TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazonas Cotistas Médicos

Por:   •  5/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

COTAS E MÉDICOS NO INTERIOR DO AMAZONAS

A EFICÁCIA DO SISTEMA DE COTAS PARA ATUAÇÃO NO INTERIOR DE EGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.

ANA KARLA NELSON DE OLIVEIRA MAIA

Estudante no 1º período do curso de Medicina

                                Orientador: Prof. Doutor Jefferson Jurema

Introdução

O presente estudo investigou a eficácia do sistema de cotas do interior no curso de medicina da Universidade do Estado do Amazonas.

A assistência à saúde pública no Amazonas é fortemente condicionada pelas diversas condições sociais, económicas e posicionamento geográfico da população.

As grandes disparidades sociais limitam o acesso do estudante ao ensino superior e consequente atuação na terra natal, criando uma carência no sistema local de profissionais de saúde habilitados. do vasto Amazonas.

A Universidade do Estado do Amazonas – UEA surgiu com intuito de ampliar quanti e qualitativamente a educação pública. Haja vista que amazonenses oriundos de todos os municípios passam acessar cursos concorridos, como o caso de medicina. Neste sentido a instituição, ao aderir ao sistema de cotas, visa suprir o contingente de médicos no interior do Estado.

Passada mais de uma década, a verificação de resultados que ratifiquem este sistema de discriminação positiva na universidade faz-se necessária como parte do esforço coletivo contínuo para aplicação eficaz dos recursos públicos.

Desse modo, a análise da porcentagem dos médicos recém-formados que retornam ao interior do estado pode ser um indicativo para mensurar a eficácia do programa de cotas.

Metodologia

A pesquisa teve como base dados bibliográficos, relatórios e outras informações disponibilizadas online pela Universidade do Estado do Amazonas. A utilização da internet foi constante no processo de localização e contato com cinco médicos egressos pelo sistema de cotas.

O material e método consistiram resultados provenientes da aplicação de um questionário semiaberto enviado através de uma rede social.

Resultados

Como previsto no processo metodológico foram localizados, os 5 médicos egressos pelo sistema de cotas do interior. Inicialmente foram solicitadas informações na Escola de Saúde da UEA e, sob alegação de sigilo das informações e um tempo maior para analise do requerimento, não foi possível a obtenção das informações previstas. Desse modo, optou-se pela localização online dos nomes dos aprovados do 5º polo do interior. Posteriormente através de redes sociais, houve localização envio do questionário para 4 dos 5 aprovados referidos. Com a brevidade da pesquisa, apenas 1 respondeu ao questionário e teve seus dados analisados.

Feita a análise dos dados, confirmou-se a segunda hipótese elaborada em que o sistema de cotas diminui a carência de médicos na saúde dos munícipios do interior do Amazonas; uma vez formados na capital, os egressos pelo sistema de cotas do interior regressam para as localidades de onde são naturais, onde fixam-se e atuam profissionalmente.

Conclusão

O estudo revelou-se gratificante tanto como um espaço de aprendizado quanto um instrumento de produção de novos conhecimentos.

Entretanto o transcorrer da pesquisa indicou uma série de dificuldades impostas mas superáveis maturidade e empenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com