TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da sistematização da enfermagem em abdominoplastia pré-termo, trans e pós-operatória

Relatório de pesquisa: A importância da sistematização da enfermagem em abdominoplastia pré-termo, trans e pós-operatória. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

Trata-se de uma análise sobre a sistematização do enfermeiro no centro cirúrgico, especificamente em cirurgias de estética a abdominoplastia, seguindo criteriosas normas e rotinas sem, no entanto, deixar de lado o fator humano, tem a prática das atividades com base em evidências, isto é, o paciente é avaliado em todos os aspectos, desde seu histórico de saúde, estado atual e os aspectos emocionais que envolvem o seu tratamento. Partindo do conhecimento científico, da capacidade emocional, intelecto, habilidade e aptidão para executar sua prática, o enfermeiro é a figura essencial da equipe de enfermagem, pois dele depende a qualidade da assistência e o sucesso de um pós operatório.

A procura de um corpo perfeito é o que muitos almejam, pincipalmente as mulheres descontentes com sua aparência, por isso a cirurgia plástica é muito procurada e visa ter uma equipe preparada para a realização desse procedimento.

A equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros e técnicos deverão juntos fazer o preparo do cliente, proporcionando confiança e conforto, no qual a enfermagem deverá contribuir para a promoção, prevenção , recuperação e reabilitação da saúde do cliente.

O olhar do enfermeiro deve ser holístico e o atendimento individualizado para que o enfermeiro possa atender todas as necessidades físicas, emocionais e espirituais, assim fazendo com que a sistematização da assistência de enfermagem seja preenchida em todos seus aspectos.

1. Introdução

A enfermagem em centro cirúrgico é responsável pelo ambiente seguro e limpo. Sendo fundamentada em conhecimentos científicos, percebendo a importância de uma assistência completa e individualizada, contribuindo de forma esclarecedora aliviando a ansiedade, mostrando ao paciente que o mesmo não vai enfrentar esse novo processo sozinho, a atuação dos profissionais de saúde frente aos fatores estressantes. O cuidado de enfermagem é o ponto primordial que permite estabelecer relações que contribui para aliviar as fontes geradoras de estresse. A unidade do Centro Cirúrgico é a unidade de procedimentos de alta complexidade,

assumindo o enfermeiro não apenas fundamentação de conhecimentos cientifico, mas contudo responsabilidade, habilidade técnica, estabilidade emocional, e acima de tudo ser uma pessoa humana e praticar a humanização entre todo e qualquer paciente /cliente.

A cirurgia plástica, em suas várias técnicas, pode ser realizada buscando a reparação estética e/ou funcional dos mais diversos segmentos do corpo humano, muitas vezes complementando outro procedimento cirúrgico prévio. Como a cirurgia abdominoplástia é uma das técnicas cirúrgicas usada para reconstrução dos músculos abdominais após emagrecimento excessivo, o resultado deste tratamento pode ser o excesso de pele flácida, e a correção estética e/ou funcional é feita através de cirurgias plásticas em local específico, como o abdômen.

Considerando que grandes emagrecimentos podem ocasionar mudanças bruscas de

omportamento emocional, físico e psicológico, trazendo como principais consequências alterações metabólicas, hormonais e sociais. Assim, torna se mais que evidente a importância do profissional de enfermagem tanto no suporte no centro cirúrgico, como de orientações de prevenção relacionadas aos fatores de risco, que incluem controle alimentar através de uma dieta balanceada, acompanhamento psicológico, atentando para sinais de possíveis infecções na ferida operatória, entre outros. A realização dessa assistência constitui-se em uma responsabilidade do enfermeiro, conforme consta no decreto que regulamenta a lei do exercício profissional da enfermagem (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 1993), na qual, no artigo décimo primeiro determina que “a consulta e a prescrição da assistência de enfermagem é parte integrante do programa de enfermagem” e consiste, dentre outras atribuições, em incumbência privativa do enfermeiro.

2. Objetivos

Descrever a importância da sistematização de enfermagem no pré, trans e pós cirúrgico de abdominoplastia, fazendo assim com que a assistência de enfermagem seja de qualidade, visando minimizar o tempo de internação e acelerando o seu processo de recuperação.

3. Justificativa

Mediante ao estudo realizado e dados observados, comprova-se que, uma boa sistematização do Enfermeiro em todas as fases operatórias , traz ao paciente confiança e segurança , proporcionando assim, uma assistência de qualidade.

4. Desenvolvimento

Conceito

Abdominoplastia ou cirurgia plástica abdominal é a cirurgia que consiste na retirada do excesso de pele e gordura da parede abdominal, bem como, no reposicionamento dos músculos de sustentação do abdômen. Procedimento de fácil realização, recuperação tranquila e praticamente indolor, reestabelecendo assim o contorno do abdômen.

Com a retirada do excesso de pele e gordura e com o reposicionamento dos músculos abdominais ocorre um restabelecimento da anatomia e estética da região. As cicatrizes são posicionadas em locais estratégicos para uma melhor camuflagem, tanto no umbigo, quanto na cicatriz horizontal da cirurgia, visando sempre à oclusão desta por vestes usadas pelos pacientes habitualmente.

Indicação

A abdominoplastia é indicada para homens e mulheres que estão em boa saúde.

As mulheres que tiveram várias gestações pode encontrar no procedimento uma maneira fácil e rápida para apertar os músculos abdominais e reduzir a pele flácida. A abdominoplastia é também uma opção para os homens ou as mulheres que antes eram obesos e ainda tem excesso de depósitos de gordura ou pele solta ao redor da barriga.

Tipos de abdominoplastias

1) Abdominoplastia Clássica

Pela técnica clássica, procede se coma incisão do abdome inferior, descolando todo o tecido acima da musculatura até a transição com o tórax. Executa-se o tratamento da diastase muscular (se presente), resseca-se os excessos cutâneo gordurosos, reinsere-se o umbigo no novo orifício e reposiciona-se o retalho abdominal.

2) Lipoabdominoplastia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com