TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MASSOTERAPIA “PROBLEMAS DA COLUNA”

Por:   •  13/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.612 Palavras (27 Páginas)  •  4.117 Visualizações

Página 1 de 27

BIOCENTRUS

ESCOLA DE TERAPIAS

Ensino Pesquisa Saúde Naturolística Ltda.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE MASSOTERAPIA

“PROBLEMAS DA COLUNA”

Aluna: Cristiana Ferreira de Souza

ERECHIM – R.S.

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

2.1 A Coluna Vertebral 6

2.2 Problemas que atingem a Coluna Vertebral 8

2.2.1 Lordose 8

2.2.2 Cifose 11

2.2.3 Escoliose 13

2.2.4 Hérnia de Disco 18

2.2.5 Bico de Papagaio 23

2.3 Estudo de Caso 25

3. CONCLUSÃO 26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27

1. INTRODUÇÃO

Massagem significa a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. Segundo especialistas, massagem é uma palavra de origem grega e significa amassar as diferentes partes do corpo com as mãos, com o objetivo de relaxar a musculatura, aliviar dores, ativar a circulação sanguínea e promover bem-estar físico e mental.

Experimentos clínicos mostram a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. Para muitos estudiosos sobre o tema, a massagem é uma boa ocasião, um belo presente, um gesto de amor e um instrumento de cura. Pode tornar todas as outras práticas de saúde – nutrição, exercício e até a psicoterapia – mais eficazes. Na área do treinamento, a massagem é usada em abordagens gerais, como preparação para a competição, entre competições e auxiliar na recuperação da competição, ao invés de tratamento para problemas específicos. A grande proporção de aplicação de massagem em eventos esportivos é devido a muitos treinadores e atletas, mantendo a crença, baseada em observações e experiências, que a massagem pode proporcionar vários benefícios ao organismo, como aumento do fluxo sanguíneo, redução da tensão muscular e excitabilidade neurológica, e uma aumento da sensação de bem-estar.

Quando fazemos massagem há um relacionamento com a outra pessoa por meio da pele, do tato e do toque. Tomando isso como base, podemos constatar que a massagem como recurso alternativo é de suma importância para trabalhos de consciência corporal, de autoconhecimento e de auto-organização.

Vários povos da antiguidade sempre foram adeptos à massagem. Desde 1800 A.C., os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses usavam a massagem no tratamento de várias doenças. Entretanto, durante a Idade Média, houve uma regressão das coisas do corpo, da própria educação física em função da ascensão do cristianismo onde o culto ao corpo era um verdadeiro pecado. Na Renascença, a cultura pelo belo e pelo corpo voltou a explodir e com ela a massagem voltou a ter importância.

Fisicamente, os benefícios da massagem são o relaxamento e a tonificação dos músculos, o estímulo ao fluxo venoso do sangue, o aumento do nível de hemoglobina, o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. A massagem holística considera que a massagem também afeta os centros de energia (chakras) do corpo sutil.

No nível mental, a massagem não apenas alivia o estresse e a ansiedade, mas também ajuda o indivíduo a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo.

Dentre vários benefícios promovidos pela massagem, citam-se:

* Redução das dores corporais, principalmente as musculoesqueléticas;

* Ajuda a acalmar e promove a digestão;

* Aumenta a amplitude de movimento das articulações;

* Diminui a fadiga relacionada com a doença;

* Acalma os comportamentos agressivos;

* Diminui a depressão e ajuda a promover uma mente saudável;

* Ajuda a sua imunidade, aumentando a quantidade de células brancas do sangue;

* Melhora a recuperação no pós-operatório;

* Alivia doenças relacionadas à idade, distúrbios do sono, problemas emocionais e físicos.

A massagem auxilia no tratamento das mais diversas patologias, atuando nas dores mais conhecidas e recorrentes, como as localizadas na coluna vertebral.

As dores da coluna estão entre as queixas mais frequentes dos pacientes por ocasião da consulta ortopédica e representam as causas comuns de afastamento do trabalho. Essas doenças da coluna são multifatoriais, decorrentes de causas físicas, como fatores genéticos, traumas, posturas inadequadas, levantamento e transporte de cargas pesadas, tipo de trabalho muscular ou fatores degenerativos; ou desencadeadas por origem psicossomática, como distúrbio de personalidades e estresse.

A coluna vertebral é o eixo central do corpo e funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e partes do corpo ao cérebro. Ao sentar, andar e até mesmo durante a prática de exercícios a má postura pode causar de dores a problemas mais sérios, desde a uma hipercifose ou lordose a uma escoliose de grau mais avançado.

De acordo com o ortopedistas e neurocirurgiões especializados em doenças de coluna, 90% da população terá pelo menos um episódio ou crise de dor na coluna ou lombalgia no decorrer da vida. E os motivos para essas dores estão cada vez mais frequentes. Eles atribuem esses episódios frequentes ao sedentarismo, sobrepeso e estresse da população, cada vez mais presentes no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com