TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABATE DE BOVINOS

Trabalho Universitário: ABATE DE BOVINOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO p.4

2 – TRANSPORTE E RECEPÇÃO DO BOVINOS p.5

2.1 – ABATE DE BOVINOS

3 – CONCLUSÃO p.6

4– BIBLIOGRAFIA p.7

.

1-INTRODUÇÃO

Há Tempos o abate de animais era considerado uma operação tecnológica de baixo nível cientifico, onde não se levava seriamente o tema para as universidades, institutos de pesquisas e industrias. Isso somente se assumiu quando cientificamente observou-se que os eventos se sucediam desde a propriedade rural ate o abate do animal que isso tinha grande influencia na qualidade da carne.

Existem processos denominados como abates humanitários com o objetivo de reduzir o sofrimento dos animais que serão abatidos, este abate é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos garantindo assim o bem estar dos animais desde o embarque da propriedade rural ate o seu ponto final no matadouro – frigorifico onde e executado a operação da sangria.

É essencial que se defina um bom método de abate os animais não devem ser tratados com crueldade, não podem se estressar desnecessariamente, a sangria deve ser rápida e completa, as contusões em carcaças devem ser mínimas possíveis e o método de abate deve ser higiênico, econômico e seguro para os que estão fazendo o manuseio. Lembrando que o manejo destes animais ate o frigorífico e bastante importante não só para os operadores mais também para a qualidade da carne e o bem estar destes.

Os problemas que enfrentam ao que se refere ao bem estar dos animais sempre estão relacionados com instalações e equipamentos inadequados, falta de preparo dos operadores, equipamento inadequado falta de manutenção nos equipamentos e manejo inadequado.

O Brasil se tornou o maior exportador de proteína bovina isto incluindo todas as etapas que terminam no abate dos animais e consequentemente com a distribuição dos produtos indo direto para mesa do consumidor e para isso devem –se tomar medidas severas para que não haja nenhum tipo de contaminação nestes produtos entre carnes e derivados.

A taxa de abate bovina brasileira é de aproximadamente 22% (Franco & Brumatti, 2007).

2. TRANSPORTE E RECEPÇAO DO BOVINOS

Este animais são transportados em caminhões com carrocerias adaptadas podendo estas serem de madeira ou metálicas. As capacidades destes caminhões para o transporte dos mesmos variam de 5 a 22 animais, e este transporte tem que ser nas horas mais frescas do dia lembrando que o transporte inadequado pode provocar a morte dos animais.

Os animais ao chegarem aos currais são descarregados por meio de rampas adequadas de preferência que sejam na altura dos caminhões assim e feita à inspeção verifica-se as vacinas, sanidade, isolamento dos animais doentes, condições de higiene nos currais dos animais em seguida separam-se por lotes de acordo com a procedência permanecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com