TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Artigos Científicos: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

A EMERGÊNCIA DO TERCEIRO SETOR – UMA REVOLUÇÃO ASSOCIATIVA GLOBAL

Crescimento notável vem ocorrendo em atividades voluntárias organizadas e na criação de organizações privadas sem fins lucrativos ou não-governamentais. Desde os países desenvolvidos da América do Norte, da Europa e da Ásia até as sociedades em desenvolvimento na África, na América Latina e no antigo bloco soviético, as pessoas estão formando associações, fundações e instituições similares para prestar serviços sociais, promover o desenvolvimento econômico local, impedir a degradação ambiental, defender os direitos civis e procurar realizar inúmeros outros objetivos da socidade ainda não atendidos ou deixados sob a responsabilidade do Estado. O crescimento do Terceiro Setor decorre de várias pressões, demandas e necessidades advindas das pessoas, como cidadãos, das instituições e até dos próprios governos. Ele reflete um conjunto nítido de mudanças sociais e tecnológicas, aliado a contínua crise de confiança na capacidade do Estado. Mudanças históricas de longo alcance abriram o caminho para que instituições alternativas possam atender melhor às necessidades humanas.

Todos estão participando

Organizações sem fins lucrativos são incrivelmente diversificadas e analisar seu acelerado crescimento no âmbito mundial não é tarefa fácil. A falta de dados sistemáticos, as variações terminológicas e a grande gama de papéis que desempenham tornam essas organizações difíceis de serem identificadas em cada lugar, dos inúmeros em que elas vêm emergindo. Enquanto alguns países preveem a incorporação legal de organizações filantrópicas ou sem fins lucrativos, outros as reconhecem apenas parcialmente ou, simplesmente, não as reconhecem como entidades formais. Durante grande parte dos últimos 50 anos, políticos tanto à esquerda quanto à direita tenderam a minimizar o papel dessas instituições. A evidência de um novo florescimento de instituições do Terceiro Setor de alcance mundial é incontestável. Nos países desenvolvidos, por exemplo, a ampliação do nível de engajamento dos cidadãos é evidente há várias décadas.

As pressões envolvidas

Como podem ser explicados o extraordinário crescimento e a abrangência desse fenômeno? Pressões para ampliar o setor voluntário parecem vir de três origens distintas: de baixo na forma de movimentos populares espontâneos, de fora, através da ação de várias instituições públicas e privadas, e de cima, sob a forma de políticas de governo. A força mais básica é aquela de pessoas comuns que decidem organizar-se e tomar em suas próprias mãos a melhoria de suas condições ou a busca de direitos básicos. As complexas redes de assistência mútua que se desenvolveram sob o comunismo desde então propiciaram caminhos para esse novo fervor democrático. Segundo o texto, na África a sociedade se reunia para realizar movimentos, onde reivindicaram melhorias para todos, onde todos que ale viviam tenham uma condição de vida melhor .

Há também várias pressões externas de igrejas, organizações voluntárias sediadas em países desenvolvidos e agências oficiais de apoio ao desenvolvimento. Na América Latina, em particular, a Igreja Católica tem exercido papel significativo. A parir dos anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com