TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE ACNE, LESÕES E CONSEQUÊNCIAS

Tese: TIPOS DE ACNE, LESÕES E CONSEQUÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Tese  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 8

A acne não é um problema banal, é uma dermatose que associa diferentes tipos de lesões, ou seja, doença inflamatória da pele, que não envolve risco de morte, não atinge órgãos internos e não é contagiosa. No entanto, a acne desfigura, provocando alterações importantes de marcas físicas e psicológicas, de grande predominância, conhecida como acne vulgar ou juvenil, chegando a atingir até 80% dos adolescentes no início da puberdade, podendo alcançar também a fase adulta, principalmente em mulheres jovens e até a terceira idade, manifestando de diferentes formas em cada indivíduo. Os quadros mais graves acometem o sexo masculino, embora atinjam mais precocemente o sexo feminino. Em algumas situações, sua manifestação clínica é tão intensa que chega a repercutir estética e socialmente, acarretando sérios prejuízos psicossociais, promovendo isolamento e baixa auto-estima. Nota que veremos mais adiante.

As lesões da acne surgem, na maioria dos casos em locais que não podem ser escondidos, como principalmente partes oleosas da face, podendo aparecer também, com menor freqüência, nos ombros, peito, costas e braços.

A acne se caracteriza pelo aumento de secreções do sebo, através das glândulas sebáceas, no folículo piloso, acompanhados pelo acúmulo de células da pele que não se descamam normalmente, ficando aderidas, formando um ‘tampão’, obstruindo o poro, impedindo a saída natural do sebo, células mortas e bactérias, pelo orifício. Esse acúmulo de sebo, libera substâncias que irritam a pele, causando inflamações e desenvolvendo bactérias, chamadas de Propionibacterium acnes. Ela engloba um conjunto de alterações conhecidas vulgarmente de cravos e espinhas.

Segundo o site ‘Akwavita’(Espaço da Saúde Integral), em 03 de Maio de 2009, faz a seguinte citação: “Uma das importantes constatações é que a acne desaparece espontaneamente após a adolescência na maioria das pessoas”, (http://www.akwavita.com.br/index.asp?Conteúdo=Clinica&IdPai=&Id=73) devido ao tamanho do folículo pilosebáceo, que aumenta progressivamente durante a adolescência e continua aumentando na fase adulta. Esse aumento torna os terminais maiores e mais grossos, permitindo uma melhor liberação de secreções do sebo.

3. TIPOS DE ACNE, LESÕES E CONSEQUÊNCIAS

3.1 Tipos de acne

Existem diferentes tipos de Acne, com diferentes características e localizadas em regiões definidas, na qual veremos a seguir.

- Acne Retencional - É uma forma clínica existente na pré-adolescência com presença de micro quisto e comedões abertos na região central da face.

- Acne Polimórfico Juvenil - É a forma mais comum da acne. São lesões inflamatórias, localizadas na face, tórax e costas, na qual discutiremos a seguir.

- Acne Escoriada - É o resultado de trauma, repetido de lesões de acne em mulheres jovens ansiosas e nervosas.É uma forma de acne pouco usual.

- Acne Inversa – É pouco conhecida, apresentando-se com lesões nodulares e quísticas, com placas inflamadas podendo se desenvolver nas axilas e virilha.

3.2 Tipos de lesões da acne

3.2.1 Seborréia

É o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. Deixando a pele brilhante e oleosa, com aparente dilatação de poros. A intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade da seborréia, ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam mais quantidade de sebo que os não afetados. Do ponto de vista clínico a acne classifica-se em não-inflamatória e inflamatória, de acordo com o tipo de lesão predominante.

3.2.2 Não-inflamatórias

3.2.2.1 Comedão

São folículos pilosos aumentados e cheios de sebo, formando uma massa excessiva de células mortas e queratina em seu interior, que se abrem ou não para a superfície da pele. Os comedões, podem ser abertos ou fechados.

- Comedão aberto ou ponto negro: Popularmente conhecido como cravo, costuma não ser elevado, podendo se apresentar como uma pequena elevação de até 5 mm, sólido de cor preta devido à oxidação do sebo em contato com o ar.

- Comedão fechado: De difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada, quando inflamam, aumentam, chegando até 4 mm, ficando doloridos e de cor avermelhada, também chamado de pápulas.

3.2.3 Inflamatórias

3.2.3.1 Pápulas

É a inflamação do comedão, que se torna avermelhado, palpável e de firmeza variável, com aumento de tamanho de 1 a 4 mm, sendo que a maioria surge em pele aparentemente normal. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado, podendo evoluir para uma mancha ou outro tipo de lesão. O comedão aberto só se inflama quando manipulado sem assepsia.

3.2.3.2 Pústulas ou Espinhas

É a evolução da pápula, podem ser superficiais ou profundas. São folículos do pelo inflamados, multiplicando as bactérias, que atraem células de defesa liberando substâncias que causam irritação e vermelhidão, elevando a pele que fica cheia de pus. Então o folículo se rompe, e extravasa seu conteúdo na pele em volta, causando mais inflamação. Costumam desaparecer com cinco dias em média, quando não manipuladas,

3.2.3.3 Nódulo ou Espinhas internas

São infecções maiores dos folículos pilosos que se estendem mais profundamente na pele, com diâmetro superior a 5 mm, formando caroços duros, profundos e inchados ao redor. Também são causados pela produção aumentada de sebo e pelo crescimento de bactérias, os quais causam irritação e vermelhidão, se prolongando por um período de até 8 semanas, podendo terminar com a formação de cicatrizes.

3.2.3.4 Cistos ou Quisto

São nódulos elásticos, que facilmente inflama e supura, localizando abaixo da camada basal. É o menos comum, mas, quando ocorre, pode alcançar vários centímetros de diâmetro tornando-se sinuosos, evoluindo para uma necrose e cicatrizes inestéticas.

3.3 Consequências das lesões

3.3.1 Cicatrizes

São resultados da acne inflamatória e estão associadas a um aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com