TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osteologia de cotovelo

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 3

Osteologia do cotovelo

Úmero: É o osso mais longo do membro superior, se articula com a cavidade glenoidal da escápula; um corpo longo; e uma extremidade distal, que se articula com os dois ossos do antebraço. Após a cabeça existe o colo cirúrgico, o Tubérculo maior na parte proximal lateral do úmero, o tubérculo menor é anterior ao tubérculo maior e é separado pelo sulco intertubecular e as pequenas aberturas no corpo são chamadas de sulcos nutrícios. O Côndilo do úmero na extremidade distal tem duas superfícies articulares, a tróclea é a parte medial em forma de polia que se articula com a ulna, em ambos os lados acima dos côndilos estão os epicôndilos lateral e medial, a fossa coronoidea é uma depressão na face anterior, acima da tróclea e a fossa do olécrano é uma depressão na parte distal da face posterior.

Rádio: É um osso de corpo longo com uma extremidade proximal pequena e extremidade distal grande. A cabeça proximal em forma de de disco que articula com o capítulo do úmero e com a incisura radial da ulna. A tuberosidade do rádio, está localizada no lado medial da diáfise logo abaixo da cabeça. O processo estiloide se localiza na extremidade distal na ponta lateral e a incisura ulnar no lado medial.

Ulna: Sua extremidade proximal se articula com o úmero. A incisura troclear, um depressão nítida se articula com a tróclea do úmero. O processo coronóide forma o lábio anterior da incisura troclear e o olécrano a parte posterior. A incisura radial se encontra inferior e lateralmente ao processo coronoide. A cabeça da ulna se encontra na parte distal mais fina da ulna, com uma projeção, o processo estiloide. A ulna se articula em ambas as extremidades do rádio.

Artrologia do cotovelo

A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.

As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.

Cápsula Articular: Circunda toda a articulação e é formada por duas partes: anterior e posterior. A parte anterior é uma fina camada fibrosa que recobre a face anterior da articulação. A parte posterior é fina e membranosa e consta de fibras oblíquas e transversais.

Ligamento Colateral Ulnar: é um feixe triangular espesso constituído de duas porções: anterior e posterior, unidas por uma porção intermediária mais fina.

Ligamento Colateral Radial: é um feixe fibroso triangular, menos evidente que o ligamento colateral ulnar.

A articulação rádio-ulnar proximal é uma juntura trocoide ou em pivô, entre a circunferência da cabeça do rádio e o anel formado pela incisura radial da ulna e o ligamento anular.

Ligamento Anular: é um forte feixe de fibras que envolve a cabeça do rádio, mantendo-a em contato com a incisura radial da ulna. Da borda inferior do ligamento anular sai um feixe espesso de fibras que se estende até o colo do rádio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com