TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANAUS - AMAZONAS

Projeto de pesquisa: MANAUS - AMAZONAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.968 Palavras (12 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

TÉCNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PÓLO MANAUS

EMPREENDEDORISMO

PLANO DE NEGÓCIO

2012/1

MANAUS - AMAZONAS

JUNHO /2012

EMPREENDEDORISMO

PLANO DE NEGÓCIO

2012/1

MANAUS - AMAZONAS

JUNHO/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. SUMÁRIO EXECUTIVO 2

2. ANÁLISE ESTRATÉGICA 2

3. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO 2

3.1 HISTÓRIA DO PROJETO 2

3.2 ASPECTOS LEGAIS 2

4. PRODUTOS E SERVIÇOS 2

4.1 PRODUTO/SERVIÇO 2

5. ANÁLISE DE MERCADO 2

5.1 OPORTUNIDADES 2

5.2 AMEAÇAS 2

5.3 CLIENTES 2

5.4 CONCORRENTES 2

6. PLANO DE MARKETING 2

6.1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 2

6.2 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO 2

7. PLANO FINANCEIRO 2

7.1 PREVISÃO DE INVESTIMENTOS E DESPESAS 2

8. ROTEIRO DE EXECUÇÃO 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS 2

APÊNDICES E/OU ANEXOS 2

Apêndice A / Anexo A - Relatório sobre Empreendedorismo 2

Apêndice B / Anexo B - Respostas e decisões sobre negócios. 2

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas, nos dias de hoje, buscam independência financeira através do seu próprio negócio. A competitividade está cada vez mais acirrada. Para que o candidato a empreendedor consiga sobreviver, deve planejar muito bem o que deseja fazer, onde deseja chegar e ter bem claro seu objetivo.

Segundo pesquisa do SEBRAE-SP (2008, p.19), 27% das empresas fecham no primeiro ano, 38% encerram suas atividades até o segundo, 46% fecham antes do terceiro, 50% não concluem o quarto ano, 62% fecham até o quinto ano e 64% encerram suas atividades antes de completar seis anos de atividade.

Para que a empresa não entre na estatística do SEBRAE de mortalidade de empresas, deve-se gastar algumas horas planejando, analisando qual é o objetivo do empreendimento. Isso serve para se adquirir confiança de que realmente se está no caminho certo, pois nem todas as boas ideias são tão boas na prática. Além disso, pode-se esbarrar em uma série de problemas, muitas vezes, simples, mas que não foram pensados e que podem levar o empresário a quebrar até mesmo no primeiro ano.

Neste trabalho, será desenvolvido um plano de negócios para a constituição de um PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS, demonstrando uma forma de viabilizar ou não uma empresa, tentando minimizar todas as surpresas futuras e trazendo o retorno esperado para o empresário.

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

Devido à procura pelos empregos públicos, muitas pessoas resolvem fazer um preparatório para concursos, surgindo aí, um novo ramo de empreendimento. Apesar de ser um mercado bastante procurado, os cursos preparatórios para concursos ainda não são muito explorados e podem ser um ótimo setor para quem deseja investir e abrir o seu próprio negócio.

O número de preparatórios para concurso anda crescendo em números gigantes no Brasil, mas a procura dos alunos também. Hoje em dia não vemos salas com menos de 80 alunos no turno da noite, quando mesmo já empregados procuram uma oportunidade em um setor isento de demissões. Este pode ser considerado um negócio de futuro, a menos que os concursos públicos sejam extintos, o que não há qualquer previsão para tal.

Sendo assim, este plano de negócio elaborado prevê a constituição de um PREPATÓRIO PARA CONCURSO PÚBLICO contemplando as perspectivas das empreendedoras, localização, valor da mensalidade, número de alunos, entre outras informações.

O local escolhido é um mini shopping, onde o imóvel será alugado, tal empreendimento está localizado no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, em Manaus - AM. É um local que existe carência de tal serviço, sendo que moradores da região já comentaram com a equipe empreendedora da carência de tal tipo de negócio. Além disso, é uma área com grande volume de grande ascensão nas proximidades. Sendo assim um ponto positivo no nosso negócio.

Será utilizado como nome fantasia ‘HOJE CONCURSOS’. O preparatório estará estrategicamente localizado, em um local que cresceu muito nos últimos anos em Manaus (AM), com muitos condomínios e apartamentos sendo construídos nas proximidades. Nessa localidade, não se encontra nenhum outro preparatório. Os filhos e os próprios moradores e trabalhadores ficam sem tal prestação de serviço.

A partir do nome fantasia criamos a nossa logomarca (figura abaixo). Com o lema “Faz o hoje o diferencial de amanhã”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com