TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Ensaios: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 5

Hipertensão, a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde.

Hipertensão, a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde.

Trabalho apresentado a Professora Angela como parte das exigências do Ciclo 4 da disciplina Anatomia Humana Geral do curso de Bacharelado em Educação Física.

Objetivos do Projeto:

• Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (hipertensão).

• Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da Terceira Idade que existem em muitos municípios, os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se tem conhecimentos sobre o assunto.

• Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação, etc.), se os programas são específicos para o grupo, e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.

Benefícios do exercício físico na prevenção da hipertensão:

Hipertensão arterial nada mais é que uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que ocoração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

Em 90% dos casos é herdada dos pais.

Pode ser causada por obesidade ou por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Além disso na sociedade que vivemos temos indicadores que mostram comportamentos que nos levam a adquirir a hipertensão, como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, o grande consumo de sal, diabetes, sono inadequado, estresse e a falta de atividade física.

A alimentação é um fator primordial de acordo com as pesquisas que realizei, já que os alimentos cada vez mais têm conservantes e produtos que teoricamente os deixam mais saborosos, porém com efeitos muito prejudiciais ao nosso organismo, pois o corpo humano não consegue eliminar toda a química destes alimentos, e infelizmente resíduos destes alimentos vão gradativamente permanecendo e prejudicando nosso corpo. O que é muito interessante lembrar sobre todo esse estudo é que cada vez mais os jovens se alimentam de uma forma incorreta e ainda por cima se tornam sedentários o que cada vez mais aumenta o números de crianças e adolescentes obesos, causando consequentemente a hipertensão e outras doenças.

Dividimos a hipertensão em três estágios, de acordo com os níveis de pressão arterial. Esses números somados a condições relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetes ou histórico de acidente vascular cerebral, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve, moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos. Em resumos podemos dividir da seguinte forma, no estágio 1: hipertensão acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100, no estágio 2: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110, e no estágio 3: hipertensão acima de 180 por 110.

Neste projeto efetuei uma pesquisa de campo, onde identifiquei alguns centros esportivos onde são treinados alunos com um quadro clinico de hipertensão.

Pude constatar que a maioria dos profissionais tem uma especialização na área de hipertensos, e lida com muita propriedade na organização e execução de treinamentos específicos para esses alunos.

De um modo geral a atividade física é primordial para o bom desempenho de nosso corpo, para o controle de variações de nosso organismo como, por exemplo, o diabetes e a hipertensão. No caso da hipertensão os exercícios que são mais aconselháveis para seu controle são os aeróbicos, e os mais indicados são as caminhadas e pedaladas, por no mínimo 20 minutos diários. Além disso, os efeitos fisiológicos das atividades físicas para hipertensos se divide em três fases, a aguda imediata, aguda tardia e crônica.

Na primeira fase do efeito agudo imediato, ocorrem durante os treinamentos, com o aumento do batimento cardíaco, aumento da pressão arterial e sudorese por causa do esforço físico. Já no efeito agudo tardio, pode ocorrer de 24, 48 e até 72 horas depois da atividade física com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com