TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Antianginosos Farmacologia

Por:   •  15/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

Antianginosos

[pic 1]

  • Circulação coronariana:

A circulação para o miocárdio é garantida pelo circuito coronariano - sistema arterial de condutância, pequenas artérias, arteríolas ( controle do tônus vascular - resistência vascular coronariana), capilares e segmento venoso ( desemboca no átrio direito).

A perfusão coronariana é modificada durante o repouso e o exercício. O repouso cardíaco já tem uma atividade basal elevada por funcionar de forma contínua. E durante o exercício, com estímulo simpático, há um aumento da proporção de fluxo sanguíneo que é distribuído para as coronárias.

[pic 2]

Embora a porcentagem para as coronárias tenha se mantido na passagem repouso-exercício, o valor absoluto foi alterado em virtude do aumento do débito cardíaco de 5L/min para 25L/min.

        1 M e c a n is m o d e c o nt ro l e d e f l uxo coronariano:

  • lei de Ohm:

[pic 3]


Para outros órgãos, em pressão máxima, isto é, na sístole, ocorre o maior fluxo. Entretanto, não é o que ocorre nas coronárias.

[pic 4][pic 5]

Os vasos coronarianos ramificam-se em direção às paredes, dessa forma, durante a sístole, as arteríolas coronarianas são esmigalhadas, impedindo a passagem do fluxo local.

Por outro lado, durante a diástole, o sangue flui das coronárias de conduntância epicárdicas para as coronárias de resistência endocárdicas, ocorrendo o maior fluxo. Para que isso ocorra, a resistência vascular coronariana precisa reduzir.

Os fatores que controlam o tônus vascular também interferem na resistência vascular

Giovana Gomes 159C

coronariana. Podem ser modificadas pelo aumento da atividade contrátil miocárdica.

[pic 6]

Vasos coronários têm receptores alfa ( vasoconstrição) e beta ( vasodilatação), sendo esse último expresso principalmente nos ramos intramurais ( arteríolas).

Quanto menor o diâmetro, maior a expressão de receptores beta-adrenérgicos.

A ação de todos os mecanismo expressos na figura acima, garante a queda da resistência vascular coronariana, permitindo o fluxo durante a diástole.

  • Fisiopatologia da cardiopatia isquêmica:

[pic 7]

2Isquemia do miocárdio:

Células endoteliais disfuncionais produzem menos NO ( vasodilatador, anti-inflamatório, anti-agregante) e mais espécies reativas de oxigênio ( podem interagir com componentes celulares e com LDL, por exemplo).

LDL em excesso pode sofrer oxidação e ganhar o espaço subintimal, onde será fagocitado

[pic 8]


por macrófagos residentes - formação de células espumosas.

Essas        células        iniciam        um        processo

inflamatório        que        envolve        liberação        de        fatores

qu im iotáticos pa ra monócitos circula ntes ( transformados em macrófagos no tecido), células T e entre outras. Nessa configuração, há o espessamento do espaço subintimal com prejuízo significativo da luz do vaso.

[pic 9]

Células musculares da camada média ta m b é m s ã o re c r u ta da s fo r m a n d o u m espessamento com revestimento fibroso - deposição de proteínas da matriz extracelular.

O cerne desse revestimento contém células que fagocitaram lipídeos, lipídeos que se depositaram na forma de cristal, células que sofreram necrose e entre outras.

[pic 10]

O cenário piora quando há instabilidade desse revestimento de forma que ocorra o extravasamento do conteúdo para a circulação.

Giovana Gomes 159C

Gordura e membranas apoptóticas contêm carga, iniciando o processo de agregação plaquetária. Dessa maneira, sobre um placa, pode haver formação de trombo, o que pode ocasionar obstrução completa do vaso e consequente isquemia da região do miocárdio perfundida por esse vaso.

[pic 11]

Doença arterial coronariana ( DAC): Decorrente da falha da circulação coronariana. Fatores de risco:

[pic 12]

Estrógenos  são  cardioproterores,

o  que

j ust ifica  o  g r u p o  fe m i n i n o  c o m

m e n o r

predisposição.

3A angina ( dores no peito) é a manifestação clínica da isquemia miocárdica que se apresenta de 3 formas:

  • angina estável: sentida apenas em situações de esforço e estresse emocional - situações que aumentam o consumo de oxigênio pelo miocárdio que não pode ser compensado uma

[pic 13]


vez que a luz do vaso está reduzida e a d i s f u n ç ã o e n d o t e l i a l p o d e c a u s a r vasoconstrição.

[pic 14]

  • angina instável: repouso não cessa a dor uma vez que houve o cessar do fluxo.
  • angina variante: a causa da isquemia não tem relação com a placa, mas sim com espasmos das coronárias ( camada média - musculatura lisa contrai). Diferente das outras duas anginas que têm localização isquêmica fixa , nessa, qualquer ramo pode se tornar espástico.

[pic 15][pic 16]

A DAC também pode ser classificada de acordo com o dano causado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (544 Kb)   docx (441.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com