TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE LIDERANÇA

Exames: TIPOS DE LIDERANÇA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2012  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  2.227 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE- Laureate International

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA

LENA IONE BARBOSA DOS SANTOS

Am-Manaus

2011

LENA IONE BARBOSA DOS SANTOS

LIDERANÇA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................04

1.CONCEITO DE LIDERANÇA.........................................................05

1.1 PRINCIPAIS TEORIAS DE LIDERANÇA ...................................05

1.2 PRINCIPAIS TIPOS DE LIDERANÇA..........................................07

1.3 CONCLUSÃO.................................................,.............................08

1.4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................,......................09

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar o conceito, as teorias e os estilos de liderança, atualmente no mundo empresarial as empresas não precisam só de bom gestores, mas também de bons líderes, a liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas. Existem várias definições de liderança, contudo o conceito contemporâneo de liderança diz que “Liderança e a capacidade para influenciar pessoas, no sentido de alcançar os objetivos desses grupos ou da organização”.

4

CONCEITO DE LIDERANÇA

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-a numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. A liderança decorre de uma série de característica essencial como visão de futuro, autocontrole, coragem e valores, sendo sua função primordial a junção das forças e idéias para a realização de um bem comum através da motivação gerada no grupo em que sua influência é exercida.

Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio de processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos, a liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais. A liderança deve ser considerada em função dos relacionamentos que existem entre as pessoas em uma determinada estrutura social, e não pelo exame de uma série de traços individuais.

Segundo Rezende (2004), a liderança pode ser pensada como: “uma função de comando” ou “uma qualidade que faz com que alguém seja capaz de influenciar ou conduzir pessoas para um objetivo”.

Para Chiavenato (2006 p-18.19) “A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.

PRINCIPAIS TEORIAS DE LIDERANÇA

Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre liderança:

TEORIA DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE: São as teorias mais antigas a respeito da liderança. Um traço é uma qualidade ou característica da personalidade. Segundo esta teoria, o lider é aquele que possui alguns traços específico de personalidade que o destingue das demais pessoas. Assim, o líder apresenta característica marcante de personalidade através dos quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. A teoria dos traços parte do pressuposto de que certos indivíduos possuem uma combinação especial de traços de personalidade que podem ser definidos e utilizados para identificar futuros lideres potenciais. Os traços mais comumente apontados foram os seguintes.

5

1-Traços físicos: energia, aparência e peso.

2- Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e auto-confiança.

3- Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidades administrativas.

4- Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA: São as teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados, isto é maneiras pelas quais o lider orienta sua conduta. Refere-se aquilo que o lider faz, o seu estilo de comportamento para liderar, há três estilos de liderança: o autocrático, o democrático e o liberal ou laissez-faire.

-Autocrático: A ênfase é centrada no lider. O lider fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, determina providência e as técnicas para a execução das tarefas.

-Democrático: A ênfase no líder e nos subordinados. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo.

-Liberal: A ênfase nos subordinados há liberdade completa para as decisõe grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

TEORIA CONTIGÊNCIAL OU SITUACIONAL: São as teorias que procuram explicar a liderança dentro de um contexto bem mais amplo do que as teorias anteriormente apresentadas. Partem do príncipio de que não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Cada tipo de situação reque um tipo de liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com