TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Ocupacionais e EPI e EPCs Utilizados em Unidades de Alimentos e Nutrição (UAN ) de Congelados

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  2.176 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

RA: T33091-2 Nicole Muller Ollandezos

RA: C200BE-0 Patricia Caroline Antonio

Riscos ocupacionais e EPI e EPCs utilizados em unidades de alimentos e nutrição (UAN ) de congelados

Campinas/SP

Maio/2015

  1. INTRODUÇÃO

Os acidentes de trabalho esta relacionados a fatores de riscos , vinculado principalmente aos desempenho dos trabalhadores e das condições laborais . As medidas preventivas mais efetivas são o controle médicos permanentes , o uso de equipamentos de proteção individual , o uso de roupas adequadas e treinamento dos funcionários . Em relação ao trabalho as UANs , os riscos de agravo a saúde pode ser tanto associado a lesão musculoesqueléticos em relação de movimentos repetitivos e posturas extremas para levantar pesos . E o ambiente físicos , devido aos ruídos constantes ,umidade excessiva, temperaturas elevadas e ventilações insatisfatória. (REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILERA DE NUTRIÇÃO).

Os IPIs são equipamentos de uso pessoal , sua função é prevenir ou minimizar acidentes . É obrigação da empresa fornecer os IPIs aos seus funcionários .Os equipamentos de proteção individual são destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador de acordo com a função que irá exercer .

O uso de EPI  pode gerar alguns desconforto para o funcionário que não se habituou-se aos equipamentos , é necessário treinamentos constantes para fazer com que o funcionários se convençam da importância dos EPI . A importância do uso obrigatório dos equipamentos é garantir que os funcionários possa trabalhar nas melhores condições possíveis para colaborar com a eficiência no processamento de produtos de melhor qualidade .(BIOSSEGURANÇA em unidade de ALIMENTAÇÃO e NUTRIÇÃO )

  1. OBJETIVOS

Avaliar os riscos ocupacionais em unidades de alimentações e nutrição de congelados , que pode levar o trabalhador a uma enfermidade ou ate a morte.

Os IPI e IPCs que são obrigatório a utilização nesse setor , como objetivo de prevenir ou eliminar o riscos de acidentes .

Classificar os ricos que podem ocorrer na atividade de um trabalho a baixas temperaturas , evitar os riscos ocupacionais que o funcionário esta exposto.

Trabalhar na boas praticas de biossegurança , para evitar que aquela atividade leve riscos ou agravos para a saúde do trabalhador .

Verificar o tempo e as baixas temperaturas que o corpo possa ser exposto e que não leve risco para o trabalhador  e garante a qualidade do produto.

  1. EXPOSIÇÃO A TEMPERATURA EXTREMA
  • Frio

Quando o corpo esta exposto ao frio , o vasos sanguíneos periféricos se contraem para reduzir a perda de calor no ambiente ,o que ocorre uma queda brusca da temperatura da pele , dos dedos das mãos e dos pés , orelha e nariz . Por esse motivo mais sangue é enviados para órgão vitais coração e cérebro .

  • EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL

Os trabalhadores que tem a maior riscos de exposição ao ar frio são os que atuam em câmaras frigorificas , a céu aberto em clima frio , nos serviços de refrigeração .quando esses funcionários são exposto a temperaturas a -1°C , ocorre o congelamento dos tecidos , e isso altera a estrutura celular e necrosa os tecidos .

O primeiro sinal de lesão por frio é uma sensação aguda de pontada , adormecimento e anestesia dos tecidos atingidos . A necrose por frio pode ocorrer por uma lesão superficial com mudanças na cor da pele , anestesia transitória , o congelamento de tecidos profundos com isquemia persistente , trombose , cianose profunda e gangrena.

  1. LESÃO CAUSADA POR FRIO:

Hipotermia: Todo corpo esfria a uma temperatura potencialmente perigosa . Atinge principalmente pessoas idosas , jovens expostos ao ar frio ou imersão em água fria. Os sintomas são graduais , ocorrendo movimentos lentos e desordenados, confusão mental , alucinações , perda da consciência e morte por parada cardíaca e respiratória .

Geladura (congelamento parcial): Parte da pele congelam ,sofrem lesões superficiais , mas não são lesões permanente . As áreas congeladas da pele ficam brancas e firmes , inchadas  e dolorosas . Pode ocorrer o descamação da pele , como ocorrer em queimadura solar .

Congelamento: Alguns tecidos do corpo são destruídos. As partes mais vulneráveis são os pés e as mãos quando são expostas. A lesão causada pelo congelamento é a diminuição do fluxo sanguíneo e da formação de cristais de gelos nos tecidos . Nesse caso a pele fica vermelha , inchada e dolorida e em seguida fica preta . Isso ocorre pois a células nas aréas congeladas morrem . dependendo da extensão do congelamento , o tecido afetado pode recuperar-se ou pode gangrenar

  1. IMAGENS

Hipotermia

[pic 2] [pic 3]

Geladura

[pic 4]     [pic 5]

Congelamento

[pic 6]

[pic 7]

  1. EPIs e EPCs

O termo EPI é atribuído ao Equipamento de Proteção Individual e o termo EPC ao Equipamento de Proteção Coletiva. São equipamentos ou dispositivos que garantem a vida ou reduzem a exposição, de forma coletiva e/ou individual e, portanto, devem sempre ser objeto de avaliação como premissa para qualquer atividade.

São equipamentos de proteção como:
identificação de escadas, antiderrapantes em degraus de escada e piso antiderrapante, sinalizadores, corrimãos, capacetes, luvas, aventais, óculos, botas, máscaras para cada função procurando usa-los diariamente para a própria saúde e segurança do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (405.7 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com