TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Dos Animais Domésticos II (introdução)

Monografias: Anatomia Dos Animais Domésticos II (introdução). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  6.040 Palavras (25 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 25

ROTEIRO DE ESTUDO DE AULA TEÓRICA. AULA 1 – INTRODUÇÃO A ANATOMIA

Os Sistemas estudados são: Sistema digestório, Sistema respiratório, Sistema urinário, Sistema genital, Sistema cardiovascular, Sistema endócrino, Sistema nervoso, Órgãos dos sentidos e Tegumento.

Vísceras.

São órgãos com ou sem uma cavidade, sempre circundados por camadas especiais e, se ocos, forrados por elas.

Camadas das vísceras

Camada externa: túnica serosa ou túnica fibrosa. É o peritônio visceral, a pleura visceral ou o pericárdio visceral (epicárdio).

Camada média: Túnica muscular, Fibras musculares lisas, estriadas ou cardíacas. Movimentos peristálticos, contração cardíaca.

Camada interna: Túnica mucosa forra a superfície profunda da túnica muscular, pode produzir muco.

Cavidade torácica

Formato cônico truncado, Comprida lateralmente, Base cortada obliquamente.

Delimitações:

Parede dorsal: (Vértebras torácicas, Ligamentos, Músculos).

Parede lateral: Costelas, Músculos intercostais.

Parede ventral: Esterno, Cartilagens das costelas e músculos intercostais.

Parede caudal: Diafragma

Limitações:

Dorsalmente – primeira vértebra torácica. Lateralmente – primeiro par de costelas

Possui: Músculos longos do pescoço, traqueia, esôfago, vasos, nervos e nodos linfáticos, mediastino, parede dorsal a ventral e caudal pleura.

Cavidade abdominal

Separada – diafragma Continua – cav. Pélvica, Formato ovoide – comprimida lateralmente Obliquamente do centro da entrada da pelve – parte esternal do diafragma.

Delimitações:

Parede dorsal: Vértebras lombares, músculos lombares e parte lombar do diafragma.

Paredes laterais: Músculos abdominais oblíquos e transversos, fáscia abdominal, partes craniais dos ílios com os músculos ilíacos, cartilagens das costelas esternais e partes das costelas caudais.

Parede ventral: Dois músculos retos, aponeuroses dos músculos oblíquo e transverso, fáscia abdominal e cartilagem xifóide

Parede cranial: Diafragma

Cinco aberturas

Três forames do diafragma: aorta, veia cava caudal, esôfago

Canais inguinais – cordão espermático e ligamento redondo do útero (abertura umbilical no feto)

Conteúdo: Órgão digestivo, urinários, parte de órgãos genitais internos, Nervos, Vasos sanguíneos, linfáticos e linfonodos, Baço. Glds. Adrenais.

Cavidade pélvica

Delimitação – borda pélvica

Parede dorsal: Sacro e primeiras vértebras caudais

Parede lateral: Partes dos ílios e ligamento sacrotuberal

Parede ventral: Púbis e ísquio

Saída: Períneo

Conteúdo: Reto, parte dos órgãos genitais internos e urinários.

ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTIVO

O Sistema digestivo é composto por cavidade oral, orofaringe, esôfago, estômago, intestino delgado (formado pelo duodeno, jejuno e íleo) e intestino grosso (formado pelo ceco, cólon e reto).

Os carnívoros apresentam tubo digestório curto. A câmara de fermentação dos Herbívoros é o ceco, maior parte do seu intestino. A câmara de fermentação dos bovinos é o estômago.

Glândulas salivares, pâncreas e fígado são glândulas anexas do sistema digestivo.

A cavidade oral possui no seu vestíbulo dois lábios (dorsal e ventral) e comissuras labiais (direita e esquerda). Nos carnívoros a comissura labial costuma apresentar uma prega. A cavidade oral é dividida em vestíbulo oral e cavidade oral propriamente dita. O vestíbulo oral é o espaço entre os lábios e bochechas com os dentes, dessa forma o vestíbulo oral é dividido em uma região labial (lábio - dente) e uma bucal (bochecha - dente). A cavidade oral propriamente dita fica contida nas arcadas dentárias e é ocupada pela língua. Os pontos de comunicação do vestíbulo oral com a cavidade oral propriamente dita são chamados diastemas (intervalos entre os dentes). A gengiva é uma modificação da mucosa labial e bucal desprovida de glândulas salivares e que recobre os processos alveolares. Os lábios dos bovinos têm poucas terminações nervosas, por isso é pouco sensível, diferentemente dos equinos. Na mucosa das bochechas dos bovinos existem papilas cônicas (aumentam o contato com o alimento). O teto da cavidade oral propriamente dita é formado pelo palato duro, a mucosa do palato duro é irregular devido às cristas palatinas. As cristas palatinas dos ruminantes apresentam papilas, por isso são mais ásperas, separadas no plano mediano por uma rafe palatina. Na região mais rostral do palato duro os animais domésticos, salvo ruminantes, possuem uma papila incisiva localizada caudalmente aos dentes incisivos médios e consiste na abertura do ducto incisivo que leva ao órgão vômero nasal. Como ruminantes não possuem dentes incisivos superiores, o palato duro sofre um espessamento queratinizado chamado coxim dentário, que apresenta um plexo venoso no seu interior. A continuação do palato duro é o palato mole e divide a orofaringe da nasofaringe. A prega de mucosa que se estende do palato mole até a faringe é chamada de arco palatofaríngeo. O palato mole se movimenta através de três músculos – m. elevador do véu palatino, m. tensor do véu palatino e m. palatino. O palato mole se movimenta para a passagem de ar ou de alimento. Nos lábios superiores dos carnívoros existe um sulco, se inicia no feltro nasal e prossegue até a mucosa labial, chamado sulco nasolabial. A língua preenche a cavidade oral propriamente dita e é uma estrutura predominantemente muscular, entre as suas funções estão o paladar, deglutição, e nos carnívoros contribuem na termorregulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com