TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Urocultura

Por:   •  13/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário de Belo Horizonte

Biomedicina- Microbiologia Clinica

UROCULTURA

Carolina Caixeta

Gabriela de Souza

Helizandra Hendrios

Isabella Fernandes

Belo Horizonte, 2017

Sumário:

  1. Introdução............................................................................

  1. Objetivos..............................................................................

  1. Materiais...............................................................................
  1. Métodos................................................................................
  1. Resultados............................................................................
  1. Conclusão.............................................................................
  1. Referências...........................................................................

1-Introdução:  

A urocultura consiste em um exame que é realizado através da coleta de uma amostra de urina do paciente, para avaliar alguns fatores. É utilizada para verificar a presença de microrganismos localizados na urina, uretra e nos rins, normalmente sem microrganismos infecciosos. O resultado é considerado positivo quando são isolados 100.000 colônias (termo de identificação das bactérias) de microrganismos por 1 ml de urina e dessa forma constatar à  infecção do trato urinário ( I.T.U). O exame é feito basicamente através da colocação da urina em um meio propicio à reprodução de bactérias (meio de cultura).

Qualquer parte do trato urinário pode ser infectada. Neste exame podemos diagnosticar a infecção do trato urinário inferior (uretrite – doença inflamatória e infecciosa da uretra e cistite – doença inflamatórias e infecciosas da bexiga) e do trato urinário superior (pielonefrite – afetando os rins e ureterite – infectando os ureteres). Pode haver um resultado falso-positivo.  Isso ocorre quando há a contaminação da urina, no momento da colheita por fluido vaginal, ou secreção uretral ou na presença de certos componentes como sangue e drogas.

Outra possibilidade é de haver exame com resultados falso-negativos quando há baixas de nitratos por alimentação deficiente em vegetais ou se o paciente faz uso de antimicrobiano, diuréticos, tem uma dieta sem a presença de vitamina C e  pH  urinário  muito ácido (abaixo  de  6)  ou  quando  o  paciente  está  infectado  por  Staphylococcus  saprophyticus (necessita de dois meios de cultura para crescimento). Os microrganismos podem invadir o trato urinário por duas vias:

 1. Por meio da extremidade inferior do trato urinário (orifício  uretral  localizado na vulva ou na glande),  resultando  em  uma  infecção  de  caráter  ascendente que se dissemina através da uretra, é a forma mais comum.

2. Pela corrente sanguínea, afetando, geralmente, o rim. Portanto, a  urocultura  auxilia  a  identificar  a  presença  de  processo  infeccioso,  mas também pode ser utilizada em pacientes em tratamento para controlá-lo.

2-Objetivo:

Detectar e identificar a bactéria presente no trato urinário através da urocultura. E verificar a sensibilidade a antimicrobianos presente nesses microrganismos.

 

     

3-Materiais:

  • Bateria de coloração de Gram;
  • Lâminas de microscopia;
  • Alça de calibrada;
  • Tubo contendo urina;
  • Bico de Bunsen;
  • Placas de ágar Mueller Hinton
  • Alça de platina

4-Metodos:

Em uma lâmina foi desprezado 10 µl de urina utilizando uma alça calibrada e aguardou secar. Após a gota de urina secar, a lamina foi levada para a cuba de coloração onde foi coberta por cristal de violeta por 1 minuto, lavada com agua destilada, e aplicado o iodo por 1 minuto, e novamente lavada por agua destilada e adicionado o éter-cetona por 5 segundos e lavada mais uma vez, nesse momento se adiciona a safranina e aguarda 20 segundos. Após o último corante que é safranina a lâmina e lavada novamente e está pronta para ser analisada. Se pinga uma gota de óleo de imersão no esfregaço da lamina e focaliza microscópio utilizando a objetiva de 100x.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com