TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Real intenção dessa dissertação é encontrar a relação entre o episódio

Por:   •  4/12/2017  •  Dissertação  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 6

         A real intenção desse trabalho é encontrar a relação entre o episódio “Queda Livre” da série Black Mirror  com o livro Vigiar e punir do autor Michel Foucalt.

       Essa relação é completamente plausível, pois, o episodio queda livre trata de temas sócio comportamentais  de uma sociedade que pode até não ser perceptível  mas   a mudança comportamental desses indivíduos pode  alterar de forma impactante os costumes da sociedade onde tal está inserido .

   É importante destacar que o episódio que está sendo analisado é relacionado principalmente com a terceira parte do livro,pois é nessa parte que o autor  fala  sobre a disciplina, abordando  como começou,fundamentos e métodos  para que o individuo  possa alcançar uma disciplina na sociedade.

  Serão destacados os principais momentos em que a série demonstra relação com o texto de Foucault.

Em resumo, o episodio começa com a personagem fazendo atividade física e mexendo no celular a todo o momento e ao passar por algumas pessoas ela cumprimenta um moço e logo em seguida parece trocar mensagem com ele.

 Em outro momento a personagem sai do banho e começa em frente ao espelho a treinar expressões faciais, até que consegue chegar quase na perfeição que a sociedade aceitaria em sua visão.

Um dos pontos que deve ser destacado da série nesse primeiro momento é a busca da personagem por receitas estranhas para que o corpo fique  em “forma “,“forma que a sociedade aceita “.

Observe a seguir como essas senas podem ser relacionadas com o primeiro capitulo do livro de Foucault

 Neste capitulo o autor fala que o primeiro fator da disciplina é o corpo ,que a partir de pequenos detalhes invisíveis  aplica- se técnicas e procedimentos que de certa forma doma o corpo o tornando  dócil, ou  seja,as pessoas  passam a ser obedientes ao que se é imposto pela sociedade em que está inserida .                

Esse método é utilizado também por instituições religiosas,locais de trabalho e escolas, pois em todos lugares  que existe relacionamento há a necessidade da buscar por uma sociedade perfeita.Em seu livro Foucault  relata Seu ,mecanismo, suas praticas e  discursos , mas   em  nenhum momento afirma que elas são ou forma eficazes, e se não teve nenhuma oposição  dos indivíduos.

Em outro momento da série,podemos perceber que o que parecia ser uma mensagem trocada pela personagem com o moço que ela encontrou no meio de um grupo de pessoas em quanto praticava atividade física na verdade trata-se de uma forma de vigilância que é realizada  uns pelos outros

Quando a personagem está na fila para comprar o café é possível ver  a vigilância e a fiscalização sendo realizada por outros indivíduos,assim que recebe seu café ela avaliou o atendente por um aplicativo,dando lhe pontos,logo depois ela busca a melhor posição para  tirar uma foto  que seulanche pareça mais bonito possível,para que ela consiga a melhor avaliação das pessoas dos outros indivíduos.

              O episodio também mostra uma interação social completamente mecânica entre todos os personagens, antes de qualquer contado pessoal  eles buscam  na rede social  informações da vida pessoal de cada um.

            É importante destacar a forma igualitária de trabalharem, todos da mesma maneira, sem nenhum tipo de questionamento

            Foi possível observar como a  avaliação influencia muito na vida das pessoas, e classifica o nível social delas,quando a personagem principal vai comprar um apartamento e  a nota de  sua avaliação no aplicativo influencia nos descontos e privilégios.

          No segundo capítulo da terceira parte do livro de Folcault ele escreve sobre os recursos o bom adestramento, neste capitulo está expostos pelo autor as técnicas  que possuem como finalidade garantir a eficácia do projeto disciplinar na sociedade moderna

          O Autor  diz que   é muito importante extinguir os velhos mecanismos de controle tais como,muros e portas sólidas, tudo que impede o ser humano de entrar e sair, pois com essas  mudanças,com essa suposta liberdade do indivíduos,com o  individuo podendo entrar e sair será possível um controle mais eficaz .

.         No mecanismo de adestramento que o autor fala, as tarefas,vigilância, e a  fiscalização de cada  individuo da sociedade seria realizada por eles mesmos, um fiscalizando o outro, ele diz que assim a chances da eficiência do controle da sociedade é muito maior,pois nesse tipo de sistema auto sustentável, todos os indivíduos fiscalizam e são fiscalizadores.Neste mecanismo é citado uma forma de sistema que Fiscaliza recompensando ou penalizando de forma continua para individualizar e classificar  as condutas, de acordo com essa classificação seria dividido de forma Hierarquica  os inividuos da sociedade, dessa maneira todos os indivíduos iam sempre procurar melhorar, desse modo em um futuro  o nível poderá ser    praticamente o mesmo e a sociedade se tornar um lugar onde todos se pareçam .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com