TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS 1

Trabalho Escolar: AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, dizemos que ele sofreu uma transformação química (reação química), onde as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos. Em geral podemos reconhecer a ocorrência de uma transformação química através de alterações que podem ocorrer no sistema, tais como, mudança de cor, liberação de gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama ou luminosidade e alteração de temperatura, no entanto vale ressaltar que nem sempre podemos afirmar que ocorreu uma reação química baseando nas alterações ocorridas, pois existem transformações químicas em que nada é observado sendo, às vezes, necessário dispor de técnicas mais avançadas para identificá-las.

As reações químicas podem ser classificadas em reação de síntese ou adição que são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto, reação de análise ou decomposição, nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos, reação de simples troca ou deslocamento, ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta, reação de dupla troca quando dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação, dentre outros tipos de reações.

O presente trabalho teve como objetivo mostrar as evidências de que houve uma reação e observar os vários tipos de reação química.

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1 MATERIAS E REAGENTES

Os materiais e reagentes utilizados neste trabalho foram:

3

 Bastão de vidro;

 Becker de 50 ml;

 Erlenmeyer de 50 ml;

 Espátula;

 Estante de tubos de ensaio;

 Funil simples;

 Papel de filtro;

 Pisseta;

 Pinça de madeira;

 Pipeta de conta-gotas;

 Pipeta de 5 ml;

 Tubo de ensaio;

 Palha de aço;

 Acetato de chumbo [Pb(CH3COO)2] 0,1 mol/L;

 Cloreto de sódio (NaCl) 0,1 mol/L;

 Iodeto de potássio (Kl) 0,1 mol/L;

 Nitrato de prata (AgNO3) 0,1 mol/L;

 Sulfato de cobre (CuSO4) 0,1 mol/L;

2.2 MÉTODOS

2.2.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Experimento 1

P

4

Para realizar o experimento 1, foi colocado em um tubo de ensaio 5 ml de solução de cloreto de sódio e 2,5 ml de solução de nitrato de prata e pode-se observar que a solução passou a apresentar uma coloração esbraquiçada com formação de um precipitado.

Em seguida, o material contido no tubo foi misturado com auxilio de um bastão de vidro e posteriomente filtrado. Após completa filtração notou-se um residuo de cor branca que ficou retido no papel filtro, e o filtrado voltou a apresentar coloração transparente.

O papel filtro que ficou com o resíduo branco, foi exposto a luz por aproximadamente 5 minutos, e verificou-se que este, apresentou mudança em sua coloração, passando de branco para uma coloração mais escura (lilás).

Experimento 2

No experimento 2, foi colocado três gotas de solução de nitrato de prata em um papel de filtro, que em seguida este foi exposto a luz por aproximadamente 15 minutos e pode-se observar o aparecimento de uma coloração de lilás/rosa.

5

Experimento 3

Em um tubo de ensaio, foi colocado 5 ml de solução de sulfato de cobre e um pedaço de palha de aço. Após 15 minutos, a solução foi mudando a coloração de azulada para marrom avermelhado. Quando a palha de aço foi retirada da solução pode-se observar a sua completa oxidação.

Experimento 4.1

Em um tubo de ensaio foi adicionado 5 ml de solução de acetato de chumbo e, em seguida, 3 ml de solução de iodeto de potássio e foi observado um precipitado de coloração amarela.

Experimento 4.2

Em seguida, todo o material contido no tubo foi filtrado, ficando retido no papel filtro um resíduo amarelo. Posteriormente foi adicionado ao material filtrado 5 ml de solução de iodeto de potássio e foi observado que a solução voltou a apresentar coloração amarela.

3. RESULTADOS

6

Em todos os experimentos realizados, foi visto algum tipo de reação química. No experimento 1, ao misturar as soluções de nitrato de prata com o cloreto de sódio, verificamos a formação de precipitados e mudança de coloração, ficando a solução com uma cor esbranquiçada. O que houve foi uma reação produzindo cloreto de prata e nitrato de sódio. Os íons Ag+ e Cl- se combinaram, formando uma molécula do sal cloreto de prata, que, sendo sólido, precipitou-se para o fundo do tubo de ensaio, apresentado uma reação de precipitação. Os íons Na+ e NO3- permaneceram em suspensão aquosa no tubo, combinados no sal nitrato de sódio. Com isso, pode-se verificar que houve duas trocas de elementos nesta reação, o íon Ag+ foi deslocado do nitrato de prata e combinou-se com o íon Cl-, que por sua vez foi deslocado do cloreto de sódio, e os íons que sobraram formaram o nitrato de sódio. Assim, os dois compostos reagentes permutaram entre si seus radicais, criando dois novos compostos, apresentando uma reação de dupla troca.

Posteriormente, essa solução foi filtrada e após filtração pode-se perceber que um resíduo branco ficou retido no papel filtro, este foi exposto a luz por aproximadamente 15 minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com