TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Dos Platelmintos

Pesquisas Acadêmicas: Anatomia Dos Platelmintos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  2.470 Visualizações

Página 1 de 4

Morfologia dos Platelmintos

Os platelmintos são vermes de corpo achatado, com simetria bilateral (aparece pela primeira vez na escala evolutiva). Existem aproximadamente 20 mil espécies descritas de platelmintos. Podem ser parasitas ou de. Outros animais também podem ser parasitados como o boi, o porco, os cachorros, gatos, etc. O corpo pode ou não possuir uma segmentação. A maioria das espécies são monóicas.

São acelomados (não possuem celoma) e triblásticos (possuem os três folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme). Possuem simetria bilateral.

A ectoderme dá origem ao revestimento externo, a mesoderme dá origem à musculatura e ao parênquima, que é um tecido que preenche todo o espaço entre o intestino e a parede do corpo. A endoderme dá origem ao intestino e seu revestimento.

Os platelmintos possuem um epitélio simples, sendo a epiderme formada por uma camada simples de células. As espécies parasitas apresentam uma cutícula de proteção e, em alguns casos, ventosas para fixação. Alguns apresentam cílios na região ventral, para fins de locomoção. Podem possuir células mucosas, que produzem lubrificação para facilitar a

locomoção.

Manchas ocelares: são estruturas que funcionam como olhos, porém, não formam imagens, apenas servem para captar a luminosidade local.

Cílios: são filamentos que ajudam na locomoção, presentes na região ventral dos platelmintos.

Boca: é o local por onde entra o alimento; da boca do platelminto projeta-se a faringe denominada de protráctil.

Faringe protráctil: é um órgão tubular que é projetado para capturar os alimentos.

Poro genital: é um orifício por onde ocorre troca de espermatozoides, durante a fecundação cruzada (entre dois indivíduos)

Fisiologia dos platelmintos:

Sistema digestivo: presente do tipo incompleto com digestão extra e intracelular; o tubo digestivo é do tipo incompleto, sendo formado pelos seguintes órgãos: boca → faringe protráctil → intestino ramificado. Importante destacar que a classe cestoda não apresenta sistema digestivo e, a digestão, nas tênias é feita por difusão.

Sistema circulatório: ausente, porém, a distribuição dos alimentos é feita por difusão. – Sistema respiratório: ausente, porém, a respiração nos platelmintos de vida livre é aeróbia do tipo cutânea, enquanto que, nos parasitas a respiração é do tipo anaeróbia.

Sistema excretor: presente, e a excreção é realizada pelas células flamas ou solenócitos. Sistema nervoso: presente, surgindo pela primeira vez concentração de neurônios, denominados de gânglios cerebróides. São os primeiros organismos a apresentarem um sistema ganglionar e ventral.

Sistema de revestimento: presente, e o revestimento externo nos vida livre é feito pela epiderme ciliada, enquanto que, nos parasitas é feita pela cutícula.

Sistema reprodutor: presente, com reprodução sexuada e assexuada. A reprodução assexuada pode ser por: regeneração e laceração. Único platelminto dióico (com dimorfismo sexual). Sem dimorfismo é difícil diferenciar o macho da fêmea.

Sistema muscular: presente, com músculos longitudinais, transversais e circulares

Digestão

Os sistema digestivo dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca. As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe musculosa (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando-o após despejar enzimas digestivas e dando inicio ao processo de digestão extracorporal.

As tênias não possuem sistema digestivo, se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com