TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANOBRA DE EPLEY

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Otorrinolaringologia – 7º Período/Turma A.                                      Data: 15/10/2020

Docente: Dr. Diego Carvalho.                                                                

Discente: Isabelle Hercília Santiago Madeiro. Matrícula: 1805361

MANOBRA DE EPLEY

As manobras de reposição canalicular ou liberatórias apresentam eficácia entre 70%-100%. As manobras são realizadas de acordo com os canais acometidos, observando-se a direção e o sentido do nistagmo posicional. A manobra de Epley é indicada na vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), sendo uma forma de tratamento isolado, que dispensa o uso de medicamentos.  Consiste, essencialmente, em deslocar as partículas da endolinfa retidas no canal semicircular posterior para o utrículo, onde ficam livres e inertes.

A manobra de Epley é iniciada com o paciente em posição sentada. Sua cabeça fica em um ângulo de 45° na direção do lado acometido, com 30° de extensão cervical para fora da maca, e permanece assim até o desaparecimento do nistagmo e da tontura. Em seguida gira-se a cabeça lentamente 90° para o lado oposto. Rotaciona-se o corpo para a posição de decúbito lateral, seguido pela movimentação de 90° da cabeça até que o nariz aponte para o chão em um ângulo de 45°. Essa posição é mantida de 30-60 segundos, e o paciente é orientado a encostar o queixo no peito e sentar-se lentamente.

[pic 2]

A) A pessoa, na posição sentada e com rotação da cabeça para o lado; (B) passa ao decúbito dorsal com a cabeça inclinada para baixo; (C) seguido de rotação para o lado oposto; (D) decúbito lateral; (E) e sentada. Cada uma dessas cinco etapas sucessivas tem duração de 30 segundos ou até o desaparecimento do nistagmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com