TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gravidez na adolescência

Tese: A gravidez na adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  5.608 Palavras (23 Páginas)  •  1.331 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

A gravidez na adolescência é um problema global, que existe desde o início dos tempos, porém nas últimas décadas tem mostrado um aumento considerável no número de meninas que se encontram grávidas com pouca idade, passando a ser um problema de saúde pública. O que nos leva a pensar quais fatores são desencadeantes para que esse número cresça cada vez mais e quais são as causas deste aumento, assim como as providências que podem ser tomadas para uma diminuição ou uma possível solução para este problema.

A adolescência é o período de mudanças corporais e hormonal é a fase do descobrir-se em um contexto social, sendo por si só um período bastante conturbado e cheio de crises de identidade onde se busca a todo o momento a aceitação de toda a sociedade; é necessário um maior cuidado e atenção aos adolescentes não só no ambiente familiar, mas também no social, pelo fato das várias crises de identidade passadas por eles e pelos mesmos não saberem como agir em determinadas situações. O apoio dos familiares é essencial nesse período tão conturbado da vida dos adolescentes como um todo.

Nesse trabalho nos detemos a falar desta problemática no Brasil onde os principais fatores que levam uma adolescente a engravidar, são a escolaridade, mídia, condições econômicas, falta de apoio familiar, informação incorreta e precária e a pouca explicação real das consequências com conscientização dos jovens. Através de entrevistas e questionários abordaremos cerca de dez adolescentes gestantes do primeiro filho e logo após a coleta dos dados, faremos uma correlação baseada no que estudamos sobre o proposto tema e assim embasaremos a nossa pesquisa, nos colocando assim em um contato maior com a realidade dessas jovens. Tendo como objetivo geral Analisar as consequências da gravidez para o desenvolvimento da adolescente e consequentemente os seus riscos.

Fomentaremos também a realidade sobre o início precoce na vida sexual e suas consequências, nos atentaremos principalmente a gravidez como foco principal da nossa pesquisa. Mostrando possíveis consequências que ocorrem ao engravidar na adolescência como o aborto, interrupção dos estudos, imaturidade física, psicológica e econômica de criar um filho e discutiremos quais maneiras para diminuir esse surto de gravidez na adolescência.

Objetivo geral:

• Analisar as consequências da gravidez para o desenvolvimento da adolescente e consequentemente os seus riscos.

Objetivos específicos:

• Mostrar as dificuldades que as adolescentes passam devido à gravidez;

• Abordar as consequências físicas e psicológicas trazidas pela gravidez na adolescência

• Investigar as principais causas da gravidez na adolescência e as dificuldades da relação entre a mãe e o bebê.

Fundamentação teórica

A adolescência é um período intermediário entre a infância e a vida adulta que ocorre normalmente dos 11 aos 21 anos, podendo variar de pessoa para pessoa, sendo que alguns possuem uma adolescência precoce e outra tardia, fase da puberdade onde o corpo esta em desenvolvimento. É a fase do descobrir-se em um contexto social, onde ele não é visto na sociedade nem como criança e nem lhe confere plenamente papéis e funções de um adulto.

Na maioria das vezes os adolescentes não conseguem manter uma boa relação familiar, por estarem enfrentando várias mudanças físicas e psicológicas, estão tentando se conhecer e se aceitar como indivíduos independentes, auto-suficientes em relação a eles e perante a sociedade, resistindo as “ordens” do meio familiar e social. Passam a sofrer influências de amigos que eles acreditam ser confiáveis, a copiar o comportamento sendo eles bons ou ruins, causando um grande sofrimento aos seus familiares.

Relacionar-se com o corpo que muda, assume formas muito diversas das infantis e é percorrido por fluxos hormonais que modificam o humor, os interesses e o estilo de vida. A adolescência é uma fase na vida do ser humano constituída de momentos difíceis e desafiadores, não só para quem vive, mas também pra quem acompanha. (CAMPOS 2010).

Os jovens são instigados pela curiosidade que é natural da própria idade a querer conhecer realidades das quais não estão preparados para viver e nem arcar com as suas consequências, mas em busca de uma independência dos pais, de se firmar como adultos, de se sentirem mais “homens e mulheres” que os amigos, eles entram no mundo da sexualidade muito cedo, visando assim um descobrimento de coisas novas e de si mesmo para se destacarem perante os outros.

O desenvolvimento da sexualidade tem um papel crucial no crescimento do sujeito, em rumo a sua própria identidade adulta. A gravidez na adolescência é uma das modificações do padrão comportamental das adolescentes, visto que a iniciação do exercício sexual prematuro é o que remete as várias repercussões de caráter orgânico e principalmente psicossocial. No que diz respeito à família, as influências sociais possibilitam a dificuldade e a aceitação da idéia da gestação de uma filha adolescente, impedindo o apoio considerável nessa fase. As dificuldades no relacionamento e no ambiente familiar geram o desconforto, sem a atenção necessária elas acabam ficando com baixa auto estima, sem nenhuma perspectiva para o futuro já que adentram numa situação conflituosa em suas vidas.

A adolescente grávida consequentemente tem sua auto-estima bastante abalada, elas tendem a ficar tristes com a mudança de seu corpo que antes já passava por transformações e que agora estão cada vez maiores, carregam em si um sentimento de perda, a perda de seu corpo, muitas vezes a perda de seus namorados que por causa das responsabilidades exigidas pela gravidez não permanecem mais ao lado das mesmas, a perda das atividades escolares que no momento é interrompida e a maior perda de todas que é a falta de confiança na mesma por parte de seus familiares

A falta de apoio e o abandono que a adolescente sofre repercutem também no seu desenvolvimento, a mesma encontra-se em um momento de maior sensibilidade e fragilidade emocional e se depara com essa situação provocando consequências negativas refletidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com