TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁCIDO FÓLICO

Por:   •  4/5/2018  •  Bibliografia  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Fapal- Faculdade de Palmas

Aluna: Karine Felix Soares

Professor: Juliano Vidal

Turma: Ec1P57 Estética e cosmética

                         ÁCIDO FÓLICO

Ácido fólico (nome químico: ácido tetrahidrofólico), pertencente ao grupo das vitaminas do complexo B. No qual essa vitamina é essencial para o metabolismo das proteínas e do DNA ou RNA, que participa como coezima nas reações de transferência, como aceptora e doadora, de unidades de um carbono.

    O ácido tetrahidrofólico tem função importantíssima no metabolismo dos aminoácidos, os constituintes das proteínas. Porém está bem envolvido na síntese dos ácidos nucleicos, as moléculas que transportam a informação genética nas células. O ácido fólico é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea.

      Contudo ocorre a deficiência de folatos é uma deficiência vitamínica mais comum, que pode ser causada por uma ingestão inadequada, metabolismo anormal ou necessidades acrescidas; as deficiências do folatos são consideradas em diversas doenças mentais como a demência, a esquizofrenia, a insônia e a síndrome agitada dos pés. Portanto a ácido fólico tem aplicabilidade na estética que ativa a divisão celular de qualquer tecido, promovendo sua regeneração deixando cabelos mais sedosos, unhas mais fortes e pele mais renovada e reduzindo o envelhecimento, e no que diz respeito a hidratação, o ácido fólico foi capaz de reter o gradiente de água adequado na pele e aumentando o NMF (fator natural de hidratação) essencial para a manutenção de colágeno. Além do mais é possível encontrar o ácido fólico naturalmente nos alimentos, tais como: frutas e sucos, legumes, vegetais folhosos verdes – escuro como brócolis e espinafre.

     A deficiência do ácido fólico pode ser causada por baixo consumo dietético, má absorção devido a doenças gastrintestinais, utilização inadequada devido a deficiências de enzimas ou terapia antagonista do ácido fólico possa “camuflar” os efeitos da falta de vitamina B12.

     Níveis baixos do ácido fólico, nos eritrócitos refletem a segunda fase de equilíbrio negativo do ácido fólico, e se correlacionam de forma mais próxima com a causa da anemia megaloblástica e outros distúrbios no trato gastrointestinal.

      Aplicado a estética o ácido fólico, com outros antioxidantes importantes, ajuda a eliminar as toxinas do corpo, o que pode reduzir a acne na face. Tanto uma gestante como qualquer outra pessoa precisa do ácido fólico, pois ele é uma vitamina de renovação da pele, do cabelo, da unha e principalmente do nosso sangue, ou seja, sempre estamos renovando, por isso o ácido fólico é de suprema importância para todo.

                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com