TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bomba De sódio E Potássio

Artigo: A Bomba De sódio E Potássio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 2

A Bomba de Sódio e Potássio

A Bomba de Sódio e Potássio é importantíssima para a célula, pois ela ajuda na manutenção (mantendo a carga positiva fora e a negativa dentro da célula), na Regulação osmótica (o controle de água dentro da célula) e no auxilio do transporte de substâncias importantes para dentro da célula.

Esse processo acontece com a ajuda do ATP (Adenosina Trifosfato) que fornece a energia mudando a forma da proteína para que os íons possam ser transportados. Então, os íons de sódio que estão dentro da célula são liberados para o meio externo e os íons de potássio são jogados para o meio interno da célula, mantendo assim a concentração dos íons. Se não houvesse esse transporte ativo, os íons iriam se igualar fazendo com que a célula absorvesse ou perdesse muita água, de forma irregular.

O sódio é o principal causador da hipertensão, além de causar outras doenças como insuficiência renal, pedra nos rins e até câncer se consumido em excesso. Dessa forma devemos consumir menos o sal de cozinha e temperos industriais que são as principais fontes de sódio. Mas não somente os temperos contem grande quantidade de sódio, alimentos industrializados como enlatados e embutidos também apresentam excesso de sal e, consequentemente, o sódio, e é isso que mais preocupa as autoridades.

Em agosto de 2012 o Ministério da Saúde (MS) e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) se comprometeram a reduzir o teor de sódio em até 8.788 toneladas dos produtos brasileiros até 2020. O consumo ideal de sódio segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 2.000mg o que corresponde a 5g de sal de cozinha diariamente.

O Potássio ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos e dessa forma melhora o fluxo sanguíneo. A baixa ingestão de sódio com alta de potássio reduz o risco de ter um infarto ou acidente vascular cerebral.

O sódio e o potássio trabalham junto e são importantes para manter o controle de líquidos no corpo através do processo da Bomba de Sódio e Potássio.

Devemos diminuir o consumo de sódio para o indicado, consumir mais frutas e verduras que são ricas em potássio e utilizar temperos naturais como limão e pimenta nas refeições, diminuindo assim a necessidade de sal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com