TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Ensaio: Anatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Ensaio  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

Nariz e a cavidade nasal: Parte externa e inicial do sistema respiratório por onde o ar entra e esta localizado na porção mediana da face.

Faringe: Órgão muscular que além de servir de tubo condutor de ar, também faz parte do sistema digestório, conduzindo o alimento até o esôfago.

Laringe: Órgão tubular ímpar formado por cartilagens e músculos também serve como condutor de ar e participa da fonação e evita a entrada de qualquer coisa que não seja ar nas vias aéreas.

Traquéia: é uma continuação da laringe, tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos, os brônquios, fortalecidos por anéis de cartilagem, que levam o ar inspirado até os pulmões; A função da traquéia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.

Brônquios: Os brônquios principais dividem-se em brônquios lobares ou de segunda ordem que se dirigem para cada lobo pulmonar e tem a função de condutor de ar também

Pulmões: Principais órgãos respiratórios.

Sistema cardiovascular é formado pelo:

Coração: Órgão central do sistema circulatório que bombeia o sangue, permitindo sua circulação pelo corpo por intermédio das artérias e veias; Pode ser formado por duas, três ou quatro cavidades (os átrios e os ventrículos).

Veias e capilares: são esses vasos que são responsáveis pela circulação são:

Artéria: que são tubos elásticos que o sangue circula pelo coração para os tecidos, sua elasticidade mantém o fluxo sanguíneo constante e mantém assim a pressão do sangue durante a sístole ventricular e conter o volume sanguíneo; as artérias levam sangue do coração a todo o corpo, suas paredes são espessas e dilatáveis

Veias: vasos que levam o sangue para o coração, sua circulação é centrípeta em relação ao coração, suas paredes são finas, com pouca elasticidade e sua forma depende da quantidade de sangue contida nelas; As veias levam ao coração sangue vindo do corpo, suas paredes dão mais finas que as das artérias.

Capilares: vasos microscópios interpostos entre as artérias e veias onde ocorrem trocas entre o sangue e o tecido; Os capilares levam sangue aos tecidos, para fornecer oxigênio às células. Ligando a artérias a veia.

Sangue: formado por uma fração líquida, o plasma, e diversos tipos de células, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. É chamado de arterial, após hematose nos alvéolos pulmonares (sangue rico em oxigênio), e venoso, quando transporta gás carbônico.

2) Como ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos?

Ocorrem através das paredes muito finas dos capilares sangüíneos, onde o oxigênio é absorvido pelos pulmões é transportado pelas artérias até os capilares, onde passa do sangue para o tecido e o gás carbônico e outros resíduos são recolhidos e transportados pelas veias até os órgãos responsáveis por suas eliminações.

3) Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática de atividade física?

A prática de atividade física regular é de grande importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com