TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Trabalho Universitário: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  231 Visualizações

1 INTRODUÇÃO

Os acidentes ósseos surgem que qualquer lugar onde haja inserções de tendões, ligamentos e fáscias ou onde haja artérias adjacentes ou penetrando nos ossos. Outras formações ocorrem em relação à passagem de um tendão (frequentemente para direcionar o tendão ou melhorar sua alavanca) ou para controlar o tipo de movimento que ocorre em uma articulação. Os variados acidentes e características dos ossos são: Capítulo, cabeça articular pequena e redonda( por ex., o capítulo do úmero); côndilo, área articular arredondada, que geralmente ocorrem em pares (ex., o côndilo femoral lateral); Crista, crista do osso (por ex: cirsta ilíaca); Epicôndilo, é a eminencia superior de um côndilo ( ex: epicôndilo lateral do úmero); Fóvea; forame; fossa; cabeça; linha; maléolo; incisura; protuberância; espinha; processos espinhoso; trocanter; tróclea; tubérculo; tuberosidade ou túber. (MOORE,2006)

2 OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

Os ossos do membro superior é a região que compreende as cinturas e os membros. Estão incluídos os ossos da cintura escapular, braço, antebraço e mão. São todos pares. Cintura escapular = escápula e clavícula; Braço = úmero; Antebraço = ulna e rádio; Mão = carpo, metacarpo e as falanges.

2.1 Clavícula

Osso longo e delgado localizado na base do pescoço, anteriormente à primeira costela. Os dois terços mediais estão encurvados para frente, enquanto que o terço lateral está curvado para trás. A extremidade medial articula-se como manúbrio do esterno, enquanto a extremidade lateral com o acrômio da escápula. A articulação entre a clavícula e o esterno é a única articulação entre o membro superior e o tórax.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com