TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO USO DE GEOTÊXTEIS NO RIO MADEIRA

Por:   •  6/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

EMANUELE CORREIA BARROS

CARACTERIZAÇÃO DO SOLO E O USO DE GEOSSINTÉTICO NA CONTENÇÃO DE ÁREA DE RISCO DA MARGEM DO RIO MADEIRA

Porto Velho-RO

2018

EMANUELE CORREIA BARROS

CARACTERIZAÇÃO DO SOLO E O USO DE GEOSSINTÉTICO NA CONTENÇÃO DE ÁREA DE RISCO NA MARGEM DO RIO MADEIRA

Trabalho para cumprimento da disciplina de TCC I do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Rondônia – FARO, sob a orientação da Professora Jacinta Castelo Branco.

Porto Velho-RO

2018

SUMÁRIO

1.        TEMA        4

1.1.        Delimitação de tema        4

2.        PROBLEMA        4

2.1.        Hipótese        4

3.        OBJETIVOS        4

3.1.        Objetivo Geral        4

3.2 Objetivos Específicos        4

6.  METODOLOGIA        5

7. JUSTIFICATIVA        5

8. CRONOGRAMA        6

9. REFERÊNCIAS        6

  1. TEMA

        Estudo do uso de tubos geotêxteis como alternativa na contenção da erosão em área de risco na margem do Rio Madeira.

  1. Delimitação de tema

        Caracterização dos parâmetros geotécnicos do solo e análise do uso de material geossintético em área com risco de erosão na margem direita do Rio Madeira.

  1. PROBLEMA

        É possível o uso de geossintético para a contenção da erosão às margens do Rio Madeira?

  1.  Hipótese

        É viável utilizar geossintéticos, preenchidos com o material erodido do próprio talude para a contenção do processo de erosão na margem do rio.

  1.  OBJETIVOS

  1.  Objetivo Geral

        Verificar a possibilidade de usar os geossintéticos SoilTain CP® ou o SoilTain DW® da marca Huesker, como alternativa de solução para o problema de erosão na margem direita do Rio Madeira. Caracterizando, para essa pesquisa, amostras do solo compreendido no trecho próximo à área da Estrada do Belmont.

3.2 Objetivos Específicos

  • Análise das normas referentes aos ensaios de caracterização de solo;
  • Realizar ensaios de permeabilização com os 2 (dois) tipos de geossintéticos;
  • Verificar o uso de polímeros para o melhor desempenho na floculação do material argiloso;
  • Identificar a viabilidade da utilização do material geossintético, aliado ao uso de polímeros ou não, para a contenção da erosão.

6.  METODOLOGIA

         O método da pesquisa é experimental, envolve testes em laboratório, experimentos e análise de pesquisas bibliográficas. Será coletado material do talude em processo de erosão, na margem direita do Rio Madeira, de uma área próxima à região portuária da Estrada do Belmont, em Porto Velho/RO, para a realização da caracterização e uso nos demais destes desta pesquisa. O tipo de pesquisa é explicativa, cujo objetivo principal é verificar em laboratório a viabilidade do uso de materiais geossintéticos em área de risco na margem do Rio Madeira, de modo que possibilite a utilização do solo do próprio talude, beneficiado ou não com uso de polímeros. Outro método que será visto é a pesquisa comparada, pois serão analisadas as dificuldades de se utilizar somente o material do talude ou se manejado com polímeros, como método de melhoramento da floculação do solo no uso do SoilTain.    

7. JUSTIFICATIVA

O Rio Madeira é uma via de grande importância para o estado, visto que por suas águas correm grande parte da economia de Rondônia através do transporte hidroviário dos mais variados tipos de cargas. Além de ser fonte de abastecimento de água e também alimentação para os que vivem na cidade de Porto Velho e demais áreas adjacentes.

Em março de 2017, a Defesa Civil identificou que uma erosão nas margens do Rio Madeira tem avançado cada vez mais, em Porto Velho. O problema foi identificado durante uma inspeção. Conforme o órgão, a erosão pode isolar as distribuidoras de combustíveis que atuam na Estrada do Belmont, considerado o ponto mais crítico da área ribeirinha. Afetando também uma vasta área de portos que atuam ativamente nesta região.

O uso de geossintéticos ainda é pouco difundido no estado, e por apresentar soluções com alto nível de durabilidade, capazes de reduzir custos, o tempo de duração das obras e garantir resultados melhores e mais seguros, foi escolhido como alternativa para solução do problema de erosão nesta área.

Assim, este estudo terá como objetivo analisar o uso de formas têxteis geossintéticas para a contenção da erosão no talude. Será realizada a coleta do material de solo local, para a sua caracterização e uso em todo o experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (356.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com