TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Trabalho Universitário: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  2.818 Visualizações

Página 1 de 5

¬¬¬

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

BIOQUÍMICA APLICADA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA

APS - METABOLISMO

Aluno: _Muller Borges Silva_____________________________________________________________

Data: __19/05/2014_________

Estrutura de carboidratos e lipídios

1. Caracterizar estruturalmente os ácidos graxos mais comuns na natureza.

Ácidos graxos podem ser caracterizados quimicamente por conterem um ácido carboxílico ligado a uma "cauda" de hidrocarboneto que varia em tamanho e saturação. Na natureza, os ácidos palmítico e esteárico (16 e 18 carbonos respectivamente) são os ácidos graxos saturados mais abundantes. Do ponto de vista energético, o ácido graxo é um excelente "reservatório" de energia.Os ácidos graxos cumprem diversas funções: são precursores de outros lipídios, como os eicosanóides, e fazem parte da constituição de lipídios estruturais, como os fosfolípidos. Além disso, a sua oxidação a CO2 e H2O liberta uma grande quantidade de energia metabólica.

2. Correlacionar a consistência das gorduras animais e óleos vegetais com a estrutura dos ácidos graxos componentes destas substâncias.

As gorduras de origem animal são geralmente ricas em ácidos graxos saturados e são geralmente sólidos à temperatura ambiente. Já, os óleos de origem vegetal são ricos em ácidos graxos insaturados e são geralmente líquidos à temperatura ambiente.

3. Definir glicerofosfolipídio e esfingolipídio.

Glicerofosfolipídios é um tipo de fosfolipídio de membrana formado glicerol, 2 ácidos graxos e um outro grupo. Os esfingolipídios são lipídios de membrana que possuem um grupo esfingosina.

4. Citar as funções do colesterol.

É o precursor para a síntese da vitamina D e de vários hormônios esteroides (o que inclui hormônios sexuais progesterona, testosterona e derivados).

5. Indicar a porção hidrofílica e a porção hidrofóbica dos diferentes tipos de lipídios anfipáticos.

Molécula anfipática: são aquelas que apresentam características hidrofílicas (Polar) e hidrofóbicas( Apolar), sendo característica básica das estruturas celulares (moléculas fosfolipídicas das membranas).

6. Caracterizar as classes principais de lipoproteínas plasmáticas, indicando a sua função.

As lipoproteínas são partículas esféricas constituídas de centenas de moléculas de lipídeos e proteínas. São menores do que os eritrócitos e visíveis apenas à microscopia eletrônica. Os principais lipídeos das lipoproteínas incluem o colesterol, TAG e fosfolipídeos. Os TAG e a forma esterificada do colesterol (ésteres de colesterol) são lipídeos apolares que formam o núcleo das lipoproteínas. Os fosfolipídeos e uma pequena quantidade de colesterol livre, que são anfipáticos, recobrem a superfície das partículas, onde atuam como interface entre o plasma e os componentes do núcleo

Glicólise, formação de acetil-CoA e Ciclo de Krebs

1. Quais os passos irreversíveis que aparecem na glicolise?

Fosforilação da glicose: neste passo inicial, a glicose é ativada para as reações subsequentes pela sua fosforilação em C-6 para liberar a glicose-6-fosfato; o doador do fosfato é o ATP. Esta reação é irreversível sob as condições intracelulares e é catalisada pela enzima hexoquinase.

Fosforilação da frutose-6-fosfato: a enzima fosfofrutoquinase-1 catalisa a transferência de um grupo fosfato do ATP para a frutose-6-fosfato para liberar a frutose-1,6-difosfato, sendo essa uma reação irreversível a nível celular.

Clivagem da frutose-1,6-difosfato em duas trioses: a enzima frutose-1,6-biofosfato aldolase, catalisa a condensação reversível de grupos aldol. A frutose-1,6-difosfato é quebrada para liberar duas trioses fosfato diferentes, o gliceraldeído-3-fosfato, uma aldose e a dihidroxiacetona fosfato, uma cetose.

2. Quantas moléculas de piruvato se formam a partir de uma molécula de glicose?

Se formam duas moléculas de piruvato.

3. Que hexose dá origem a trioses?

A Frutose.

4. Identificar na glicolise as reações catalisadas pelas seguintes enzimas:

a) quinase

b) mutase

c) isomerase : Isomerases: Catalisam reações de interconversão entre isômeros ópticos ou geométricos. As Epimerases são exemplos

d) aldolase

e) desidrogenase

5. Considerando o número de moléculas de ATP consumidas e formadas, estabelecer o saldo final de ATP (balanço energético) na oxidação de uma molécula de glicose pela via glicolítica.

Considerando as etapas de preparação e de pagamento teremos o saldo final de 2 ATPs. A oxidação completa da glicose resulta no saldo final de ATP de 30 ou 32 dependendo da lançadeira.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com