TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos EPIs E Riscos Biológicos

Trabalho Universitário: A Importância Dos EPIs E Riscos Biológicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do EPI e EPC

A finalidade dos EPIs é reduzir a exposição do profissional a sangue e fluidos corpóreos, as luvas são indicadas sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secreções e excreções, com mucosa ou pele não íntegra.

As máscaras, gorros e óculos de proteção devem ser usados na realização de procedimentos em que haja possibilidade de respingo de sangue ou outros fluidos corpóreos nas mucosas da boca, do nariz e dos olhos do profissional. Capotes(aventais) são recomendados nos procedimentos com possibilidade de contato com material biológico, inclusive superfícies contaminadas. As botas são indicadas para a proteção dos pés em locais úmidos ou com quantidade significativa de material infectante.

O uso dos EPIs minimiza a disseminação de microrganismos e protege áreas do corpo expostas a material infectante, foi otimizado através das precauções universais, também conhecidas como básicas ou padrão. As precauções são normatizadas para serem utilizadas em todos os pacientes, independente dos fatores de rico ou da doença de base, e compreendem: lavagem das mãos antes e após qualquer procedimento, uso de luvas, aventais, máscaras ou proteção facial sempre que houver possibilidade de contaminação do profissional com sangue, com líquidos corpóreos, secreções e excretas.

A avaliação de riscos tem-se constituído em importante ferramenta, com o objetivo de subsidiar os processos decisórios, de controle e prevenção da exposição de populações e indivíduos aos agentes perigosos à saúde que estão presentes no meio ambiente por meio de produtos, processos produtivos ou resíduos. Trata-se de um conjunto de procedimentos que possibilitam avaliar e estimar o potencial de danos a partir da exposição a determinados agentes presentes no meio ambiente. Sendo assim, embora tenha suas origens relacionadas aos processos de produção, de produtos e resíduos radioativos e químicos, essa avaliação pode, enquanto ferramenta, ser estendida a outras situações, como as que envolvem agentes biológicos, por exemplo.

O ambiente hospitalar é um local sujeito a vários riscos ambientais. Tem sido considerado insalubre por agrupar pacientes portadores de diversas enfermidades infectocontagiosas e viabilizar muitos procedimentos que oferecem riscos de acidentes e doenças para os trabalhadores de saúde. Os trabalhadores potencialmente expostos aos riscos precisam estar informados e treinados para evitar problemas de saúde, e métodos de controle devem ser instituídos para prevenir acidentes. Os riscos são classificados em: Físico; Químico; Biológico; Ergonômico; Acidentes.

O risco biológico, está diretamente relacionado com organismos vivos, principalmente aqueles capazes de transmitir doenças ao ser humano. São eles bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, entre outros. O risco biológico inclui infecções agudas ou crônicas, parasitoses, reações tóxicas ou alérgicas a plantas e/ou animais e doenças autoimunes.

Os trabalhadores da área da saúde estão frequentemente expostos aos riscos biológicos. Dentre as infecções de maior exposição, encontram-se as transmitidas por sangue e fluidos corpóreos( Hepatite B, Hepatite C e HIV) e as de transmissão aérea( Tuberculose, Varicela-Zoster e Sarampo).

As maiores fontes de contaminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com