TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antianemicos

Ensaios: Antianemicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  1.647 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Sulfato de Ferro ....................................................... 4

Vitamina B12 ....................................................... 6

Ácido Fólico ........................................................ 7

Ácido Folínico ........................................................ 9

Eritropoietina ........................................................ 10

Referências ........................................................ 12

SULFATO DE FERRO

1. Nome do princípio ativo

Sulfato de Ferro

2.1 Classificação farmacológica / Indicação terapêutica

Profilaxia em estados de deficiência de ferro (em situações de aumento da demanda, como gravidez, lactação, fases de crescimento rápido, recém-nascidos com baixo peso e lactentes alimentados com formulas lácteas). Tratamento de anemia ferropriva (consequente a sangramentos agudos ou crônicos em hipermenorreia, metrorragia, hematuria, hemoglobinúria, hemossiderose, hemoptise, epistaxes recorrentes, traumatismos e sangramento secundário a esofagite de refluxo, ulcera péptica, gastrite, neoplasias e parasitoses). Tratamento de anemia ferropriva (devida a má absorção que ocorre em doença celíaca, gastrectomia, anemia perniciosa com atrofia gástrica, doença inflamatória crônica e, menos frequentemente, por déficit dietético).

2.2 Vias de administração

Via oral

3. Doses diárias

Adultos

Profilaxia em situações que podem ocasionar deficiência de ferro (exceto gravidez) 200 mg (equivalente a 40 mg de ferro elementar), uma ou duas vezes ao dia.

Suplementação de ferro na gravidez 25 mg/dia são eficazes na prevenção da deficiência de ferro em 80-90% das gestantes. Tratamento de anemia ferropriva 180 mg/dia de ferro elementar, por via oral, dividido em 3 a 4 tomadas diárias. Após serem atingidos os níveis normais de hemoglobina, o tratamento deve ser continuado por mais 3 meses para repor o estoque de ferro do organismo. Tratamento de anemia ferropriva (em pacientes em uso de eritropoietina e submetidos à hemodiálise) Iniciar com dose oral de pelo menos 200 mg de ferro elementar por dia, divididos em duas ou três doses. Se não forem atingidos níveis de saturação de transferrina (pelo menos 20%) e valores apropriados de ferritina sérica (pelo menos 100 nanogramas/mL), hemoglobina (11 a 12 g/dL) e hematocrito (33 a 36%), recomenda-se administração de ferro intravenoso.

Adolescentes

Suplementação de ferro na gravidez 25 MG/dia são eficazes na prevenção da deficiência de ferro em 80-90% das gestantes. Tratamento de anemia ferropriva 50-60 mg de ferro elementar, por via oral, 1-2 vezes por semana, durante 12 semanas.

Crianças

Profilaxia em situações que podem ocasionar deficiência de ferro. Maiores de 5 anos: 2 mg/kg/dia de ferro elementar (Maximo de 30 mg), por via oral. Prematuros: dose inicial, 2 mg/kg/dia de ferro elementar (maximo de 15 mg), por via oral, divididos em 1-3 doses. Apos, 1 mg/kg/dia. Lactentes: 1-2 mg/kg/dia de ferro elementar (maximo de 15 mg), por via oral, divididos em 1-3 doses.

4. Mecanismo de ação

O ferro e irregularmente e incompletamente absorvido no trato gastrintestinal; a secreção acida do estomago auxilia a absorção; a porcentagem de absorção e afetada por forma do sal, quantidade administrada, esquema de administração, tamanho do estoque de ferro do organismo e estado de deficiência de ferro (a absorção chega a 25%). Apesar de as preparações de ferro serem mais bem absorvidas no estomago vazio, podem ser administradas apos as refeições para reduzir efeitos adversos gastrintestinais. Estimuladores da absorção de ferro nao-heme presentes na dieta são: carnes e outros tecidos animais (proteínas contendo cisteina) e acido ascórbico (vitamina C). Inibidores da absorção de ferro nao-heme presentes na dieta são: ácido fitico (grãos não refinados e soja), polifenois (chás, café, cacau, vinho tinto), cálcio, fósforo e certas proteínas (de soja, albumina de ovo e caseína). A ingestão de ferro a noite aumenta sua absorção. Absorção oral de ferro e pobre em pacientes em diálise peritoneal continua. Latência: resposta hematológica aparece em duas semanas, aumentando a produção de hemoglobina em torno de 2 g/dL nas primeiras três semanas de tratamento. Tempo para o pico de concentração plasmática (via oral): 2 horas. O ferro e estocado como ferritina ou hemossiderina, primariamente em hepatocitos e no sistema reticulo endotelial, com algum armazenamento no músculo. Meia-vida: 6 horas. Apenas quantidade muito pequena de ferro e excretada; a conservação do ferro corporal e a falta de um mecanismo excretor para o excesso de ferro são as causas para a sobrecarga corporal do mineral quando ha dose excessiva na terapia ou repetidas transfusões sanguínea.

5. Efeitos adversos e colaterais

Constipação (principalmente em idosos), fezes escuras, náusea (freqüente). Diarréia, dor epigástrica, irritação gastrintestinal, pirose. Hemossiderose (em terapia prolongada ou administração excessiva). Soluções orais podem causar manchas nos dentes.

Nota: Se ocorrerem efeitos adversos, estes podem ser diminuídos por meio de redução da dose, substituição por outro sal de ferro com menor conteúdo de ferro elementar, aumento gradual da dose diária e administração do medicamento com alimento.

6. Principais fontes alimentares

Feijão, fígado, carnes vermelhas magras, frango, peixes, beterraba, couve.

7. Padronização SUS

Sim e padronizada pelo SUS na fórmula

Na Rename 2006: itens 11 e 14.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com