TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Do Caule

Ensaios: Anatomia Do Caule. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Anatomia de Caule

O caule é o órgão da planta, que serve de suporte mecânico para as folhas e para as estruturas de reprodução do vegetal, sendo também responsável pela condução de água e sais das raízes para as partes aéreas e das substâncias aí produzidas, para as demais regiões da planta, estabelecendo assim, a conecção entre todos os órgãos do vegetal. Além dessas funções básicas, alguns caules acumulam reservas ou água ou atuam como estruturas de propagação vegetativa,F.1.

A origem do caule acontece durante o desenvolvimento do embrião, basicamente da plúmula (conjunto de células meristemática que formam a gema) podendo, em algumas espécies, ter também origem em gemas caulinares ou foliares, F.2. Sua organização interna apresenta três tecidos:

Estrutura Primaria

O crescimento primário corresponde ao crescimento em comprimento do caule, assim como a raiz, ele possui um meristema apical onde ocorre uma intensa proliferação celular e a formação dos tecidos primários. Os sistemas de tecidos são S. Dérmico, S. Fundamental e S. Vascular, O sistema de tecido dérmico constitui a epiderme (epd) que, no caule, apresenta geralmente uma cutícula, camada de cutina que cobre exteriormente as células da epiderme, podendo apresentar indumento constituído por pelos (estômatos ou tricomas) F.3. O Sistema fundamental corresponde ao Córtex tecido homogêneo que fica abaixo da epiderme é um tecido envolvido principalmente no armazenamento e secreção de substâncias, pode acontecer de células desse tecido que estão muito juntas a epiderme se diferenciar em colênquima ou esclerênquima com função de dar sustentação, principalmente à órgãos em fase de crescimento.

O sistema vascular é formado por xilema e o floema primários, formados a partir do procâmbio, durante o crescimento primário da planta, adiciona novas células ao sistema axial, também podem ter origem de células periclinais.Dispostos na forma de feixes, de modo que o floema ocupa sempre a posição mais externa em relação ao xilema, F.4.

Estrutura Secundária

A estrutura secundária do caule é formada pela atividade do câmbio vascular, que dá forma aos tecidos vasculares secundários, e pelo felogênio que dá origem ao revestimento secundário a periderme. O Cambio vascular é formado em parte do procâmbio, que permanece indiferenciado entre o xilema e o floema dos feixes vasculares, e em parte do parênquima interfascicular entre os feixes, mais exatamente do periciclo que volta a se dividir, formando um meristema secundário que faz a interligação das faixas de procâmbio.

O xilema e floema secundário são formados pelo câmbio, esse que tem origem dos tecidos vasculares primários (formados pelo procâmbio) ou de células parenquimáticas encontrada nos feixes vasculares. Basicamente o procâmbio forma xilema e floema primário esses se diferenciam em câmbio que dará origem ao xilema e floema secundário, isso acontece em dicotiledôneas, já que as monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário. Na estrutura secundária, o xilema e floema estão posicionados radialmente, na forma de um cilindro ao longo do caule, sendo assim o câmbio forma xilema secundário para dentro do cilindro e floema secundário para fora do cilindro.F.5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com