TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO TÉCNICO O USO DA EPIDEMIOLOGIA NA FISIOTERAPIA

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA

RELATÓRIO TÉCNICO O USO DA EPIDEMIOLOGIA NA FISIOTERAPIA

Ribeira do Pombal, BA

2019.1

JOSIMEIRE SILVA SANTOS

RELATÓRIO TÉCNICO O USO DA EPIDEMIOLOGIA NA FISIOTERAPIA

 

Relatório técnico solicitado na disciplina de Epidemiologia, como um dos pré-requisitos parciais para a avaliação do 5º Semestre.

Orientadora: Profª Estela Prado de Macedo das Virgens.

Ribeira do Pombal, BA

2019.1

1Desenvolvimento

A Fisioterapia é uma ciência tão antiga quanto o homem. A mesma surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais em provocar a diminuição de dor, apertando e massageando o local dolorido.  E ao longo dos anos ela foi aumentando sua sofisticação, promovendo os exercícios terapêuticos.

Ainda uma ciência em construção, os paradigmas da profissão se encontram abertos e em franca evolução, sempre em busca de mais conhecimento cientifico, revertendo-o em prol da comunidade. (CREFITO-3, São Paulo, 1969.)

No Brasil, a profissão foi reconhecida por lei, e passou a adquirir seus direitos em 13 de outubro de 1969, por decreto-lei nº 938/69.

Na cidade de Cícero Dantas, estado da Bahia, no dia 03 de abril de 2019 foi realizada a entrevista com alguns fisioterapeutas da cidade, onde vários disseram que não utilizada a epidemiologia na fisioterapia, porém,  dentre eles, a Fisioterapeuta Lauri Castro, sócio - proprietária da Clínica FisioQualy, localizado na Rua Dr. Orlando Teixeira. Onde foi apresentado a clínica, e uma conversa proveitosa, sobre o avanço clínico de alguns pacientes. A mesma porém, no decorrer da entrevista e das perguntas, disse que a epidemiologia não tem muita utilidade no seu dia a dia atualmente, e que quando estudante do curso, teve apenas uma disciplina falando sobre, e que não chamou muita atenção para que ela tivesse vontade de se aprofundar ao conteúdo. Porém, na apostila passada pela enfermeira Estela Maria Prado de Macedo das Virgens, em 08 de março 2019, para turma de Fisioterapia 5º período, da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança (UNIDOM), a mesma lista os principais usos da epidemiologia. E são eles:

  • Diagnóstico da situação de saúde;
  • Investigação etiológica;
  • Determinação de riscos;
  • Determinação de prognóstico;
  • Planejamento e organização de serviços.

Os principais profissionais que utilizam a epidemiologia são listados como o sanitarista, o planejador, o epidemiologista - pesquisador (ou professor) e o clínico.

Por não ter achado a visita suficientemente proveitosa com relação ao assunto, foi buscado algumas informações em alguns artigos científicos, onde foi achado as seguintes informações, em que no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil, cita a principal funcionalidade de um fisioterapeuta dentro do perfil epidemiológico de crianças internadas em um hospital escola, que no que se refere à atuação da fisioterapeuta dentro do atendimento hospitalar, acaba por demonstrar a necessidade de ter um fisioterapeuta dentro de uma equipe médica, pois lesões, e que é necessário sempre a produção de estudos em como ajudar as crianças, relacionadas ao caso agudo do paciente.

Foi feito um levantamento epidemiológico de doenças relacionadas à fisioterapia em uma Unidade Básica de Saúde do município de Campinas, onde com os dados obtidos foi possível concluir que existe uma demanda significativa na questão dos agravos a saúde, como a artrose, doenças osteomusculares, acidente vascular encefálico, e fraturas, para atuação do fisioterapeuta ser possível, e ter atribuição especificas para intervir nesses casos de necessidades de saúde. Toda via, é imprescindível a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica, atuando na promoção, proteção e recuperação desses pacientes. Ainda infelizmente ainda é muito escarssa a atuação do fisioterapeuta na unidade básica de saúde, como PSF, por exemplo. Mas, cada vez mais vem sendo entendido a necessidade dessa atuação nesse âmbito de trabalho.

2Considerações Finais

No município de Cicero Dantas, o serviço de fisioterapeuta em PSF, NASF, ainda é um pouco incipiente, pois possui apenas a teoria do que é ser um fisioterapeuta ao atendimento público, gerando um déficit na população no quesito de carência de informações e profissionais. E visto que no município não existe recorrência de surto de epidemias graves, acarretando um contexto de inutilidade no sistema em que prejudica os profissionais da área a adentrar com práticas na terapia de epidemias que só os fisioterapeutas poderiam instruir. Existe ainda um preconceito eminente referido ao profissional de fisioterapia no estado baiano, constatando assim a falta de informação a população leiga, onde muitos acham que fisioterapia é apenas para massagem e pilates, ou seja, uma parte da população ainda não vê um fisioterapeuta como profissional da reabilitação, como contribuinte para promoção da saúde do sistema osteomuscular, neurofuncional, clínica, hematológica, mastológica, angiológica, endocrinológica, cardiofuncional, intensiva, preventiva, hospitalar, fisioterapia da família e da comunidade e fisioterapia epidemiológica. Ou seja, a fisioterapia atinge uma gama extremamente enorme na área da medicina, promovendo saúde e qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com