TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROBIOLOGIA CLÌNICA CASOS CLÍNICOS – UROCULTURA

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  3.069 Visualizações

Página 1 de 2

                                                MICROBIOLOGIA CLÌNICA

                                         CASOS CLÍNICOS – UROCULTURA

  1. Criança de 6 meses de idade, menina, com febre e prostração. A urina foi colhida por punção supra-púbica. O EQU mostrou presença de 35 leucócitos/campo e pH ácido. Na coloração de Gram, foi observado vários BGN. No exame cultural as colônias eram lactose positiva no MacConkey em contagens de 100.000 UFC/mL. As colônias apresentavam aspecto mucóide no ágar sangue e Mac.
  1. Interpretar os resultados do exame cultural
  2. Qual a provável bactéria presente?
  3. Que testes  serão usados para identificar o microrganismo?
  1. Criança de 1 ano de idade, menina, com dor ao urinar. Urina colhida via saco coletor. EQU: 8 leucócitos/campo, 10 céls. epiteliais/campo, pH ácido. No Gram foram observados alguns BGN e na cultura, no MacConkey, 10.000 UFC/mL de uma colônia lactose positiva e 30.000 UFC/mL de uma colônia lactose negativa.
  1. Interprete estes resultados
  2. Sugira os procedimentos que devem ser realizados a partir do resultado
  3. Explique como o resultado de cultura negativa em amostra obtida via saco coletor pode ser considerado um bom resultado.
  1. Mulher de 55 anos, com ardência ao urinar. Foi coletada a urina por micção espontânea. O EQU apresentou 12 leucócitos/campo, pH ácido e várias céls. epiteliais. Ao Gram foram observados BGP, CGP em cadeias e aglomerados. Na cultura houve crescimento de colônias grandes (10.000 UFC/mL) e outra colônia pequena sem hemólise no ágar sangue (15.000 UFC/mL).
  1. Interpretar os resultados
  2. Sugerir os procedimentos que devem ser realizados a partir do resultado
  1. Paciente do sexo feminino, 23 anos, gestante com 15 semanas de gestação, vai ao posto de saúde para a primeira consulta de pré-natal. Relata alguns episódios anteriores de infecção do trato urinário (ITU). Solicitado hemograma, exame simples de urina e cultura. Para os exames de urina foi colhida a primeira urina da manhã (jato médio). O exame de urina (EQU) demonstrou 25 leucócitos/campo e pH ácido. Ao Gram foram observados diversos cocos Gram-positivos em cadeia e no exame cultural foi observado a presença de colônias com beta-hemólise no Agar sangue (100.000 UFC/mL) e ausência de crescimento no MacConkey.
  1. Indicar, como pesquisar o microrganismo em questão sugerindo sua identificação e explicando por quê?
  2. Por que a gravidez predispõe à ITU?
  3. Interpretar os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com