TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EXERCICIOS CINESIOTERAPIA

Por:   •  16/10/2021  •  Exam  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário de Cinesioterapia II

  1. “A fibromialgia é uma síndrome crônica que se manifesta com dor no corpo principalmente na musculatura. Comumente a fibromialgia causa sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante. Nós médicos, chamamos a fibromialgia de síndrome, pois ela é caracterizada por um grupo de sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles.”

Dê acordo com afirmativa, qual a melhor metodologia terapêutica para esta síndrome. Justifique.

R: Pilates, pois pode ajudar pessoas com quadro de fibromialgia porque colabora para o fortalecimento da musculatura, redução da tensão muscular geral, alivio dor causada pela fibromialgia, requer controle dos movimentos, além de ser um exercício de baixo impacto , evitando movimentos bruscos que possam piorar o quadro de dor.

  1. A facilitação neuromuscular proprioceptiva tem o princípio de movimento, a utilização de diagonais na biomecânica do corpo humano. Descreva cada diagonal de cada segmento de membros.

R: Diagonais de membros superiores:

  • Diagonal 1: Padrão flexor: extensão de dedos, punho, pronação do antebraço, extensão de cotovelo, rotação externa e abdução.

Padrão extensor: flexão de dedos, punho, supinação, extensão de cotovelo, rotação interna, flexão e adução de ombro.

  • Diagonal 2: Padrão flexor: flexão de dedos, punho, pronação, extensão de cotovelo, rotação interna, extensão e adução de ombro. Padrão extensor: extensão de dedos, punho, supinação, extensão de cotovelo, rotação externa, flexão e abdução de ombro.

Diagonais de membros inferiores:

  • Diagonal 1: Padrão flexor: flexão de dedos, plantiflexão, extensão de joelho, rotação interna, extensão e abdução de quadril.

Padrão extensor: extensão de dedos, dorsiflexão, extensão de joelho, rotação externa, flexão e adução do quadril.

  • Diagonal 2: Padrão flexor: extensão dos dedos, plantiflexão, extensão do joelho, rotação interna, extensão e abdução do quadril.

Padrão extensor: extensão dos dedos, dorsiflexão, extensão de joelho, rotação interna, abdução e flexão do quadril.

  1. “O conceito neuroevolutivo Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação de tratamento. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos neuromotores, ( incluindo tônus muscular em padrões de movimento), funções sensoriais perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC.”

De acordo com o texto como é possível relacionar este método com a neuroplasticidade.

R: Justamente pela capacidade do sistema nervoso se adaptar e modular a nível estrutural, quando sujeito a novas experiências. Assim os circuitos moldam-se através da experiência, memória e aprendizagem. Esta é uma característica única, que torna possível influenciar o SN a promover movimentos em indivíduos com lesão neurológica.

Com isso a facilitação do movimento promove um adequado controle postural, a partir da compreensão e integração por parte do SNC. O objetivo é o aprimoramento da qualidade da função e melhora da qualidade de vida do paciente.

  1. Os sistemas circulatório, respiratório, digestório, linfático e nervoso são beneficiados com princípios da técnica de Pilates, Como a técnica influencia estes sistemas.

R: A técnica influencia de forma positiva ajudando na diminuição da freqüência cardíaca, diminuição da pressão arterial, diminuição da resistência periférica (os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos), reduz a ansiedade uma vez que a se trabalha a respiração a todo tempo, aumenta a contratilidade do coração ( distribui melhor do sangue), estabiliza a musculatura gerando uma resistência tanto cardiovascular. Já no sistema linfático faz com que as linfas conduza todo lixo metabólico para fora do organismo com fluidez, evitando o acúmulo de edema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com