TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antianginosos

Seminário: Antianginosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Antianginosos

Katzung + anotações da aula Por: Natalia Oliveira

A angina do peito é a mais comum das condições associadas a isquemia tecidual, em que são utilizadas drogas vasodilatadoras. A Angina (dor) é causada pelo acúmulo de matabólitos no músculo estriado. Os nitratos orgânicos, como, por exemplo, a nitroglicerina, constituem a base da terapia para o alívio da angina. Outro grupo são os bloqueadores dos canais de cálcio, enquanto que os Betabloqueadores , que não são vasodilatadores, também são úteis para a profilaxia.

A angina clássica é o desequilíbrio que ocorre quando aumenta a necessidade de oxigênio do miocárdio, como, por exemplo, durante o exercício, e o fluxo sangüíneo coronário não aumenta de modo proporcional. A angina clássica é uma “ angina de esforço “ ( Em alguns indivíduos, a isquemia nem sempre pode ser acompanhada de dor, resultando em isquemia “silenciosa” – Ocorre em indíbíduos diabéticos ou aqueles onde há comprometimento da microvasculatura mas sem a presença de trombos como no caso de vasculites ou na deposição de corpos amilóides – sempre ela... amiloidose). Entretanto, o espasmo transitório de partes localizadas desses vasos, que habitualmente está associado a ateromas subjacentes, também pode causar isquemia significativa do miocárdio e dor.

 Classificação da Angina:

Classe I - atividade física habitual ,como caminhar, subir escadas, não provoca angina. Angina ocorre com esforços físicos intensos e prolongados.

Classe II - Discreta limitação para atividades habituais. A angina ocorre ao caminhar ou subir escadas rapidamente, caminhar em aclives, caminhar ou subir escadas após as refeições, ou no frio, ou ao vento, ou sob estress emocional, ou poucas horas depois de despertar. A angina ocorre após caminhar 2 quarteirões planos ou subir mais de um lance de escada em condições normais.

Classe III- Limitação com atividade habitual. A angina ocorre ao caminhar uma quarteirão plano ou subir um lance de escada.

Classe IV – Incapacidade de realizar qualquer atividade habitual sem desconforto – os sintomas anginosos podem estar presentes no esforço.

Teoricamente, o desequilíbrio entre o fornecimento de oxigÊnio e a sua demanda pelo miocárdio pode ser corrigido através de aumento do suprimento( aumentando-se o fluxo coronário) ou diminuição da demanda de oxigênio( diminuindo-se o trabalho cardíaco). Por outro lado, na angina variante, o espasmo dos vasos coronários pode ser revertido por nitritos ou por bloqueadores dos canais de cálcio, não se usa betabloqueadores nesse caso.

A demanda de oxigênio pelo miocárdio tem sido avaliada pelo duplo-produto( freqüência cardíaca x pressão sangüínea sistólica). O tônus arteriolar controla diretamente a resistência vascular periférica e, portanto, a pressão sangüínea arterial. A regulação do relaxamento do músculo liso é feito por diversas formas:

1. Estabilização ou prevenção da despolarização da membrana do M. liso vascular: As drogas brem os canais de potássio e aumentam a permeabilidade dos canais de K provavelmente dos canais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com