TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Do Pe

Seminário: Anatomia Do Pe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

ANATOMIA DO PÉ

Estrutura do esqueleto complexa, responsável por funções variadas como apoio, equilíbrio, impulsação, absorção de impacto e postura. Possui ação coordenada de 26 ossos, dezenas de articulações, ligamentos, músculos e tendões, além da rede neuro-vascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutânea e subcutâneas que têm funções e diferenciações específicas do pé (sola, calcanhar e unhas).

Diante desta variedade de estruturas e funções é normal que a dança submeta os pés a uma série de problemas em virtude da sobrecarga de movimentos extremos e de alto impacto.

Os 26 ossos do pé são classificados segundo sua localização:

1 - Posteriores – Tálus e calcâneo

2 - Medianos – cubóide, naricular e 3 cuneiformes

3 - Anteriores – 5 metatársicos e 14 falanges

Além desses ossos principais, o pé pode apresentar m número variável de ossículos acessórios e sesamóides.

Os ossos são mantidos unidos por cápsulas e ligamentos que estabilizam as estruturas e dedinem com a ajuda dos músculos a manutenção do formato em arco (longitudinal e transverso) são vitais para a dissipação da pressão do impacto.

Quando o equilíbrio entre as estruturas é rompido em qualquer nível, por falha, insuficiência muscular, trauma ou alteração anatômica, sinais locais e à distância podem aparecer com piora progressiva ou por crises frente ao esforço repetitivo.

Assim, temos lesões que variam desde calosidades dolorosas (agudas ou crônicas) até fratura de stress, passando por tendinites, contraturas musculares, sinovites, neurites, edema e entorses freqüentes.

Apresenta 3 grupos musculares, que vindo da perna se inserem no pé ( músculos extrínsecos), controlando sua ação.

1 - Posterior – tibial posterior, flexor longo hálux e flexor longo artelhos

2 - Lateral – Fibular longo e curto

3 - Anterior – Tibial anterior, extensor longo hálux e extensor longo artelhos

Apresenta ainda os músculos intrínsecos que se originam e se inserem no próprio pé, como o músculo extensor curto do hálux e mais 15 pequenos músculos.

Diante disso fica clara a importância da correção e prevenção das lesões do pé por overuso na dança, sendo muito importante o diagnóstico da alteração ou lesão anatômica/funcional que geram o processo. A ccorreção destas patologias evita, inclusive, a extensão do desequilíbrio às estruturas superiores do esqueleto (coluna).

A articulação do tornozelo está entre o tálus, tíbia e fíbula. A estabilidade medial é dada pelos músculos tibiais anterior e posterior, pelo músculo flexor longo dos artelhos pelo músculo flexor longo do hálux. A estabilidade lateral é garantida pelos músculos fibulares, ligamento talo-fibular e calcâneo-fibular.

A manutenção da postura ereta é obtida através da tensão passiva dos músculos posteriores do corpo, principalmente pelo músculo solear.

TIPOS DE PÉS

Os 2 arcos do pé são o longitudinal e o transverso. O suporte extrínseco é dado pelos músculos da perna e o intrínseco pelos ligamento e musculatura do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com