso da angiotensina II.

Já os hormônios que estão ligados às proteínas plasmáticas possuem a taxa de remoção-depuração mais lenta, o que permite que eles circulem por horas e até dias, como é o caso dos hormônios da tireóide, cuja meia vida pode ser de 1 a 6 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com