TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DOM PEDRO II CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DOM PEDRO II

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Salvador

2015

Atividade avaliativa elaborada

como avaliação parcial para

aprovação na disciplina de

Pesquisa em Serviço Social

da Faculdade Dom Pedro II, sob a orientação da profª Idila Muniz.

Salvador

2015

1 – Identificar o objeto de estudo/problema da pesquisa.

O objeto de estudo é o menino Lorenzo.

O problema que se dá no inicio da trama do filme, é quando Lorenzo começou a demonstrar os sintomas de uma rara doença genética, incurável e degenerativa, a adrenoleucodistrofia “ADL”. Esta doença levaria Lorenzo a morte em dois anos e os médicos pouco sabiam a respeito dela. É perceptível na cena em que os pais de Lorenzo, instigados pela dúvida, se questionam o porque da elevação dos níveis de ácidos graxos de cadeia longa no organismo do menino, já que haviam privado-o do consumo destes lipídeos através de uma dieta alimentar especial.

2 – Identificar os tipos de pesquisa, conceituando-as com base em um ator “Referencial Teórico”.

Pesquisa Bibliográfica: procura explicar um problema a partir de referencias teórico publicadas em documentos, dispensando a elaboração de hipóteses. Esse tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em todos os momentos em que os pais de Lorenzo recorrem a livros para buscar informações/ conhecimentos sobre a doença do garoto.

Pesquisa Exploratória: no âmbito da pesquisa, que prima pelo desenvolvimento e esclarecimento de ideias a fim de estabelecer os pilares que sustentarão estudos mais consolidados sobre o tema pesquisado, pode-se destacar como exemplo as cenas que retratam a luta incessante dos senhores Odone na busca pelo entendimento da enfermidade do filho, consultando especialistas, médicos, cientistas que pudessem aclarar os princípios da doença.

Pesquisa Explicativa: a pesquisa explicativa pretende identificar os fatores que contribuem para a ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno. Nesse contexto, é possível mencionar como exemplo as cenas em que o médico explana aos genitores do menino sobre os fatores genéticos maternos responsáveis pelo surgimento da doença em jovens do sexo masculino.

Pesquisa Quantitativa: a pesquisa quantitativa se realiza na busca de resultados precisos, exatos, comprovados através de medidas de variáveis preestabelecidas, na qual se procura verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, através da análise de frequência de incidências e correlações estatísticas. Esse tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em todos os momentos em que os pais de Lorenzo recebem exames em que constam as taxas de gorduras presentes no corpo de seu filho.

Pesquisa Qualitativa: fundamenta-se na discussão da ligação e correlação de dados interpessoais, na coparticipação das situações dos informantes, analisados a partir da significação que estes são aos seus atos, sugerindo medidas. Considera a participação do sujeito como um dos elementos fundamentais na relação com o mundo real, não interferindo nos resultados.

Neste tipo de pesquisa, o pesquisador participa, compreende e interpreta. Este tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em todos os momentos que os pais de Lorenzo, após receber o exame médico do seu filho, busca explicações, ou seja, respostas sobre o motivo da taxa de gordura não ter diminuído e sugere medidas para sanar o problema.

Pesquisa Teórica: é a atividade de pesquisa que se preocupa em montar e desmontar, criticar e reconstruir teorias existentes. Valoriza a lógica e a razão no processo de reconstrução, se baseia na consulta a base bibliográfica. Este tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” no momento em que o senhor Augusto Odone após usar o óleo na dieta de Lorenzo, desmonta a teoria do medico quando ele diz ter absoluta certeza de que não há mínima possibilidade de cura e que seu filho iria morrer em pouco tempo.

Pesquisa Prática ou Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Sua função e testar a teoria para descobrir novas realidades pouco utilizadas em ciências sociais. Esse tipo de pesquisa fica evidenciado no filme “O Óleo de Lorenzo” em experiências com ratos, na experiência em que aplicaram o óleo na alimentação da tia de Lorenzo (portadora da doença), obtendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com