TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia

Casos: Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Fossas nasais

As fossas nasais são duas cavidades paralelas que vão da narina ate á faringe, elas estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa chamada de septo nasal. Têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar inspirado, no teto das fossas nasais existem células sensoriais responsáveis pelo sentido do olfato e possui grandes números de vasos que ajudam a aquecer o ar que e levado para os pulmões.

Faringe

A faringe é um longo canal localizado atrás das fossas nasais e da cavidade bucal, faz parte tanto do aparelho digestivo quanto do respiratório. É um órgão em forma de funil e tem aproximadamente 13 cm de comprimento conecta as cavidades nasais e oral do sistema respiratório e ao esôfago do sistema digestório. No interior da faringe encontramos alguns pares de órgãos linfáticos chamados tonsilas que são geralmente denominados de " garganta" ou "goela". Ela tem funções respiratórias e digestórias e são divida em três regiões, superior, média e media

A parte superior da faringe serve só para a passagem do ar que está localizada acima do ponto de entrada dos alimentos, a mediana é a parte oral dos alimentos deglutidos e ar inalado passam por ela e a inferior é a parte da laríngea que se estende inferiormente no nível do osso hioide. À laringe se abre no esôfago e na faringe. É na região inferior da parte laríngea da faringe que os sistemas respiratório e digestório se separam. Alimentos e líquidos deglutidos são conduzidos ao esôfago, enquanto o ar inalado é dirigido anteriormente a laringe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com