TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS HEMATOPOIÉTICAS/ANTIANÊMICOS, AGENTES ANTIMICROCÍTICOS OU HEMATÍNICOS

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A hematopoese é um sistema altamente organizado responsável pela produção das células sanguíneas. O controle da proliferação, diferenciação e maturação destas células é feito através de uma complexa interação molecular das células com o microambiente da medula óssea.  Este microambiente complexo produz glicoproteínas solúveis genericamente chamadas de citocinas, que controlam a mitose e a diferenciação das células hematopoiéticas.

Este trabalho foi elaborado através de pesquisas eletrônicas e aborda grupos farmacológicos de drogas que atuam no sistema hematopoiético, destacando o seu mecanismo de ação, uso, efeitos adversos e contraindicações.

DESENVOLVIMENTO

DROGAS HEMATOPOIÉTICAS/ANTIANÊMICOS, AGENTES ANTIMICROCÍTICOS OU HEMATÍNICOS.

SULFATO FERROSO

MECANISMO DE AÇÃO: O ferro é mais bem absorvido na forma de sal ferroso. A permuta interna de ferro é realizada pela transferrina que o leva até a locais intracelulares por meio de receptores específicos na membrana plasmática. O complexo ferro-transferrina liga-se ao receptor, sendo absorvido por endocitose. Dependendo do pH, o ferro dissocia-se. O sulfato ferroso repõe o ferro de hemoglobina, mioglobina e algumas enzimas e também permite o transporte de oxigênio via hemoglobina.

USOS: No tratamento das anemias hemorrágicas aguda, gravidez e período de lactação, convalescenças, anemia devido à má alimentação, anemia devido a verminose, anemia pós-cirúrgica.

CONTRA- INDICAÇÕES: Hipersensibilidade aos componentes do produto, anemia hemolítica, anemias não ferroprivas, hemossiderose, hemocromatose, porfiria cutânea.

EFEITOS ADVERSOS: Constipação intestinal, diarreia, sabor metálico, epigastralgia, hemossiderose, náusea, vômito, fezes enegrecidas, inapetência, manchas nos dentes (com preparações líquidas).

AGENTES ANTIMACROCÍTICOS

CIANOCOBALAMINA

MECANISMO DE AÇÃO: A cianocobalamina participa do metabolismo lipídico, glicídico e proteico e da produção de energia pelas células. É necessária às reações de transmetilação, tais como, a formação da metionina a partir da homocisteína, da serina a partir da glicina e a síntese de colina a partir da metionina. Também toma parte na formação de bases pirimidínicas e no metabolismo de purina, além de estar envolvida na síntese do desoxirribosídio do ácido nucléico. Favorece a regeneração de formas ativas de folato e entrada do metilfolato nos eritrócitos.

USOS: Utilizado em neurites, nevralgias e suas manifestações e suplementos vitamínicos.

CONTRA- INDICAÇÕES: Reconhecida hipersensibilidade à tiamina; pacientes parkinsonianos em uso de levodopa pura.

EFEITOS ADVERSOS: Em pessoas com reconhecida hipersensibilidade à tiamina podem ocorrer fenômenos alérgicos, caracterizados por eritema, prurido, náuseas, vômitos e reação anafilática. Em alguns pacientes podem ocorrer dor e irritação no local da aplicação.

HIDROXOCOBALAMINA

MECANISMO DE AÇÃO: intervenção no metabolismo da mielina, possibilitando condições de regeneração dos axônios das células nervosas

USOS: O uso é necessário para a síntese de mielina e manutenção da integridade do tecido nervoso.

CONTRA- INDICAÇÕES: Pacientes hipersensíveis podem desenvolver reações alérgicas de intensidade variável. Excepcionalmente injeções de hidroxocobalamina (vitamina B12) poderão desencadear reações anafiláticas, que podem levar à morte.

EFEITOS ADVERSOS: Pacientes hipersensíveis podem desenvolver reações alérgicas após administração. Entretanto, doses de até 5 g administradas por via endovenosa em pacientes com intoxicação por cianeto demonstraram ser seguras, causando apenas discreta elevação da pressão arterial.

 ÁCIDO FÓLICO

MECANISMO DE AÇÃO: O ácido fólico, após sua conversão em ácido tetraidrofólico, é necessário para a eritropoese normal e para a síntese de nucleoproteínas. Absorve-se quase completamente no trato gastrintestinal (a maior parte no duodeno superior), inclusive na presença de má absorção. Nas síndromes de má absorção, a incorporação dos folatos da dieta diminui. Sua união às proteínas é extensa e armazena-se, em grande proporção, no fígado, onde também é metabolizado. No fígado e no plasma, na presença de ácido ascórbico, o ácido fólico converte-se em sua forma metabolicamente ativa (ácidotetraidrofólico) mediante a diidrofolato redutase. É eliminado por via renal e também por hemodiálise.

Usos: Tratamento da anemia megaloblástica secundária à deficiência de ácido fólico que também pode ocasionar distúrbios psiquiátricos. Prevenção de defeitos do tubo neural (espinha bífida, meningocele e anencefalia), por meio de suplementação no período de periconcepção em gestantes de risco. anemias hemolíticas, síndromes de má absorção e em pacientes em nutrição parenteral total.

CONTRA- INDICAÇÕES: Hipersensibilidade ao fármaco, anemia perniciosa e anemia megaloblástica secundária à deficiência de vitamina B12.

EFEITOS ADVERSOS: Reação alérgica, broncoespasmo, mal-estar geral, prurido, erupção cutânea, rubor leve, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hiperatividade, excitação, depressão mental, confusão e enfraquecimento de julgamento, anorexia, náusea, distensão abdominal, flatulência e gosto amargo ou ruim. Diminuição dos níveis séricos de vitamina B12 podem ocorrer em pacientes com terapia prolongada de ácido fólico.

ANTIANÊMICOS RENAIS

ERITROPOETINA

MECANISMO DE AÇÃO: Sintetizada nos rins e, em menores proporções, no fígado a eritropoietina é um regulador primário da eritropoiese humana que, sob o controle de um mecanismo sensor de oxigênio, regula a produção desse hormônio para manter a capacidade de transporte de oxigênio no sangue periférico sob condições fisiológicas.

USOS: Utilizados no tratamento de anemia resultante de doença renal crônica, doença inflamatória do intestino e mielodisplasia do tratamento de câncer.

CONTRA- INDICAÇÕES: Pacientes com transtornos de coagulação, doença vascular isquêmica, história de convulsões ou quando existe suspeita de alergia ao medicamento.

EFEITOS ADVERSOS: Dor de cabeça, febre baixa e fadiga. Apenas alguns podem apresentar dor muscular e atralgia no início do tratamento. A maioria dos sintomas são aliviados durante o tratamento contínuo não sendo necessário a descontinuidade deste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com