TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA De Osteologia

Exames: GUIA De Osteologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 3

 INTRODUÇÃO

Este Guia foi elaborado para ampliar conhecimentos e complementar o estudo da anatomia humana, nele estão contidos conceitos e imagens que descrevem detalhadamente os componentes estruturais do esqueleto humano.

• Osteologia

É o estudo dos ossos e de suas formações, bem como a formação total do esqueleto. O esqueleto é formado por ossos (ossa) e cartilagens (cartilagines).

Ossos são estruturas formadas por vários tecidos, no qual é predominante um tecido conjuntivo responsável pela fixação do osso, a Cartilagem.

A cartilagem é um tecido conjuntivo bem resistente e elástico, é composto por células e fibras postas em ordem, formando uma ligação celular firme e gelatinóide.

• Divisão do Esqueleto

O esqueleto é dividido em duas partes:

Esqueleto Axial (sleleton axiale), que compõe a parte mediana e forma o eixo do corpo. É composta pelos ossos da cabeça, do pescoço e do tronco (tórax e abdome).

Esqueleto Apendicular (skeleton appendiculare), que forma os membros superiores e inferiores.

A junção entre esses é feita por estruturas denominadas Cinturas ou Cíngulos. O que une os membros superiores ao tronco é conhecido como escapular torácica ou superior e pélvica ou inferior, une os membros inferiores ao tronco.

 Funções do Esqueleto

1. Estrutura e suporte para as partes moles do corpo

2. Movimento do corpo e de suas partes

3. Protege órgãos vitais (sistema nervoso, pulmões, coração).

4. Armazena minerais e íons (cálcio e fósforo).

5. Hematopoese

6. Auto-reabsorção

7. Auto-remodelamento

O número aproximado de ossos que compõem o esqueleto humano é de 206, podendo variar por fatores etários, individuais e alguns critérios de contagem.

 Classificação Óssea

a. Ossos Longos: Apresentam um comprimento razoavelmente maior do que a largura e a espessura. Ex: úmero, rádio, ulna, fêmur, tíbia, fíbula.

b. Ossos Curtos: Possuem equivalência das três dimensões (comprimento, largura e espessura). Ex: ossos do carpo, tarso e a patela.

c. Ossos Laminares ou Chatos ou Planos: O comprimento e a largura equivalem e predominam sobre a espessura. Ex: ossos do crânio (parietal, frontal, occipital) e outros, como a escápula.

d. Ossos irregulares: Apresentam morfologia complexa, sem formas geométricas conhecidas. Ex: alguns ossos do crânio (esfenóide, temporal, e o etmóide), as vértebras e o osso do quadril.

e. Ossos Sesamóides: Tipo de osso curto, encontrado principalmente nas mãos e nos pés, alojado no interior de tendões ou cápsulas articulares, varia de tamanho e número. Ex: patela

f. Ossos Pneumáticos: Apresentam cavidades, revestidas de mucosa e contem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com